SEGS Portal Nacional

Economia

Confiança do empresário segue em queda na capital paulista

  • Sexta, 25 Março 2022 07:01
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Adriana Gemignani
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

Inflação e juros elevados desestimulam consumo das famílias e investimentos por parte das empresas

O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC) voltou a registrar queda na capital paulista. O indicador caiu 2% em março e passou dos 116,8 pontos, consolidados no mês anterior, para os atuais 114,4 pontos. Os dados são da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP). Além do ICEC, o Índice de Expansão do Comércio (IEC) também caiu no terceiro mês do ano (-3,8%), atingindo os 108,3 pontos. Já o Índice de Estoques (IE) regrediu 1,6%, passando para 118,3 pontos.

Para a Entidade, os números são reflexos de um cenário de grande incerteza na economia, causada por desemprego, juros e inflação elevados, alto endividamento e queda na renda das famílias, além das preocupações com as novas variantes da covid-19 e a crise geopolítica entre a Rússia e a Ucrânia. Em meio a estas variáveis, a confiança empresarial acompanha a acomodação do nível de atividade, indicando um quadro de desaceleração dos negócios.

Em relação a março do ano passado, o ICEC avançou 16,2%. O ICAEC, subíndice que avalia as condições atuais do comércio, apresentou queda de 3,3%, chegando aos 96,4 pontos. A expectativa dos gestores, medida pelo IEEC, regrediu 0,2%, ficando em 146,1 pontos. Por fim, o IIEC, que mede a expectativa de investimento, obteve retração de 3,3%, fechando o mês em 100,8 pontos. Na base de comparação anual, os três quesitos registraram crescimento: o primeiro avançou 41,9%; o segundo, 4,2%; e o terceiro, 15,5%.

O Índice de Expansão do Comércio (IEC) subiu 18,2% no contraponto anual. O subíndice que mede as expectativas para contratação de funcionários retraiu 4,6%, registrando 123,6 pontos. Com relação ao nível de investimento das empresas, a queda apresentada foi de 2,7%, consolidando 93 pontos. Na comparação interanual, os dois quesitos registraram crescimento: 7,1% e 37,3%, respectivamente.

Por fim, o Índice de Estoques (IE) avançou 15%, quando comparado há um ano. A proporção dos empresários que consideram a situação adequada regrediu 0,6%, passando para 58,6% em março. Já o porcentual dos que relatam situação inadequada subiu 1,4%, atingindo 27,4%. O número de comerciantes que disseram que os estoques estão abaixo do desejado diminuiu 0,3% e, agora, são 13,1%. De maneira geral, a proporção de gestores que informam adequação dos estoques segue maior: 58,6% contra 40,5% que avaliam como inadequados.

Na avaliação da FecomercioSP, é importante que os comerciantes estabeleçam um planejamento de longo prazo, uma vez que o cenário atual é de retração do consumo. O primeiro trimestre do ano, historicamente, é um período de vendas mais tímidas. Neste sentido, realizar liquidações no período é uma boa estratégia para reduzir o estoque dos produtos que não estão vendendo bem, o que aumenta as receitas e abre espaço para realizar novos investimentos.

Notas metodológicas

ICEC

O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC) contempla a percepção do setor em relação ao seu segmento, à sua empresa e à economia do País. São entrevistas feitas em painel fixo de empresas, com amostragem segmentada por setor (não duráveis, semiduráveis e duráveis) e por porte de empresa (até 50 empregados e mais de 50 empregados). As questões agrupadas formam o ICEC, que, por sua vez, pode ser decomposto em outros subíndices que avaliam as perspectivas futuras, a avaliação presente e as estratégias dos empresários mediante o cenário econômico. A pesquisa é referente ao município de São Paulo, contudo sua base amostral reflete o cenário da região metropolitana.

IEC

O Índice de Expansão do Comércio (IEC) é apurado todo o mês pela FecomercioSP desde junho de 2011, com dados de cerca de 600 empresários. O indicador vai de 0 a 200 pontos, representando, respectivamente, desinteresse e interesse absolutos em expansão de seus negócios. A análise dos dados identifica a perspectiva dos empresários do comércio em relação a contratações, compra de máquinas ou equipamentos e abertura de novas lojas. Apesar desta pesquisa também se referir ao município de São Paulo, sua base amostral abarca a região metropolitana.

IE

O Índice de Estoque (IE) é apurado todo o mês pela FecomercioSP desde junho de 2011 com dados de cerca de 600 empresários do comércio no município de São Paulo. O indicador vai de 0 a 200 pontos, representando, respectivamente, inadequação total e adequação total. Em análise interna dos números do índice, é possível identificar a percepção dos pesquisados relacionada à inadequação de estoques: “acima” (quando há a sensação de excesso de mercadorias) e “abaixo” (em casos de os empresários avaliarem falta de itens disponíveis para suprir a demanda em curto prazo). Como nos dois índices anteriores, a pesquisa se concentra no município de São Paulo, entretanto sendo a sua base amostral considera a região metropolitana.

Sobre a FecomercioSP

Reúne líderes empresariais, especialistas e consultores para fomentar o desenvolvimento do empreendedorismo. Em conjunto com o governo, mobiliza-se pela desburocratização e pela modernização, desenvolve soluções, elabora pesquisas e disponibiliza conteúdo prático sobre as questões que impactam a vida do empreendedor. Representa 1,8 milhão de empresários, que respondem por quase 10% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro e geram em torno de 10 milhões de empregos.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+ECONOMIA ::

Dez 23, 2025 Economia

5 dicas para investir bem com a Selic mantida em 15%

Dez 22, 2025 Economia

Compra do imóvel próprio exige planejamento do…

Dez 19, 2025 Economia

O que as bandeiras tarifárias de 2025 ensinam sobre o…

Dez 18, 2025 Economia

Como usar o 13º salário de maneira inteligente?

Dez 17, 2025 Economia

Stablecoins ganham força nas compras internacionais…

Dez 16, 2025 Economia

5 previsões que podem movimentar o mercado cripto em…

Dez 15, 2025 Economia

4 medidas que empresas precisam adotar já para evitar…

Dez 12, 2025 Economia

5 dicas para investir bem com a Selic mantida em 15%

Dez 11, 2025 Economia

Monitoramento independente avança em meio ao salto de…

Dez 10, 2025 Economia

Natal e gestão inteligente: como manter presença, lucro…

Dez 09, 2025 Economia

Isenção do IR acompanhada de tributação de alta renda…

Dez 08, 2025 Economia

As redes sociais estão levando o público ao consumo…

Dez 05, 2025 Economia

O que Nova York pode ensinar sobre o futuro do mercado…

Dez 04, 2025 Economia

Novo sistema tributário expõe fragilidade de sucessões…

Dez 03, 2025 Economia

Pix anuncia recorde histórico de transações na Black…

Dez 02, 2025 Economia

13º salário evidencia a importância de tomar decisões…

Mais ECONOMIA>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version