SEGS Portal Nacional

Economia

Pluggy impulsiona a concessão de crédito da GYRA+

  • Sexta, 01 Abril 2022 11:15
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  ALICE MARQUES
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

Além disso, a fintech passou a ter uma tomada de decisão ainda mais inteligente e precisa

A Pluggy, fintech acelerada pelo LIFT LAB do Banco Central, especialista no desenvolvimento de APIs para acesso aos dados financeiros do Open Finance, conseguiu ajudar a impulsionar a concessão de crédito da Gyra +, fintech brasileira especializada em soluções de crédito para PMEs. A fintech já realizava um trabalho com os dados que tinha em mãos, mas com o surgimento do Open Banking e com a solução da Pluggy para acessar dados diretamente das instituições financeiras, o potencial de análise de concessão de crédito praticamente duplicou.

Para democratizar o acesso ao crédito à pessoa jurídica, a GYRA+ consultava dados em plataformas de parceiros - fintechs de meios de pagamentos, por exemplo - que facilitam a consulta e análise dos dados de faturamento durante a avaliação de crédito. O time já sabia do poder dos dados, mas ainda não tinha acesso aos dados financeiros das contas correntes e transações via API, que continham informações cruciais para fornecer capital de giro com menor risco.

“Não há outra forma de analisar o comportamento de milhares e milhares de pequenas empresas a não ser através dos dados que elas estão produzindo em tempo real”, afirma Rodrigo Cabernite, cofundador da GYRA+.

E foi neste momento que a Pluggy mudou o cenário de análise da fintech de crédito. Ao conectar as principais contas bancárias dos clientes por meio da API de Open Finance da Pluggy, com a experiência de uma widget personalizada - de forma fácil, segura e com poucos cliques, a GYRA+ passou a ter uma visão completa de cada empresa, em diferentes contas bancárias, identificando informações como renda, gastos recorrentes e empréstimos.

A conversão de novos clientes da GYRA+ antes da Pluggy era mais difícil, pois sem acesso aos dados financeiros as concessões eram baseadas em análises menos completas, dado que não tinham a informação das contas bancárias em tempo real. Ao analisar cada uma das entradas e saídas das contas de seus clientes, a GYRA+ criou um modelo de análise mais preciso, que minimiza riscos de inadimplência e oferece um suporte financeiro melhor, podendo muitas vezes, inclusive, melhorar taxas e condições. Isso tudo devido a análise fiel e 360º do histórico e comportamento financeiro dos seus clientes.

"A GYRA+ quer desburocratizar a concessão de crédito, evitando que as pessoas tenham que passar por filas e processos morosos nos bancos tradicionais. Com a ajuda da Pluggy, agora é possível entender a movimentação de cada empresa e oferecer um crédito personalizado à realidade do empreendedor", explica Bruno Loiola, cofundador e CGO da Pluggy.

Agora a fintech conta com uma tomada de decisão ainda mais inteligente e precisa para um atendimento personalizado e contextual, utilizando as informações bancárias com inteligência agregada nas suas regras de negócio e modelos de crédito.

Sobre a Pluggy

Fundada em 2020 por cinco sócios – três brasileiros e dois argentinos – a Pluggy permite que bancos, fintechs e empresas de outros segmentos agreguem contas de diferentes instituições financeiras por meio de uma única API, padronizando e categorizando dados para tornar viável a criação de soluções financeiras aos seus clientes, e consequentemente, uma experiência ainda melhor e mais personalizada aos usuários. A fintech já passou por diversos programas de aceleração como Y Combinator, Plug and Play, Oxigênio Aceleradora (Porto Seguro), Liga Ventures e Lift Lab (Banco Central).

Sobre a GYRA+

A GYRA+ é uma fintech brasileira especializada em soluções de crédito para PMEs, tendo como principais frentes de atuação a atividade própria de oferta de crédito (com e sem garantias de recebíveis), Credit as a Service (tecnologia por meio de uma esteira de crédito customizada para clientes) e Data as a Service para PMEs. A GYRA+ disponibiliza capital de giro ao acessar plataformas de parceiros que possibilitam uma visão abrangente de cada um de seus clientes. A proposta não é apenas conceder empréstimos, mas sim apoiar o crescimento de milhares de empreendedores por meio do crédito justo e transparente.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+ECONOMIA ::

Dez 19, 2025 Economia

O que as bandeiras tarifárias de 2025 ensinam sobre o…

Dez 18, 2025 Economia

Como usar o 13º salário de maneira inteligente?

Dez 17, 2025 Economia

Stablecoins ganham força nas compras internacionais…

Dez 16, 2025 Economia

5 previsões que podem movimentar o mercado cripto em…

Dez 15, 2025 Economia

4 medidas que empresas precisam adotar já para evitar…

Dez 12, 2025 Economia

5 dicas para investir bem com a Selic mantida em 15%

Dez 11, 2025 Economia

Monitoramento independente avança em meio ao salto de…

Dez 10, 2025 Economia

Natal e gestão inteligente: como manter presença, lucro…

Dez 09, 2025 Economia

Isenção do IR acompanhada de tributação de alta renda…

Dez 08, 2025 Economia

As redes sociais estão levando o público ao consumo…

Dez 05, 2025 Economia

O que Nova York pode ensinar sobre o futuro do mercado…

Dez 04, 2025 Economia

Novo sistema tributário expõe fragilidade de sucessões…

Dez 03, 2025 Economia

Pix anuncia recorde histórico de transações na Black…

Dez 02, 2025 Economia

13º salário evidencia a importância de tomar decisões…

Dez 01, 2025 Economia

Varejo acelera neste fim de ano e shoppings projetam…

Nov 28, 2025 Economia

Reforma Tributária: diferenças regionais na…

Mais ECONOMIA>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version