Iniciativa conjunta estuda o descarte adequado das sobras de tintas imobiliárias e acessórios de pintura usados
A Campanha Pintou, Sobrou, Levou, a ser realizada na cidade de São Paulo, convida o consumidor a participar e a refletir sobre o destino adequado dos resíduos de pintura que não podem ser mais aproveitados
Pensando que as tintas, depois de abertas, perdem sua qualidade ao longo do tempo e que os acessórios de pintura costumam ser descartados ao término das obras, um grupo de empresas e entidades setoriais se reuniu para criar a ação Pintou, Sobrou, Levou, que será realizada de 5 de março a 5 de abril, das 10h às 17h, em quatro pontos na cidade de São Paulo, direcionada aos consumidores residenciais.
A iniciativa permitirá ter um diagnóstico do comportamento do consumidor relativo às sobras de tintas e aos acessórios de pintura usados. Serão avaliadas, dentro do princípio da economia circular, alternativas para esses resíduos que apresentem viabilidades técnica e econômica.
Os responsáveis por idealizar essa ação fazem parte do Grupo de Trabalho (GT) de Destinação de Resíduos de Pintura Imobiliária, composto por especialistas e representantes do Sincomavi, entidades setoriais, fabricantes de tinta, acessórios de pintura e embalagens, empresas de pintura, construtoras, incorporadoras, lojistas, áreas de transbordo e triagem, transportadoras de resíduos e empresas de logística reversa.
Orientações
A recomendação principal é adotar o consumo consciente das tintas. Deve-se planejar antes de pintar, ou seja, calcular quanto vai usar de tinta, para evitar a sobra. Isso significa dimensionar adequadamente a compra do produto: medir a área a ser pintada e verificar o rendimento do produto para determinar a quantidade necessária.
No site ou no Atendimento ao Cliente dos principais fabricantes, bem como no setor de atendimento das lojas, é possível obter mais informações sobre esse cálculo, assim como na própria embalagem da tinta. Deve-se também comprar os acessórios adequados e na quantidade correta e utilizá-los de forma que durem de acordo com o esperado.
Nunca se deve descartar sobras de tintas em esgotos (pelo ralo), rios ou terrenos baldios. Se não for utilizar, o melhor caminho – em termos econômicos, ambientais e sociais – é doar o mais rápido possível, a fim de preservar as características das tintas, para uma associação de bairro, igreja, escola, creche, casa de repouso ou instituição social, ou ainda para algum familiar, amigo ou vizinho. Caso precise descartar sobras de tintas e acessórios usados, é importante procurar locais de descarte específico de resíduos da construção civil.
Os interessados podem obter informações sobre como participar, quais os itens que serão recebidos e todos envolvidos na iniciativa pela página: https://representa.fecomercio.com.br/pintousobroulevou.
Serviço:
Pintou, Sobrou, Levou – descarte de tintas, embalagens e acessórios de pintura
Data: 5 de março a 5 de abril de 2022
Horário: das 10h às 17h
Local: 4 lojas na cidade de São Paulo (SP)
Endereços:
C&C Aricanduva – Av. Aricanduva, 5.555
Leroy Merlin Morumbi – Av. Magalhães de Castro, 12.000
Telhanorte Marginal Tietê – Av. Presidente Castelo Branco, 6.201
Tintas MC Saúde – Av. Prof. Abraão de Morais, 378
Mais informações: https://representa.fecomercio.com.br/pintousobroulevou
Execução
Abrafati, Instituto Senai Mario Amato, Rafa Resolve
Realização
Abeaço, Abiplast, Adolpho Lindemberg, Bomix, C&C, Coral, Engelux, FecomercioSP, Ibratin, Imangai, Leroy Merlin, Luca Ambiental, Multilix, Plano & Plano, Prolata, Quartzolit, Rafa Entulhos, Sincomavi, SindusCon-SP, Sitivesp, Suvinil, Tegra, Telhanorte, Tintas MC, Trisul, Universo Tintas
Apoio
CETESB
Sobre o SINCOMAVI – O Sindicato do Comércio Varejista de Material de Construção, Maquinismos, Ferragens, Tintas, Louças e Vidros da Grande São Paulo foi fundado em 18 de outubro de 1934 e representa mais de 35 mil lojistas em 30 cidades da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP).
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>