SEGS Portal Nacional

Economia

Economia global aponta recuperação total em 2022, segundo estudo da Mercer

  • Segunda, 07 Março 2022 18:43
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Victor Theodoro
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

Dados indicam crescimento da economia mundial neste ano.

O estudo global de Perspectivas Econômicas 2022, da Mercer, aponta para a recuperação e crescimento da economia mundial neste ano. De acordo com a pesquisa, a retomada econômica se dará com foco no crescimento de renda, aumento do consumo e pelos investimentos.

Outra tendência para 2022, que já vem dos últimos anos, é o ESG (sigla em inglês para ambiental, social e governança), que continuará sendo debatido nos fóruns de decisão das empresas e mercados globais, sendo incorporadas por investidores em seus processos de seleção de ativos/fundos e que estão assumindo compromissos de longo prazo para tornar seus portfólios mais sustentáveis.

“A economia ainda não se recuperou por completo, após os impactos gerados pela Covid-19 e 2022 será o ano para completar esse trabalho de reparação ao redor do globo. Apesar de perspectivas otimistas, é preciso dar atenção especial à inflação, que continuará sendo um risco para as economias”, comenta Mauricio Martinelli, Líder de Investimentos da Mercer Brasil.

As recentes restrições implementadas em muitas das grandes economias pesaram sobre o crescimento global durante o primeiro trimestre de 2021, registrando um retorno gradual da normalidade apenas com o início e intensificação da vacinação. Os dados ressaltam que a reabertura econômica desencadeou uma enorme demanda reprimida, culminando com uma forte retomada da atividade econômica, e que parte desse ímpeto econômico tenha sido perdido no final do ano, devido a interrupções na cadeia de suprimentos, preços elevados de energia e crescimento mais fraco na China.

O cenário Brasileiro

Segundo expectativas do mercado divulgadas no último Relatório Focus de dezembro de 2021, provavelmente o Brasil se descolará das principais economias e deverá crescer 0,4%. Desemprego ainda alto, inflação desacelerando, mas ainda prejudicando o poder aquisitivo, e taxas de juros em níveis elevados devem comprometer o consumo e prejudicar a tomada de crédito (também por parte das empresas), corroborando o cenário de baixo crescimento.

“Para os mercados, apesar de podermos esperar um ambiente ainda muito volátil e do cenário de baixo crescimento, há espaço para a Bolsa de Valores se valorizar dado o nível descontado do fechamento de 2021, considerando que ao contrário das bolsas norte-americana e europeia que registraram ganhos de dois dígitos, o Ibovespa recuou 11,93% em 2021”, ressalta Martinelli.

Além disso, o especialista acredita que “na renda fixa, se o país não flertar com uma agenda de ruptura fiscal permanente, o que não parece ser o cenário base, as taxas de juros prefixadas e dos títulos atrelados à inflação podem vir a registrar bons ganhos, uma vez que se encontram em níveis estruturalmente altos”, finaliza.

Acesse o estudo completo em:https://www.mercer.com.br/our-thinking/wealth/economic-outlook-for-2022.html

Sobre a Mercer

A Mercer acredita na construção de um futuro brilhante, redefinindo o mundo do trabalho, remodelando a aposentadoria e os resultados dos investimentos e proporcionando saúde e bem-estar reais. São aproximadamente 25.000 funcionários da Mercer, que estão baseados em 43 países e com operação em mais de 130 países. A Mercer é uma empresa da Marsh McLennan (NYSE: MMC), empresa líder mundial em serviços profissionais nas áreas de risco, estratégia e pessoas, com 78.000 colegas e receita anual de mais de US $ 18 bilhões. Por meio de seus negócios líderes de mercado, incluindo Marsh, Guy Carpenter e Oliver Wyman, a Marsh McLennan ajuda os clientes a navegar em um ambiente cada vez mais dinâmico e complexo. Para mais informações, visite www.mercer.com.br. Siga a Mercer no LinkedIn.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+ECONOMIA ::

Dez 22, 2025 Economia

Compra do imóvel próprio exige planejamento do…

Dez 19, 2025 Economia

O que as bandeiras tarifárias de 2025 ensinam sobre o…

Dez 18, 2025 Economia

Como usar o 13º salário de maneira inteligente?

Dez 17, 2025 Economia

Stablecoins ganham força nas compras internacionais…

Dez 16, 2025 Economia

5 previsões que podem movimentar o mercado cripto em…

Dez 15, 2025 Economia

4 medidas que empresas precisam adotar já para evitar…

Dez 12, 2025 Economia

5 dicas para investir bem com a Selic mantida em 15%

Dez 11, 2025 Economia

Monitoramento independente avança em meio ao salto de…

Dez 10, 2025 Economia

Natal e gestão inteligente: como manter presença, lucro…

Dez 09, 2025 Economia

Isenção do IR acompanhada de tributação de alta renda…

Dez 08, 2025 Economia

As redes sociais estão levando o público ao consumo…

Dez 05, 2025 Economia

O que Nova York pode ensinar sobre o futuro do mercado…

Dez 04, 2025 Economia

Novo sistema tributário expõe fragilidade de sucessões…

Dez 03, 2025 Economia

Pix anuncia recorde histórico de transações na Black…

Dez 02, 2025 Economia

13º salário evidencia a importância de tomar decisões…

Dez 01, 2025 Economia

Varejo acelera neste fim de ano e shoppings projetam…

Mais ECONOMIA>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version