População das regiões Sul e Sudeste tem mais acesso à cartão de crédito, revela estudo da Zetta
Um estudo realizado pela Zetta, associação das empresas de tecnologia que atuam com serviços financeiros digitais, mostra que, cada vez mais, os brasileiros têm acesso ao cartão de crédito, especialmente nas regiões Sul e Sudeste.
Realizado com base nas Pesquisas de Orçamentos Familiares (POFs), do IBGE, o estudo revela que, na região Sudeste, o percentual da população com cartão de crédito saltou de 50% no período de 2008-2009 para 60% em 2018-2019 (último levantamento). A região Sul fica em segundo lugar, passando de 43% para 55%. Considerando-se todo o país, o aumento foi de 43% para 51% dos brasileiros.
As regiões Centro-Oeste e Nordeste também registraram avanço, chegando a 53% e 39%, respectivamente, das pessoas com acesso ao cartão de crédito, no período de 2018-2019. Na região Norte, 34% das pessoas possuem cartão de crédito, considerando o último período analisado.
“Com tarifas mais baixas, muitas vezes inexistentes, com menos burocracia e mais agilidade, as fintechs têm contribuído cada vez mais para o acesso da população brasileira aos serviços financeiros, incluindo o crédito”, afirma Rafaela Nogueira, economista-chefe da Zetta.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>