SEGS Portal Nacional

Economia

Descaso da CPTM continua e ferroviários seguem com destino incerto

  • Sexta, 18 Fevereiro 2022 10:17
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Fernanda Souza
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

Por José Claudinei Messias, presidente do Sindicato dos Trabalhadores das Empresas Ferroviárias da Zona Sorocabana

Sempre que podem, o governo do Estado de São Paulo e a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) desrespeitam os Ferroviários. Um exemplo é que estamos tentando resolver os problemas que a atual gestão (assim como as anteriores) tem causado aos trabalhadores. Neste ano, seguiremos lutando para que a categoria tenha seus direitos respeitados e preservados – algo que pode até parecer simples, mas, apesar de justo, tem se tornado cada vez mais difícil.

Desde meados de 2021, era de conhecimento público que as linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda da CPTM passariam a ser operadas pelo consórcio ViaMobilidade a partir de janeiro de 2022. Com essa mudança, também era conhecido que a maior parte dos funcionários desses trechos ferroviários precisaria ser realocada. Mas, o que aconteceu? Praticamente nada.

Grande parte dos trabalhadores que atuavam nas duas linhas segue sem saber seu rumo, sem saber onde serão seus postos fixos de trabalho – e, pior: seguem sendo pressionados a aceitar qualquer acordo que a empresa ofereça ou a desistir da carreira. Parece uma piada de mau gosto, mas é a realidade. Ferroviários estão sendo incentivados a pedir para sair da companhia de trens, abrindo mão de diversos direitos. E tudo porque a CPTM não oferece o mínimo de atenção e cuidado aos seus funcionários. É uma situação extremamente injusta. Por isso, a luta sindical buscará garantir o respeito à vida profissional desses Ferroviários e de suas famílias, que sofrem com o descaso de uma empresa ligada ao Poder Executivo Estadual.

Há meses, o Sindicato dos Trabalhadores das Empresas Ferroviárias da Zona Sorocabana tem questionado a CPTM sobre o que acontecerá com os Ferroviários das linhas 8 e 9, bem como para onde eles seriam realocados, se seria feito algum acordo para que eles não fossem prejudicados indo para novas instalações, se estava sendo levado em conta o local em que eles residem. Mas nenhuma ação efetiva foi tomada.

A situação ficou ainda mais grave com o caso dos funcionários responsáveis pelas bilheterias das estações, que deverão continuar prestando serviço por mais alguns meses, talvez mais um semestre, devido aos problemas graves relacionados à implantação do Bilhete TOP pela Secretaria Estadual de Transportes Metropolitanos, tanto para a CPTM quanto ao Metrô.

Por conta da falta de planejamento do Governo Estadual e também falha no processo de concessão, as bilheterias ainda são de responsabilidade estatal. Como a ViaMobilidade assumiu as linhas 08 e 09 definitivamente a partir de 27 de janeiro, os funcionários que trabalham nas bilheterias estão sofrendo descaso e até constrangimento por parte dos gestores da nova empresa. O Sindicato da Sorocabana já acionou tanto a CPTM, quanto a ViaMobilidade para que os profissionais sejam respeitados e tenham garantidas as condições ideais de trabalho. A CPTM, ao que tudo indica, simplesmente se esqueceu que esses Ferroviários são seus funcionários e que deve zelar pela saúde, bem estar, respeito e condições dignas nos locais de trabalho, mesmo nas linhas concessionadas.

O Ministério Público do Trabalho foi acionado já no processo de licitação e feitos como esse estão sendo apontados, pois o maior patrimônio tanto da CPTM, quanto da ViaMobilidade é o ferroviário, pois trata-se de mão de obra altamente especializada e deve ser tratado com respeito.

O descaso do governo com os Ferroviários impacta diretamente na qualidade do transporte coletivo oferecido à população. É também pensando nisso que sempre batalhamos pelo bem-estar e pela qualidade do ambiente de trabalho. E, precisamos destacar: não vamos aceitar migalhas nem o descaso da empresa ou do governo com nossa categoria. Estamos juntos, lutamos juntos, pois juntos somos mais fortes.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+ECONOMIA ::

Dez 22, 2025 Economia

Compra do imóvel próprio exige planejamento do…

Dez 19, 2025 Economia

O que as bandeiras tarifárias de 2025 ensinam sobre o…

Dez 18, 2025 Economia

Como usar o 13º salário de maneira inteligente?

Dez 17, 2025 Economia

Stablecoins ganham força nas compras internacionais…

Dez 16, 2025 Economia

5 previsões que podem movimentar o mercado cripto em…

Dez 15, 2025 Economia

4 medidas que empresas precisam adotar já para evitar…

Dez 12, 2025 Economia

5 dicas para investir bem com a Selic mantida em 15%

Dez 11, 2025 Economia

Monitoramento independente avança em meio ao salto de…

Dez 10, 2025 Economia

Natal e gestão inteligente: como manter presença, lucro…

Dez 09, 2025 Economia

Isenção do IR acompanhada de tributação de alta renda…

Dez 08, 2025 Economia

As redes sociais estão levando o público ao consumo…

Dez 05, 2025 Economia

O que Nova York pode ensinar sobre o futuro do mercado…

Dez 04, 2025 Economia

Novo sistema tributário expõe fragilidade de sucessões…

Dez 03, 2025 Economia

Pix anuncia recorde histórico de transações na Black…

Dez 02, 2025 Economia

13º salário evidencia a importância de tomar decisões…

Dez 01, 2025 Economia

Varejo acelera neste fim de ano e shoppings projetam…

Mais ECONOMIA>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version