SEGS Portal Nacional

Economia

Fundos Imobiliários em alta: o que são e como começar a investir?

  • Quinta, 17 Fevereiro 2022 10:42
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Clarisse Florentino
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

*Por Ale Boiani, CEO, fundadora e Sócia do 360iGroup

O mercado de fundos imobiliários é bastante recente no Brasil, apesar de os brasileiros sempre olharem o "imóveis" como uma opção bastante tradicional de investimento. Os 'FIIs', como também são chamados, começaram a ser desenvolvidos em 1993, são listados em nossa bolsa de valores, a B3, e são considerados renda variável. Este tipo de investimento é composto no modelo de um "condomínio fechado", dividido em cotas, e é considerado uma opção menos burocrática de se investir em imóveis.

Mas como investir nesses fundos? Existem alguns tipos de fundos imobiliários e quero detalhar um pouco os fundos “de tijolo” e os fundos “de papel”. Nos fundos de tijolo, o fundo é dono dos imóveis diretamente, e geralmente tem na carteira prédios, galpões, shoppings, hospitais e faculdades, por exemplo. Ao comprar cotas destes fundos, o investidor recebe dividendos mensais, como se fosse um pedaço do aluguel, sem tributação. Além de obter uma liquidez mais rápida, redução de taxas e contar com gestores especializados no assunto na linha de frente do fundo - já que é ele que compra e administra estes imóveis de maneira profissional - o investidor ainda conta com o benefício de não precisar avaliar diretamente a qualidade dos imóveis.

Para quem está começando, pode iniciar com valores muito menores do que se comprasse o imovel diretamente, e, ao invés de disponibilizar milhões na compra do imovel inteiro, já que participa com uma parte do investimento.

A rentabilidade deste tipo de investimento é proporcional à parte de aluguel, mas sem custos de manutenção do imóvel ou dores de cabeça com o inquilino - além de o investidor conseguir diversificar em vários tipos de imóveis e não precisar custear impostos mensais por esta renda. Já no caso dos fundos de papel, a diferença é que ao invés de comprar os imóveis, o fundo empresta dinheiro para empresas do setor imobiliário por meio de uma taxa de juros pré-acordada.

Com o aumento da taxa de juros brasileira para 10,75%, assim como inflação, visto que no ano passado fechamos o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) em 2 dígitos, a rentabilidade tende a ser mais alta e apresenta menos volatilidade.

Atualmente a maior parte dos fundos não está entregando ganho de capital, que seria vender com preço da cota acima do valor comprado, mas tem entregado dividendos superiores ao que o investidor receberia se tivesse um imóvel alugado.

Vale pontuar que o fundo imobiliário é um investimento de médio e longo prazo. E, assim como não se compra um apartamento para vender no dia seguinte, o ideal é que o fundo imobiliário seja um percentual da carteira de médio e longo prazo, pensando no futuro e considerando o perfil de risco do investidor, sendo indispensável contar com o auxílio e entendimento de um profissional especializado em investimentos.

*Ale Boiani é CEO, gestora e fundadora do grupo financeiro 360iGroup, fundado há 11 anos e que tem cinco linhas diferentes de negócios nas áreas de seguros, finanças, investimentos e planejamento patrimonial, sucessório, tributário e fiscal. Com a profissional, que possui experiência de mais de 20 anos na área na linha de frente, a companhia soma 1,3 bilhão sob administração e mais de 2.500 pessoas capacitadas.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+ECONOMIA ::

Dez 22, 2025 Economia

Compra do imóvel próprio exige planejamento do…

Dez 19, 2025 Economia

O que as bandeiras tarifárias de 2025 ensinam sobre o…

Dez 18, 2025 Economia

Como usar o 13º salário de maneira inteligente?

Dez 17, 2025 Economia

Stablecoins ganham força nas compras internacionais…

Dez 16, 2025 Economia

5 previsões que podem movimentar o mercado cripto em…

Dez 15, 2025 Economia

4 medidas que empresas precisam adotar já para evitar…

Dez 12, 2025 Economia

5 dicas para investir bem com a Selic mantida em 15%

Dez 11, 2025 Economia

Monitoramento independente avança em meio ao salto de…

Dez 10, 2025 Economia

Natal e gestão inteligente: como manter presença, lucro…

Dez 09, 2025 Economia

Isenção do IR acompanhada de tributação de alta renda…

Dez 08, 2025 Economia

As redes sociais estão levando o público ao consumo…

Dez 05, 2025 Economia

O que Nova York pode ensinar sobre o futuro do mercado…

Dez 04, 2025 Economia

Novo sistema tributário expõe fragilidade de sucessões…

Dez 03, 2025 Economia

Pix anuncia recorde histórico de transações na Black…

Dez 02, 2025 Economia

13º salário evidencia a importância de tomar decisões…

Dez 01, 2025 Economia

Varejo acelera neste fim de ano e shoppings projetam…

Mais ECONOMIA>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version