SEGS Portal Nacional

Economia

PIB da construção sobe 9,7% em 2021

  • Segunda, 07 Março 2022 09:59
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Daniela Barbará
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

Dificuldades estruturais da economia devem resultar em crescimento não tão robusto em 2022, comenta o SindusCon-SP

O PIB (Produto Interno Bruto) da construção se elevou em 1,5% no quarto trimestre de 2021, na comparação com o terceiro. Com isso, o PIB deste setor cresceu 9,7% no ano passado, recuperando-se da queda de 6,3% do ano anterior, conforme divulgou o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em 4 de março.

De acordo com Eduardo Zaidan, vice-presidente de Economia do SindusCon-SP, “o resultado mostrou que a construção respondeu positivamente às dificuldades enfrentadas, como a alta dos preços dos materiais do setor. Já em 2022 ainda deveremos registrar crescimento, embora não tão robusto como o do ano passado, em função das dificuldades estruturais da economia que levaram à elevação dos juros e à maior cautela por parte dos investidores.”

Na comparação com o quarto trimestre de 2020, o PIB da construção cresceu 12,2%. No terceiro trimestre, esta alta havia sido de 10,9%, e no segundo, de 13,5%.

De seu lado, as atividades imobiliárias registraram queda de 0,4% no quarto trimestre, na comparação com o terceiro. Mesmo assim, essas atividades tiveram em 2021 crescimento de 2,2%, na comparação com 2020. Na comparação do quarto trimestre do ano passado com o mesmo período do ano anterior, houve leve crescimento de 0,2%.

A Formação Bruta de Capital Fixo se elevou em 17,2% em 2021, na comparação com 2020, ano em que declinara 0,5%. Na comparação do quarto trimestre do ano passado com o terceiro, a FBCF registrou ligeira elevação de 0,4%. Já a taxa de investimento ficou em 19,2% do PIB em 2021 – alta expressiva, em relação aos 16,6% registrados em 2020.

Sobre o SindusCon-SP

O SindusCon-SP é a maior associação de empresas da indústria da construção na América Latina. Congrega 850 construtoras associadas e representa as cerca de 50 mil empresas de construção residencial, industrial, comercial, obras de infraestrutura e habitação popular, localizadas no Estado de São Paulo. Tem sede na capital paulista, e representações em nove regionais e uma delegacia nos principais municípios do Interior. A construção paulista representa 27,6% da construção brasileira, que por sua vez equivale a 4% do PIB brasileiro.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+ECONOMIA ::

Dez 22, 2025 Economia

Compra do imóvel próprio exige planejamento do…

Dez 19, 2025 Economia

O que as bandeiras tarifárias de 2025 ensinam sobre o…

Dez 18, 2025 Economia

Como usar o 13º salário de maneira inteligente?

Dez 17, 2025 Economia

Stablecoins ganham força nas compras internacionais…

Dez 16, 2025 Economia

5 previsões que podem movimentar o mercado cripto em…

Dez 15, 2025 Economia

4 medidas que empresas precisam adotar já para evitar…

Dez 12, 2025 Economia

5 dicas para investir bem com a Selic mantida em 15%

Dez 11, 2025 Economia

Monitoramento independente avança em meio ao salto de…

Dez 10, 2025 Economia

Natal e gestão inteligente: como manter presença, lucro…

Dez 09, 2025 Economia

Isenção do IR acompanhada de tributação de alta renda…

Dez 08, 2025 Economia

As redes sociais estão levando o público ao consumo…

Dez 05, 2025 Economia

O que Nova York pode ensinar sobre o futuro do mercado…

Dez 04, 2025 Economia

Novo sistema tributário expõe fragilidade de sucessões…

Dez 03, 2025 Economia

Pix anuncia recorde histórico de transações na Black…

Dez 02, 2025 Economia

13º salário evidencia a importância de tomar decisões…

Dez 01, 2025 Economia

Varejo acelera neste fim de ano e shoppings projetam…

Mais ECONOMIA>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version