SEGS Portal Nacional

Economia

Cashback, descontos e vale-compras ganham força nos programas de fidelidade, segundo dados da ABEMF

  • Terça, 22 Fevereiro 2022 09:14
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Mariana Sales Koulakdjian
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

Com a crise causada pela pandemia do coronavírus, houve um movimento de aceleração na valorização de recompensas instantâneas como cashback, vale-compras e descontos nos programas de fidelidade. Estratégias de fidelização nas quais as empresas, inclusive varejistas, têm apostado -- principalmente quando se trata de um primeiro contato com o cliente para conquistá-lo.

“Em momentos como este, devemos levar em consideração, que os consumidores tendem a prestar mais atenção nas oportunidades que proporcionem economia. O cliente enxerga isso de uma maneira muito interessante, porque traz liquidez no curto prazo e ele pode usar esse valor como preferir. E essa pode ser considerada uma das vantagens do uso de ferramentas do tipo”, explicou o diretor executivo da ABEMF (Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização), Paulo Curro.

Em pesquisa recente a entidade apurou que quando perguntados sobre qual recompensa os participantes, entre esporádicos e frequentes, preferem receber de seus programas, 76% citou descontos para compras em lojas e 70% mencionou o cashback.

Entre suas associadas, a ABEMF, percebeu que os consumidores têm valorizado cada vez mais recompensas como estas. A Dotz, por exemplo, sinalizou que a conversão de Dotz por reais, realizada no app da Conta Digital da empresa, representou 41% do total de resgates feitos no último tri de 2021. Quase metade do montante geral. Já a plataforma de fidelidade Stix chegou, no último trimestre de 2021, à marca de 1 milhão de resgates por mês. O número é um compilado de trocas de pontos stix, sendo 80% em descontos, que inclui vale-compras resgatados no app e troca de pontos por descontos direto nos caixas dos supermercados Extra e Pão de Açúcar e nas farmácias Droga Raia e Drogasil, e 20% em produtos.

Outra associada da ABEMF, a Mastercard -- que oferece o programa de fidelidade dos cartões da empresa, o Mastercad Surpreenda, em que os pontos que podem ser convertidos em descontos -- destaca entre os parceiros mais resgatados: Localiza, Outback, Telecine, Pizza Hut e Asics.

Quando perguntado se esse tipo de estratégia de fidelização deve deixar de ter protagonismo, se podem ser mantidas em longo prazo, o diretor executivo da ABEMF diz que a tendência é de que as opções sempre aumentem, que novas serão agregadas, mas as que já existem, continuam.

Essa diversificação dos programas de fidelidade é sentida em diversas frentes, segundo Paulo Curro. “É importante destacar o papel das multialavancas promocionais para engajar os clientes dos mais variados setores. As alavancas são tudo aquilo que move uma pessoa a comprar, a ir a uma loja, como descontos, cashback, pontos/milhas e gamificação, por exemplo. Se utilizadas combinadas e de maneira harmônica, podem ajudar, e muito, na missão de se aproximar do público consumidor”, completa.

Sobre ABEMF

A Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização nasceu em 2014 com o objetivo de debater questões institucionais e regulatórias do setor, representar os interesses de empresas e profissionais, além de fomentar ações para o fortalecimento e aperfeiçoamento contínuo do mercado brasileiro de fidelização.

Fazem parte da entidade dez das maiores companhias do segmento no país: Dotz, Elo, GPA, Juntos Somos Mais, Latam Pass, LTM, Mastercard, Orbia, Smiles e Visa. Entre as atividades desenvolvidas pela ABEMF estão a divulgação de dados do setor, obtidos por meio de estudos e pesquisas, e a busca por incentivos que beneficiem o mercado e seus associados.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+ECONOMIA ::

Dez 22, 2025 Economia

Compra do imóvel próprio exige planejamento do…

Dez 19, 2025 Economia

O que as bandeiras tarifárias de 2025 ensinam sobre o…

Dez 18, 2025 Economia

Como usar o 13º salário de maneira inteligente?

Dez 17, 2025 Economia

Stablecoins ganham força nas compras internacionais…

Dez 16, 2025 Economia

5 previsões que podem movimentar o mercado cripto em…

Dez 15, 2025 Economia

4 medidas que empresas precisam adotar já para evitar…

Dez 12, 2025 Economia

5 dicas para investir bem com a Selic mantida em 15%

Dez 11, 2025 Economia

Monitoramento independente avança em meio ao salto de…

Dez 10, 2025 Economia

Natal e gestão inteligente: como manter presença, lucro…

Dez 09, 2025 Economia

Isenção do IR acompanhada de tributação de alta renda…

Dez 08, 2025 Economia

As redes sociais estão levando o público ao consumo…

Dez 05, 2025 Economia

O que Nova York pode ensinar sobre o futuro do mercado…

Dez 04, 2025 Economia

Novo sistema tributário expõe fragilidade de sucessões…

Dez 03, 2025 Economia

Pix anuncia recorde histórico de transações na Black…

Dez 02, 2025 Economia

13º salário evidencia a importância de tomar decisões…

Dez 01, 2025 Economia

Varejo acelera neste fim de ano e shoppings projetam…

Mais ECONOMIA>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version