SEGS Portal Nacional

Economia

79% dos brasileiros acreditam que o Open Banking é um movimento positivo

  • Sexta, 11 Março 2022 08:22
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Priscila Fernandes
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

Consumidores ouvidos pela Axway apontam que os serviços de pagamento facilitados e a comparação de ofertas são os pontos mais positivos

Com a quarta fase em operação desde dezembro, 79% dos brasileiros acreditam que o movimento crescente em direção ao Open Banking é positivo. Eles veem nos serviços de pagamento facilitados e na comparação de ofertas as maiores vantagens. Isso é o que aponta um levantamento divulgado pela Axway (Euronext: AXW.PA), empresa líder de gerenciamento de APIs. A multinacional implementa soluções de Open Banking em instituições financeiras em todo o mundo e está atuando fortemente em bancos no Brasil.

A pesquisa, que ouviu cerca de mil pessoas no país, revelou que 46,3% já sabem o que é o Open Banking, 46% já ouviram falar, mas ainda não sabem o que é, e 7,7% nunca ouviram falar sobre. Quando apresentados ao conceito do sistema, 79% acreditam que o movimento é positivo.

Para os brasileiros, os principais pontos positivos do Open Banking são: serviços de pagamento online mais fáceis (59,3%), maior facilidade para comparar ofertas entre seu banco com outros bancos para encontrar o melhor negócio (56,4%), mais facilidade para comparar serviços financeiros e alternar entre eles (56%), maior facilidade para obter empréstimos (33,9%) e o fato de que seus bancos não oferecem todos os serviços financeiros que o Open Banking pode fornecer (18,3%).

“O levantamento mostra que, ao compreenderem o que é o Open Banking, os brasileiros são receptivos à novidade e detectam quais as principais vantagens que podem obter com o sistema. Os serviços de pagamento facilitados, que ocorrem por meio dos iniciadores de pagamento, como Pix e WhastApp, facilitaram as transações entre diferentes instituições financeiras”, explica Claudio Maia, Líder de Open Banking da Axway na América Latina.

A maior facilidade para comparações de ofertas e serviços, para encontrar melhores negócios e alternar entre instituições, é um fator importante do Open Banking. “Em posse de seus dados, os consumidores têm o poder de comparação e decisão. É uma grande vantagem”, afirma Maia.

Entretanto, há ainda preocupações em relação às mudanças. Quando questionados sobre os motivos pelos quais o movimento não seria positivo, 54,4% afirmaram que se preocupam em não ter controle sobre quem tem acesso às suas informações, enquanto 46% dizem que se preocupam que os aplicativos financeiros monitorem continuamente suas atividades financeiras e 40% diz que confia que seus dados financeiros sejam acessados por seus bancos, mas não por outros aplicativos.

“Vemos que a segurança e a privacidade ainda são a maior preocupação. Por isso, o Banco Central determina que o compartilhamento dos dados deva ocorrer apenas com o consentimento do consumidor, que pode revogar essa autorização a qualquer momento”, explica Cláudio Maia.

“A Axway oferece uma solução que atende às necessidades de segurança das instituições financeiras, permitindo que ofereçam a seus consumidores serviços confiáveis. O Open Banking é uma grande revolução para empresas e consumidores, mas precisa ocorrer de forma segura para que todos possam aproveitar as oportunidades”, diz.

Sobre a Axway

A Axway permite que as empresas abram os dados com segurança (Open Everything), integrando e movendo dados em um mundo complexo de tecnologias novas e antigas. O software de integração de B2B orientada por API e o de MFT da Axway, refinados ao longo de 20 anos, complementam a Axway Amplify, uma plataforma de gerenciamento de APIs aberta que facilita a descoberta e a reutilização das APIs em várias equipes, fornecedores e ambientes na nuvem. A Axway ajudou mais de 11.000 empresas a desbloquear todo o valor de seus ecossistemas digitais existentes para criar experiências brilhantes, inovar com novos serviços e alcançar novos mercados.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+ECONOMIA ::

Dez 22, 2025 Economia

Compra do imóvel próprio exige planejamento do…

Dez 19, 2025 Economia

O que as bandeiras tarifárias de 2025 ensinam sobre o…

Dez 18, 2025 Economia

Como usar o 13º salário de maneira inteligente?

Dez 17, 2025 Economia

Stablecoins ganham força nas compras internacionais…

Dez 16, 2025 Economia

5 previsões que podem movimentar o mercado cripto em…

Dez 15, 2025 Economia

4 medidas que empresas precisam adotar já para evitar…

Dez 12, 2025 Economia

5 dicas para investir bem com a Selic mantida em 15%

Dez 11, 2025 Economia

Monitoramento independente avança em meio ao salto de…

Dez 10, 2025 Economia

Natal e gestão inteligente: como manter presença, lucro…

Dez 09, 2025 Economia

Isenção do IR acompanhada de tributação de alta renda…

Dez 08, 2025 Economia

As redes sociais estão levando o público ao consumo…

Dez 05, 2025 Economia

O que Nova York pode ensinar sobre o futuro do mercado…

Dez 04, 2025 Economia

Novo sistema tributário expõe fragilidade de sucessões…

Dez 03, 2025 Economia

Pix anuncia recorde histórico de transações na Black…

Dez 02, 2025 Economia

13º salário evidencia a importância de tomar decisões…

Dez 01, 2025 Economia

Varejo acelera neste fim de ano e shoppings projetam…

Mais ECONOMIA>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version