SEGS Portal Nacional

Economia

Zucchetti anuncia investimento milionário no Brasil e projeta recordes para 2022

  • Quarta, 30 Março 2022 10:00
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Sandro Paim
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

Estratégia comandada pela nova diretoria executiva aposta na humanização aliada a tecnologia de ponta e foco no cliente

Ao completar uma década de crescimento no Brasil, a multinacional italiana Zucchetti segue como referência em sistemas de gestão para empresas de todos os portes. Após um 2021 emblemático e de resultados históricos, o plano para 2022 é investir mais de R$100 milhões, contando com a aquisição de uma nova empresa brasileira.

Dentre os investimentos para a expansão, figura a formação do novo corpo executivo da companhia. A nova diretoria faz parte de uma estratégia mais ampla de gestão, que conta com a implementação de OKRs em nível estratégico e tático, gestão por performance e desenvolvimento de lideranças.

Em conjunto com o CEO Alessio Mainardi, os diretores Ana Paula Socha (Gestão de Talentos), Marcos Guasso (Comercial), Robson Silva (Administrativo Financeiro), Thiago Marques (Marketing e CX) e Wagner Müller (Vertical de Varejo) assumem com a missão de entregar crescimento significativo para o grupo em 2022.

A confiança do grupo em investir no Brasil parte de uma projeção macroeconômica positiva, com previsões de altas anuais de 3.9% na produção industrial e 6,5% no valor do consumo do varejo. “O cenário hoje é favorável para uma empresa europeia investir em negócios no nosso país. Acredito que teremos uma tendência de forte crescimento tanto em nível de operação do negócio, quanto na compra de novas empresas para compor o grupo no Brasil”, comenta Thiago Marques, diretor de Marketing e Experiência do Cliente.

Por também ser especialista em fusões e aquisições, a Zucchetti participa ativamente deste mercado em franca expansão, que totalizou R$595,5 bilhões no último ano. Foram 933 movimentações somente no setor de tecnologia, sendo uma delas protagonizada pela multinacional italiana, com a aquisição de 51% da Elofy, startup gaúcha de soluções para o RH.

Apesar de participar ativamente do mercado, o grupo possui diretrizes específicas na busca por novas aquisições, mirando em empresas que, independentemente do tamanho, consigam mostrar maturidade dos sócios e equilíbrio nas contas. Para Robson Silva, diretor Administrativo Financeiro, este é um fator fundamental para a sustentabilidade do grupo: “Sigo acompanhando o planejamento estratégico, com análise dos indicadores financeiros e gestão eficiente dos recursos. Sei que a combinação desse conjunto de ações nos dará a segurança necessária para continuarmos expandindo nossos negócios. Temos um futuro muito promissor”, completa.

Para 2022, está em andamento a aquisição de mais uma empresa brasileira, que deverá ser incorporada dentro dos principais segmentos de negócio do grupo no Brasil: ERP’s para pequenas, médias e grandes indústrias, sistemas fiscais para micro e pequenos varejistas e tecnologia para recursos humanos.

Sobre as projeções de crescimento, Alessio Mainardi, CEO do grupo no Brasil, comenta: “Temos um portfólio muito amplo e diversificado que nos permite atender empresas de todos os portes e segmentos. O crescimento significativo que obtivemos em 2021 é um sinal de que estamos atuando na direção certa, continuaremos investindo para o crescimento do grupo no Brasil”.

Líder na Europa e presente em mais de 50 países

Experiência e solidez são sinônimos da marca Zucchetti. Criada em 1978 por Domenico Zucchetti, foi a pioneira em automação fiscal na Itália, onde é a líder de mercado. Após o crescimento em seu país de origem, a companhia seguiu um plano de expansão com foco em aquisições de empresas para outras regiões da Europa, América de Norte e América do Sul, somando atualmente mais de 700 mil clientes em todo o mundo.

No Brasil, a multinacional iniciou sua trajetória em 2011, por meio de uma estratégia de consolidação e expansão baseada em dois passos fundamentais. Primeiramente, buscou estabelecer-se com autoridade no mercado de ERPs, através da aquisição de empresas locais que atuavam no segmento e comercialização de soluções trazidas da Europa. Mais recentemente, em 2020, a empresa seguiu para o segundo passo da sua estratégia de expansão: diversificação de mercado e portfólio. A investida para entrada em novos mercados contou com a aquisição da Compufour, desenvolvedora de sistemas fiscais, e a Elofy, especialista em tecnologias para RH, que vão desde gestão de OKRs, avaliação de desempenho, a pesquisa de clima, feedbacks, PDIs e 1:1s- soluções que hoje fazem parte do portfólio da Zucchetti.

Sobre a aquisição da Compufour, Wagner Müller pontua a ousadia da estratégia: “Não é sempre que uma multinacional chega ao Brasil e faz um investimento pesado em um mercado complexo como o de micro e pequeno varejo nacional. Sinto muito orgulho de fazer parte deste movimento, pois sempre acreditei no potencial do segmento e seguirei apoiando com o que temos de melhor globalmente”, avalia Müller, Diretor da Vertical de Varejo.

Ao todo, o grupo conta com 271 colaboradores e 1.736 parceiros revendedores, presentes nos 27 estados do Brasil. A abrangência e capilaridade da Zucchetti, somadas ao foco no cliente e desenvolvimento da rede de parceiros, possibilitaram o atingimento da marca nacional de 43 mil clientes finais e um crescimento orgânico em 2021 de 25,66%.

Responsável pelas estratégias comerciais, o diretor Comercial Marcos Guasso destaca a disrupção dos modelos de negócios e dos canais de distribuição como pontos fundamentais para os objetivos da companhia no país. “Temos o desafio de crescer em participação de market share nos segmentos de negócios em que atuamos e vamos ao infinito e além”.

Ana Paula Socha, Diretora de Gestão de Talentos, complementa que estes recordes são fruto de um trabalho consistente com as pessoas que fazem parte da organização: “Nosso time é incrível e está de braços abertos para este crescimento. Para que tudo isso aconteça, preparamos o time para instigar o seu melhor desempenho, suportar o seu próprio crescimento, abraçar cada desafio e comemorar as conquistas que estão por vir”.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+ECONOMIA ::

Dez 23, 2025 Economia

5 dicas para investir bem com a Selic mantida em 15%

Dez 22, 2025 Economia

Compra do imóvel próprio exige planejamento do…

Dez 19, 2025 Economia

O que as bandeiras tarifárias de 2025 ensinam sobre o…

Dez 18, 2025 Economia

Como usar o 13º salário de maneira inteligente?

Dez 17, 2025 Economia

Stablecoins ganham força nas compras internacionais…

Dez 16, 2025 Economia

5 previsões que podem movimentar o mercado cripto em…

Dez 15, 2025 Economia

4 medidas que empresas precisam adotar já para evitar…

Dez 12, 2025 Economia

5 dicas para investir bem com a Selic mantida em 15%

Dez 11, 2025 Economia

Monitoramento independente avança em meio ao salto de…

Dez 10, 2025 Economia

Natal e gestão inteligente: como manter presença, lucro…

Dez 09, 2025 Economia

Isenção do IR acompanhada de tributação de alta renda…

Dez 08, 2025 Economia

As redes sociais estão levando o público ao consumo…

Dez 05, 2025 Economia

O que Nova York pode ensinar sobre o futuro do mercado…

Dez 04, 2025 Economia

Novo sistema tributário expõe fragilidade de sucessões…

Dez 03, 2025 Economia

Pix anuncia recorde histórico de transações na Black…

Dez 02, 2025 Economia

13º salário evidencia a importância de tomar decisões…

Mais ECONOMIA>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version