Inadimplência das micro e pequenas empresas cresceu 0,5% em fevereiro, revela Serasa Experian
Setor de Serviços impulsionou índice, sendo o único a sofrer aumento
A inadimplência atingiu 5,44 milhões de micro e pequenos negócios em fevereiro deste ano, um aumento de 0,5% em comparação ao mesmo período de 2021. De acordo com o Indicador de Inadimplência das Empresas da Serasa Experian, essa foi a segunda alta consecutiva em 2022, com o setor de Serviços representando 51,1% do total de companhias com o nome no vermelho e sendo o único a registrar aumento no ano a ano, de 2,4%". Confira os dados completos nos gráficos a seguir:
Para o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, os micro e pequenos empreendedores, principalmente do setor de serviços, continuam encontrando desafios para colocar as contas em dia. “A inflação em alta e o crescimento da taxa de juros impactaram negativamente o poder de compra dos consumidores, que está diretamente ligado à retomada das empresas. Dessa forma, os menores níveis de consumo fazem com que os donos de negócios atuem com fluxos de caixa reduzidos em um cenário de estagnação econômica, tornando a quitação de dívidas ainda mais complexa”.
A análise por região, ainda no comparativo anual de fevereiro, revelou que o Nordeste teve o pior desempenho, com alta de 2,0% nos negócios inadimplentes. Em sequência está o Centro-Oeste (1,3%) e o Sudeste (1,1%). Apenas Norte e Sul tiveram melhora, com queda de 2,6% e 2,4%, respectivamente.
Inadimplência geral mantém estabilidade
Assim como em janeiro deste ano, a inadimplência geral, que considera empresas de micro, pequeno, médio e grande porte, alcançou em fevereiro 6,0 milhões de negócios brasileiros. Nessa avaliação, 52,2% das negativadas pertencem ao segmento de Serviços, 38,5% ao de Comércio, 8,0% à Indústria e apenas 0,9% ao setor primário. Para conferir mais informações e a série histórica do indicador, clique aqui.
Serasa Experian
A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas, nas quais são embarcadas as informações do maior bureau de crédito do país, que também inclui os dados do Cadastro Positivo. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio.
Constantemente orientada para soluções inovadoras, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.
Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br
Experian
A Experian é líder mundial em serviços de informação. Nos grandes momentos da vida - desde comprar um carro, passando por mandar seu filho para a faculdade, até a crescer o negócio se conectando com novos clientes - nós empoderamos consumidores e empresas a gerenciarem seus dados com confiança. Nós ajudamos as pessoas a tomarem o controle de suas vidas e acessarem serviços financeiros, os negócios a tomarem decisões mais inteligentes e prosperarem, os credores a emprestarem de forma mais responsável e as organizações a prevenirem fraude de identidade e crime.
Empregamos cerca de 20.000 pessoas em 44 países e a cada dia estamos investindo em novas tecnologias, profissionais talentosos e inovação para ajudar todos os clientes a maximizarem cada oportunidade. A Experian plc está listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>