SEGS Portal Nacional

Economia

Fintech de serviços financeiros aponta as principais tendências para o varejo em 2022

  • Sexta, 25 Fevereiro 2022 09:17
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Nathalia Ferreira
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

Fatores como omnicanalidade dos serviços e a digitalização dos processos são os principais direcionamentos adotados para seguir o avanço do e-commerce

A FortBrasil, fintech de serviços e soluções financeiras que se consolidou como especialista na administração de cartões Private Label co-branded, destaca algumas tendências para o varejo em 2022 de acordo com as movimentações do mercado. A fintech enxerga que a tecnologia seguirá ganhando espaço no varejo, principalmente com os processos de migração de marcas físicas para o digital após o crescimento exponencial do e-commerce nos últimos anos, onde grandes marcas devem promover amplos investimentos em omnicanalidade.

“Muitas empresas estão em processo de migração e, para isso, precisam se comprometer com a digitalização dos seus serviços, promovendo um e-commerce de qualidade e seguro para os seus clientes. Hoje, os consumidores buscam soluções completas para as suas necessidades, por isso é tão importante garantir a conectividade dos serviços”, afirma José Pires Neto, co-fundador da FortBrasil.

De acordo com um levantamento realizado pela Neotrust, empresa especializada em segurança e monitoramento on-line, foram realizadas mais de 353 milhões de entregas de compras on-line ao longo de 2021 no Brasil, um aumento de 16,9% quando comparado a 2020. “Isso ilustra as mudanças nos hábitos dos consumidores que passaram a se deslocar para o comércio eletrônico. Esse movimento incentiva as grandes marcas a evoluírem em seus processos internos”, analisa Neto.

Com isso, ao passo em que o e-commerce ganha força, a omnicanalidade entra em destaque. A integração entre o mundo físico e o online é o que está em pauta no momento, e garante para o público uma experiência completa, com a integração de todos os canais de contato a fim de promover uma jornada de compra satisfatória. Dessa forma, em meio às mudanças associadas ao digital, novas tendências de compras seguem ganhando espaço, como o caso do Live Commerce e do Social Commerce, ambos novos modelos de compra e venda baseados na interação direta com o cliente, o que reforça a necessidade de um contato diferenciado entre marca e consumidor.

O PIX, meio de pagamento eletrônico instantâneo e gratuito oferecido pelo Banco Central do Brasil a pessoas físicas e jurídicas, bem como o contactless, meio de pagamento por aproximação, também seguem em alta no mercado. “Cada vez mais os clientes querem opções para pagar no físico e on-line, com opções que ajudem a melhorar a experiência e conversão de vendas. No presencial, o contactless tem aumentado muito a penetração sobre vendas totais e o PIX tem ficado cada vez mais popular e importante como meio de pagamento, o que nos dá novos parâmetros para serem desenvolvidos em 2022”, completa José Pires Neto.

Ampliação de tendências de consumo

É possível observar as principais tendências voltadas para o mundo digital, ao mesmo tempo em que o mercado promove a integração com o comércio físico, elevando as possibilidades de experiência para o cliente. “Focar no customer experience é essencial para o sucesso de uma empresa e em 2022 o ritmo deve aumentar ainda mais. Assim, é fundamental desenvolver mecanismos que favoreçam o processo de compras no varejo”, afirma o cofundador da FortBrasil, pontuando que outra tendência deve ser o aumento do consumo consciente.

Atrelado a isso, mecanismos como a coleta de dados via Inteligência Artificial e softwares CRM (Customer Relationship Management), seguem em alta, uma vez que esses processos permitem uma experiência de compra personalizada de acordo com as necessidades do cliente.

Outro fator importante sobre o avanço do consumo digital e das tendências para este ano está relacionado à segurança na hora da compra, assim como no crescimento do mercado de crédito. Visando proteger o consumidor, empresas financeiras seguem inovando na oferta de produtos que garantem agilidade e segurança, como o cartão de crédito virtual, que promove maior segurança para as compras online. “Essa função tem diminuído fraudes e gerado mais confiança para o consumidor na internet, além de permitir o financiamento da compra, com isso, e-commerce e loja física atendem e convertem clientes por meio do crédito”, finaliza Neto.

Em 2021, a FortBrasil finalizou o ano com um percentual de aumento em cerca de 43% no número de cartões emitidos, quando comparado a 2020. Os dados apurados, podem ser um reflexo das mudanças no comportamento do consumidor que se voltaram para o ambiente digital durante os últimos anos.

Sobre a FortBrasil

Fundada em Fortaleza (CE), no ano de 2004, a FortBrasil é uma fintech de serviços e soluções financeiras, que se consolidou como Especialista na Administração de cartões Private Label e Co-branded. Com mais de 400 varejistas distribuídos em mais de 3.400 lojas por todo o Brasil, oferece crédito para aproximadamente 2,1 milhões de pessoas viverem melhor. O crédito rápido e simples é disponibilizado para o público final (B2C), principalmente das classes C e D. Além disso, a Fintech oferece serviços de crédito ao parceiro B2B, e investe nas melhores práticas de BigData, CRM e infraestrutura tecnológica para que os varejistas possam entender mais sobre seus clientes e, assim, desenvolver soluções que aumentem suas vendas e rentabilizem seus negócios.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+ECONOMIA ::

Dez 22, 2025 Economia

Compra do imóvel próprio exige planejamento do…

Dez 19, 2025 Economia

O que as bandeiras tarifárias de 2025 ensinam sobre o…

Dez 18, 2025 Economia

Como usar o 13º salário de maneira inteligente?

Dez 17, 2025 Economia

Stablecoins ganham força nas compras internacionais…

Dez 16, 2025 Economia

5 previsões que podem movimentar o mercado cripto em…

Dez 15, 2025 Economia

4 medidas que empresas precisam adotar já para evitar…

Dez 12, 2025 Economia

5 dicas para investir bem com a Selic mantida em 15%

Dez 11, 2025 Economia

Monitoramento independente avança em meio ao salto de…

Dez 10, 2025 Economia

Natal e gestão inteligente: como manter presença, lucro…

Dez 09, 2025 Economia

Isenção do IR acompanhada de tributação de alta renda…

Dez 08, 2025 Economia

As redes sociais estão levando o público ao consumo…

Dez 05, 2025 Economia

O que Nova York pode ensinar sobre o futuro do mercado…

Dez 04, 2025 Economia

Novo sistema tributário expõe fragilidade de sucessões…

Dez 03, 2025 Economia

Pix anuncia recorde histórico de transações na Black…

Dez 02, 2025 Economia

13º salário evidencia a importância de tomar decisões…

Dez 01, 2025 Economia

Varejo acelera neste fim de ano e shoppings projetam…

Mais ECONOMIA>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version