SEGS Portal Nacional

Economia

Boa Vista: Demanda por Crédito do Consumidor inicia o ano com alta de 4,3%

  • Segunda, 21 Fevereiro 2022 09:19
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Liliana Liberato
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

Segmento Financeiro registrou aumento de 1,2% em janeiro

O indicador da Boa Vista de Demanda por Crédito do Consumidor avançou 4,3% em janeiro, na comparação com dezembro, considerando os dados dessazonalizados. Já na comparação contra o mesmo mês do ano passado houve elevação de 16,2%. Com relação ao trimestre móvel encerrado em janeiro, o indicador apontou alta de 6,7% contra o trimestre móvel imediatamente anterior e livre de efeitos sazonais. Considerando a análise acumulada em 12 meses, o resultado passou de crescimento de 6,0% em dezembro para 9,1% em janeiro.

Os números do segmento Financeiro registraram avanço de 1,2% em janeiro, na comparação mensal, e de 22,1% frente ao mesmo período de 2020. Já o segmento Não Financeiro cresceu 6,4% no mês e 12,2% na comparação interanual. No trimestre móvel encerrado em janeiro o segmento Financeiro apontou alta de 3,3% contra o trimestre findado em outubro do ano passado, enquanto o segmento Não Financeiro cresceu 8,9% na mesma base de comparação.

O indicador manteve o ritmo observado ao longo do ano passado e encerrou o mês de janeiro 3,6% acima do nível pré-pandemia (fev/20). Nesse período, o movimento do indicador foi impulsionado pelos dois segmentos, em especial pelo Não Financeiro, que enfim cruzou a linha da estabilidade e agora marca alta de 1,2% na análise de longo prazo, medida pela variação acumulada em 12 meses. O segmento Financeiro, por sua vez, não ficou para trás e continua numa trajetória de crescimento acelerado, embora seja esperado uma desaceleração ao longo deste ano. No mais, a curva deste segmento tem acompanhado de perto a concessão de recursos livres às famílias, que encerrou o ano de 2021 com alta de 20,2% em 12 meses acumulados.

Diante disso e do cenário que é esperado para 2022, de baixo crescimento e com inflação e juros altos, não seria nenhuma surpresa os números começarem a se acomodar ao longo do ano, sobretudo os números do segmento Financeiro. Isso porque o crescimento robusto observado até aqui não deve se repetir na mesma intensidade.

Falando em cenários para 2022, a inflação (IPCA) projetada para o ano já é de 5,50%. A projeção não só está acima do teto da meta estipulada para o ano, que é de 5,0%, como também tem sido revisada para cima nas últimas semanas por conta das pressões inflacionárias que se fizeram ainda presentes em janeiro. Com relação ao desempenho da economia, a projeção divulgada no boletim Focus já há algumas semanas está na casa de 0,30%.

Segue abaixo a tabela contendo o resumo dos dados apresentados.

Metodologia

O indicador de Demanda do Consumidor por Crédito é elaborado a partir da quantidade de consultas de CPF à base de dados da Boa Vista por empresas. As séries têm como ano base a média de 2011 = 100 e passam por ajuste sazonal para avaliação da variação mensal. A partir de janeiro de 2014, houve atualização dos fatores sazonais e reelaboração das séries dessazonalizadas, utilizando o filtro sazonal X-12 ARIMA, disponibilizado pelo US Census Bureau.

Nota: Os dados que constituem a base do indicador de Demanda do Consumidor por Crédito não guardam qualquer relação, comercial ou operacional, com a Boa Vista. O indicador visa antecipar alguns movimentos e tendências referentes ao mercado de crédito como um todo, sem qualquer especificação por empresa, independentemente do setor ou porte.

Sobre a Boa Vista

A Boa Vista, empresa brasileira de inteligência analítica, foi criada em 2010 a partir do SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), o primeiro banco de dados do país, consolidando-se como referência no apoio à tomada de decisão em todas as fases do ciclo de negócio.

É precursora do Cadastro Positivo e no propósito de incluir consumidores no mercado de crédito, apoiando-os na construção de um relacionamento sustentável com as empresas credoras, por meio da disponibilização de informações de educação financeira e serviços gratuitos em seus canais oficiais como o site www.consumidorpositivo.com.br e o app Boa Vista Consumidor Positivo.

A empresa tem por princípio a segurança e a privacidade dos dados e suas soluções estão 100% em conformidade com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), tendo sido reconhecida como a primeira do segmento financeiro e de gestão de bancos de dados a obter a certificação ISO 27701, norma internacional referente à segurança e privacidade da informação.

Em 2020, a Boa Vista tornou-se a primeira empresa de capital aberto em seu segmento, dando início à uma estratégia de crescimento por meio de aquisições de empresas com as mesmas características na aplicação de inteligência analítica às suas soluções, como a Acordo Certo – especialista em recuperação de crédito – e a Konduto, autoridade em antifraude para e-commerce e pagamentos digitais. Em 2021, também de forma pioneira, lançou o CEA (Centro de Excelência em Analytics), levando a empresa para a fronteira do conhecimento no desenvolvimento de algoritmos de alta performance.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+ECONOMIA ::

Abr 24, 2026 Economia

O conforto da renda fixa custa caro ao investidor de…

Abr 23, 2026 Economia

Geração Z lidera intenção de compra de imóveis no Brasil

Abr 22, 2026 Economia

Investimentos no exterior exigem atenção redobrada na…

Abr 17, 2026 Economia

Erro na declaração de imóveis no Imposto de Renda pode…

Abr 15, 2026 Economia

Importação antecipada redefine estratégia do varejo…

Abr 15, 2026 Economia

Stablecoins e empresas: uma love story

Abr 14, 2026 Economia

Dívida das famílias atinge 49,7% da renda e limita…

Abr 13, 2026 Economia

Novas regras devem simplificar a regularização de…

Abr 10, 2026 Economia

CVM acolhe pedido da OnilX para definir que efeitos de…

Abr 09, 2026 Economia

IR 2026 já está em andamento: por que empresários no…

Abr 08, 2026 Economia

O que explica a alta da Bolsa mesmo com a guerra?

Abr 07, 2026 Economia

Faturamento alto e lucro baixo expõe falhas na gestão…

Abr 06, 2026 Economia

Homens devem 30% a mais que as mulheres , mostra índice

Abr 02, 2026 Economia

Compra do primeiro imóvel deve movimentar R$ 375…

Abr 01, 2026 Economia

Valorização de 6,52% em 2025, preço dos imóveis no…

Mar 31, 2026 Economia

Crédito com garantia de imóvel avança e atrai novos…

Mais ECONOMIA>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version