SEGS Portal Nacional

Economia

Segmento de Bancos e Cartões é que mais recuperou dívidas de consumidores inadimplentes, aponta Serasa Experian

  • Terça, 08 Março 2022 10:13
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Daniela Martins
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

Índice revela que 54,6% dos débitos foram ressarcidos pelo setor; o mês de novembro de 2021 teve, ao todo, mais de 11,4 milhões de dívidas pagas

O Indicador de Recuperação de Crédito da Serasa Experian aponta que, em novembro de 2021, o segmento de Bancos e Cartões recuperou de consumidores inadimplentes mais de 5,9 milhões de dívidas (54,6%). Ainda de acordo com o índice, mais de 11,4 milhões de débitos foram pagos pelos brasileiros em até 60 dias (46,7%). Em seguida, na análise por setor, está Utilities com 51,8%, que registrou 3,0 milhões de contas ressarcidas, e Varejo (44,6%), com 1,0 milhão. Veja no gráfico a seguir os dados completos de recuperação de crédito:

De acordo com o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, devido ao cenário econômico do país, em que população vê a necessidade de tomar crédito para conseguir pagar as contas do mês, os consumidores preferem quitar suas dívidas com Bancos e Cartões para ter a confiança destes credores na hora em que precisarem. Além disso, Rabi explica que “a quitação de débitos das contas de água, eletricidade e gás também se torna prioridade, já que é fundamental manter os serviços essenciais para o consumo diário”.

Na análise por região, a Sul foi a que teve a maior quitação de dívidas do período, com 54,9%. Ou seja, 5 em cada 10 consumidores pagaram seus débitos após 60 dias de negativação. Na sequência está a Centro-Oeste (48,2%) e a Nordeste com 45,3%. Confira na tabela abaixo os números completos:

Metodologia

O Indicador de Recuperação de Crédito da Serasa Experian considera o número de dívidas incluídas no sistema de inadimplência em cada mês específico. A medida de até 60 dias para quitação dos compromissos financeiros deste indicador foi selecionada por refletir a régua comum utilizada pelas soluções de cobrança, mas esse tempo pode variar de acordo com cada credor. Além disso, a série histórica do índice ainda é curta, com dados retroativos desde 2017. Dessa forma, não é possível afirmar períodos de sazonalidade, uma vez que é necessário contar com no mínimo 05 anos de observação para fazer essa análise.

Para conferir mais informações e a série histórica do indicador, clique aqui.

Você também lê esta notícia no site:

https://www.serasaexperian.com.br/sala-de-imprensa/

Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas, nas quais são embarcadas as informações do maior bureau de crédito do país, que também inclui os dados do Cadastro Positivo. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio.

Constantemente orientada para soluções inovadoras, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br

Experian

A Experian é líder mundial em serviços de informação. Nos grandes momentos da vida - desde comprar um carro, passando por mandar seu filho para a faculdade, até a crescer o negócio se conectando com novos clientes - nós empoderamos consumidores e empresas a gerenciarem seus dados com confiança. Nós ajudamos as pessoas a tomarem o controle de suas vidas e acessarem serviços financeiros, os negócios a tomarem decisões mais inteligentes e prosperarem, os credores a emprestarem de forma mais responsável e as organizações a prevenirem fraude de identidade e crime.

Empregamos cerca de 20.000 pessoas em 44 países e a cada dia estamos investindo em novas tecnologias, profissionais talentosos e inovação para ajudar todos os clientes a maximizarem cada oportunidade. A Experian plc está listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+ECONOMIA ::

Dez 22, 2025 Economia

Compra do imóvel próprio exige planejamento do…

Dez 19, 2025 Economia

O que as bandeiras tarifárias de 2025 ensinam sobre o…

Dez 18, 2025 Economia

Como usar o 13º salário de maneira inteligente?

Dez 17, 2025 Economia

Stablecoins ganham força nas compras internacionais…

Dez 16, 2025 Economia

5 previsões que podem movimentar o mercado cripto em…

Dez 15, 2025 Economia

4 medidas que empresas precisam adotar já para evitar…

Dez 12, 2025 Economia

5 dicas para investir bem com a Selic mantida em 15%

Dez 11, 2025 Economia

Monitoramento independente avança em meio ao salto de…

Dez 10, 2025 Economia

Natal e gestão inteligente: como manter presença, lucro…

Dez 09, 2025 Economia

Isenção do IR acompanhada de tributação de alta renda…

Dez 08, 2025 Economia

As redes sociais estão levando o público ao consumo…

Dez 05, 2025 Economia

O que Nova York pode ensinar sobre o futuro do mercado…

Dez 04, 2025 Economia

Novo sistema tributário expõe fragilidade de sucessões…

Dez 03, 2025 Economia

Pix anuncia recorde histórico de transações na Black…

Dez 02, 2025 Economia

13º salário evidencia a importância de tomar decisões…

Dez 01, 2025 Economia

Varejo acelera neste fim de ano e shoppings projetam…

Mais ECONOMIA>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version