SEGS Portal Nacional

Economia

Especialista avalia os cuidados, riscos e benefícios para quem investe ou quer começar a investir na Bolsa Valores

  • Terça, 15 Fevereiro 2022 11:15
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Rachel Wardi Lopez
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

Com visão inovadora, jovem de 23 anos de idade aborda o tema de forma simples, descontraída e acessível a todos

O mineiro Gustavo Hermont, um jovem de 23 anos de idade, investe em ações desde os 15. Com o passar dos anos, ele foi percebendo que investir é simples e, ao mesmo tempo, complexo: pode ser fácil entender o que deve ser feito, mas difícil executar. Na visão dele, toda oportunidade é um investimento em potencial, todos são investidores e podem também trabalhar para melhorar seus investimentos, buscando conhecimento real e, sobretudo, mudando a percepção e as ideias que têm. Por esse motivo, Hermont busca disseminar os cuidados, os riscos e os benefícios para quem já é um investidor ou para aquele que deseja investir na Bolsa de Valores, utilizando uma linguagem simples e didática.

Para o especialista em investimentos, a diversificação da carteira de investimentos é fundamental. “Dessa forma, é óbvio que a Bolsa de Valores deve fazer parte da elaboração da carteira do investidor. Contudo, é preciso ter muita atenção na hora de fazer essa construção de carteira. Primeiramente, é de suma importância a compreensão do risco que é adicionado ao portfólio do investidor ao passo que ele aumenta sua posição na Bolsa de Valores. Para ser certeiro na escolha, é preciso que o investidor interprete individualmente qual é seu perfil de risco. Esse processo deve ser elaborado de maneira criteriosa junto a um especialista ou até mesmo junto a uma corretora de valores durante a abertura de conta, que, obrigatoriamente, passa pelo teste de suitability. Esse processo visa justamente descobrir o perfil de risco utilizando de base a resposta do cliente a certas perguntas”, comenta.

Os motivos que fazem os investidores entrarem na Bolsa de Valores podem apresentar um risco extra. “O que é comum no nosso dia a dia é ver que muitas pessoas buscam informações sobre a Bolsa de Valores simplesmente porque o rendimento de produtos tradicionais, como CDBs e LCIs, não estão lhe agradando. Entretanto, essa variação nos rendimentos dos produtos tradicionais da renda fixa normalmente está atrelada ao CDI, que é uma taxa muito próxima à taxa básica de juros da nossa economia. Sendo assim, é natural que essa oscilação ocorra também nos rendimentos de renda fixa. O que não pode existir é uma mudança drástica da estratégia de investimentos, motivada, unicamente, por um decréscimo da rentabilidade da sua carteira. Essa variação faz parte da vida de qualquer investidor de sucesso”, alerta o especialista.

Gustavo Hermont é autor do livro "Fundamentalmente: lições indispensáveis para investidores de sucesso", que busca explicar, de uma maneira mais descontraída e didática, a Bolsa de Valores. Com uma visão jovem e apurada sobre o tema, a obra percorre diversos temas, como análise financeira, gestão de risco da carteira de investimentos e seleção de ações.

Mercado

Segundo dados divulgados pela B3, a bolsa do Brasil atingiu, no mês de outubro de 2021, a marca histórica de 4 milhões de contas de pessoas físicas em renda variável. Com 1,1 milhão de contas de mulheres e 2,9 milhões de homens, o valor em custódia da pessoa física era de R$ 490 bilhões. O número representa a quantidade de contas abertas por pessoas físicas em cada corretora no Brasil – já o número de CPFs únicos é de 3,4 milhões, pois uma mesma pessoa pode ter conta em diversas corretoras.

Os dados confirmam que a maior parte dos novos investidores (48%) entra no mercado de equities na faixa de 25 a 39 anos. A faixa entre 19 e 24 anos está na sequência, com 24% dos novos investidores. Apontam também que o número de investidores em ações cresceu 26% na comparação entre setembro de 2020 e setetembro de 2021. Já os Fundos de Investimento Imobiliários (FIIs), Fundos de índices (ETFs) e Brazilian Depositary Receipt (BDRs) subiram 40%, 96% e 1.414%, respectivamente, na comparação com o mesmo período.

Sobre o especialista

Gustavo Hermont é certificado como especialista em investimentos, formado em Administração de Empresas e investe em ações desde os 15 anos de idade. Apaixonado por negócios e investimentos, criou um blog e um canal no YouTube, ambos com o mesmo nome, ‘Investidor sem grife’, com o intuito de disseminar a educação financeira de uma forma intuitiva. Em um setor no qual tudo sempre foi tratado de maneira exageradamente séria, o objetivo foi mudar essa dinâmica. O blog hoje conta com mais de 250 mil acessos e o nome mostra claramente a crença do escritor de que todos podem investir melhor.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+ECONOMIA ::

Dez 22, 2025 Economia

Compra do imóvel próprio exige planejamento do…

Dez 19, 2025 Economia

O que as bandeiras tarifárias de 2025 ensinam sobre o…

Dez 18, 2025 Economia

Como usar o 13º salário de maneira inteligente?

Dez 17, 2025 Economia

Stablecoins ganham força nas compras internacionais…

Dez 16, 2025 Economia

5 previsões que podem movimentar o mercado cripto em…

Dez 15, 2025 Economia

4 medidas que empresas precisam adotar já para evitar…

Dez 12, 2025 Economia

5 dicas para investir bem com a Selic mantida em 15%

Dez 11, 2025 Economia

Monitoramento independente avança em meio ao salto de…

Dez 10, 2025 Economia

Natal e gestão inteligente: como manter presença, lucro…

Dez 09, 2025 Economia

Isenção do IR acompanhada de tributação de alta renda…

Dez 08, 2025 Economia

As redes sociais estão levando o público ao consumo…

Dez 05, 2025 Economia

O que Nova York pode ensinar sobre o futuro do mercado…

Dez 04, 2025 Economia

Novo sistema tributário expõe fragilidade de sucessões…

Dez 03, 2025 Economia

Pix anuncia recorde histórico de transações na Black…

Dez 02, 2025 Economia

13º salário evidencia a importância de tomar decisões…

Dez 01, 2025 Economia

Varejo acelera neste fim de ano e shoppings projetam…

Mais ECONOMIA>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version