SEGS Portal Nacional

Economia

Mais da metade dos jovens brasileiros preferem bancos digitais

  • Terça, 15 Março 2022 18:30
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Bruno Vinicius da Silva
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

Bancos digitais incentivam bancarização do público mais jovem - Freepik

Os bancos digitais conquistaram de vez os jovens brasileiros. Pesquisa feita pela Mambu, fintech alemã de soluções para o setor financeiro, revela que 54% dos brasileiros entre 18 e 35 anos têm um banco digital como sua instituição financeira principal, enquanto os outros 46% optam pelas tradicionais. Embora a disputa pareça acirrada, o Brasil é o único país da América Latina em que os bancos tradicionais perdem na preferência contra seus concorrentes digitais. Em média, 83% da população jovem da região prefere as instituições clássicas, chegando a mais de 90% em países como Chile e Peru.

A opção pelas fintechs vem crescendo ano a ano. Estudo realizado no início de 2021 pelo Ipec (Instituto de Pesquisas Cananéia) já mostrava que cerca de 51% dos jovens brasileiros optavam pelos bancos digitais. “A tendência é que essa preferência cresça ainda mais com o passar do tempo. A geração que já nasceu no meio digital se identifica naturalmente com os serviços virtuais. É diferente das pessoas mais velhas, que precisam quebrar barreiras e costumes ao optar por um serviço digital ao invés do presencial”, avalia o diretor financeiro do Popibank, Marcelo Pereira.

Outro dado revelado pela pesquisa da Mambu é que a população de menor renda possui maior adesão ao mundo digital. 61% dos brasileiros de nível socioeconômico mais baixo têm em um banco digital sua principal instituição financeira. O valor se inverte dentre os de maiores rendas, com 62% aderindo aos grandes bancos. “Os bancos digitais auxiliaram na bancarização de grande parte da população e, principalmente, entre os mais jovens por meio da inovação e tecnologia. Antes eles não tinham acesso facilitado e prático a um serviço financeiro e agora conseguem resolver tudo apenas com o seu celular”, afirma Pereira.

Prático e ágil

A praticidade para abrir conta (apontada por 35% dos entrevistados) e a comodidade de usar as ferramentas pelos aplicativos (15%) foram os principais motivos apontados pelos jovens que preferem os bancos digitais. Por outro lado, quem opta pelas instituições tradicionais tem como maior motivação a necessidade de uso da conta para receber o salário (42%).

Os bancos digitais ainda vencem os tradicionais na satisfação dos clientes brasileiros com o aplicativo (85% contra 71%). Os usuários das fintechs são mais fieis também: 79% afirmaram que não pretendem deixar suas instituições ante 66% dos grandes bancos. “A tecnologia cresce em todos os setores e no financeiro não seria diferente. As instituições digitais facilitaram e agilizaram a vida das pessoas que antes precisavam passar horas em filas para resolver situações com os seus bancos. Alguns jovens nunca vão precisar passar por isso com a presença dos apps”, pontua o diretor financeiro do Popibank. “Vendo o crescimento vertiginoso da digitalização dos serviços, os grandes bancos inclusive começaram a investir pesado nisso, até para não perder esse público jovem. Quem estiver sempre se atualizando e utilizando a tecnologia para favorecer cada vez mais os seus clientes estará um passo à frente no mercado”, conclui o especialista.

Marcelo Pereira é diretor financeiro do Popibank, economista e especialista em bancos digitais e fintechs


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+ECONOMIA ::

Abr 24, 2026 Economia

O conforto da renda fixa custa caro ao investidor de…

Abr 23, 2026 Economia

Geração Z lidera intenção de compra de imóveis no Brasil

Abr 22, 2026 Economia

Investimentos no exterior exigem atenção redobrada na…

Abr 17, 2026 Economia

Erro na declaração de imóveis no Imposto de Renda pode…

Abr 15, 2026 Economia

Importação antecipada redefine estratégia do varejo…

Abr 15, 2026 Economia

Stablecoins e empresas: uma love story

Abr 14, 2026 Economia

Dívida das famílias atinge 49,7% da renda e limita…

Abr 13, 2026 Economia

Novas regras devem simplificar a regularização de…

Abr 10, 2026 Economia

CVM acolhe pedido da OnilX para definir que efeitos de…

Abr 09, 2026 Economia

IR 2026 já está em andamento: por que empresários no…

Abr 08, 2026 Economia

O que explica a alta da Bolsa mesmo com a guerra?

Abr 07, 2026 Economia

Faturamento alto e lucro baixo expõe falhas na gestão…

Abr 06, 2026 Economia

Homens devem 30% a mais que as mulheres , mostra índice

Abr 02, 2026 Economia

Compra do primeiro imóvel deve movimentar R$ 375…

Abr 01, 2026 Economia

Valorização de 6,52% em 2025, preço dos imóveis no…

Mar 31, 2026 Economia

Crédito com garantia de imóvel avança e atrai novos…

Mais ECONOMIA>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version