SEGS Portal Nacional

Economia

Indicador da Boa Vista de Movimento do Comércio recua em dezembro e fecha o ano no campo negativo

  • Quarta, 02 Fevereiro 2022 10:06
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Liliana Liberato
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

Houve queda de 4,8% contra dezembro de 2020, segundo números da empresa

O indicador antecedente da Boa Vista de Movimento do Comércio, que acompanha o desempenho das vendas no varejo em todo território nacional, encerrou o ano de 2021 com queda de 0,5% na comparação com o ano anterior. Na comparação mensal dos dados dessazonalizados o indicador apontou queda de 0,4% na passagem de novembro para dezembro. No mesmo sentido, na comparação interanual o índice diminuiu em 4,8%, contribuindo para a queda do resultado acumulado no ano.

Apesar das datas festivas em dezembro, que costumam movimentar as vendas no varejo, desta vez consumidores e comerciantes se depararam com um ambiente menos amistoso com a situação atual. A falta de confiança, que fez com que os consumidores se mantivessem cautelosos em dezembro, deriva do fato da renda do trabalho ter esbarrado numa inflação alta e resistente, mesmo com a elevação na taxa de juros, algo que encareceu o crédito e, provavelmente, também diminuiu sua contribuição no varejo.

Inflação e juros, por sinal, foram peças fundamentais nesse processo, além do fim do Auxílio Emergencial, que sustentou boa parte do consumo em 2020 bem como em 2021, ainda que seu alcance fosse menor. Neste cenário, o programa de vacinação e a reabertura total da economia foram muito importantes, mas não suficientes para levar o varejo ao campo positivo em 2021, encerrando o ano 7,3% abaixo do nível pré-pandemia.

Para 2022 o cenário não é muito diferente: os juros tendem a subir um pouco mais e mesmo que seja esperada uma desaceleração na inflação, as projeções mais recentes apontam para um número ainda acima do teto da meta de inflação para este ano, que é de 5,00%. Um fator que poderia ditar um novo rumo para o varejo este ano seria o mercado de trabalho, que vem apresentando números melhores, mas que passam longe de convencer um mercado pouco otimista com a economia brasileira.

Metodologia

O indicador Movimento do Comércio é elaborado a partir da quantidade de consultas à base de dados da Boa Vista por empresas do setor varejista. As séries têm como base a média de 2011 = 100, e passam por ajuste sazonal para avaliação da variação mensal. A partir de janeiro de 2014, houve atualização dos fatores sazonais e reelaboração das séries dessazonalizadas, utilizando o filtro sazonal X-12 ARIMA, disponibilizado pelo US Census Bureau.

SOBRE A BOA VISTA

A Boa Vista, empresa brasileira de inteligência analítica, foi criada em 2010 a partir do SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), o primeiro banco de dados do país, consolidando-se como referência no apoio à tomada de decisão em todas as fases do ciclo de negócio.

É precursora do Cadastro Positivo e no propósito de incluir consumidores no mercado de crédito, apoiando-os na construção de um relacionamento sustentável com as empresas credoras, por meio da disponibilização de informações de educação financeira e serviços gratuitos em seus canais oficiais como o site www.consumidorpositivo.com.br e o app Boa Vista Consumidor Positivo.

A empresa tem por princípio a segurança e a privacidade dos dados e suas soluções estão 100% em conformidade com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), tendo sido reconhecida como a primeira do segmento financeiro e de gestão de bancos de dados a obter a certificação ISO 27701, norma internacional referente à segurança e privacidade da informação.

Em 2020, a Boa Vista tornou-se a primeira empresa de capital aberto em seu segmento, dando início à uma estratégia de crescimento por meio de aquisições de empresas com as mesmas características na aplicação de inteligência analítica às suas soluções, como a Acordo Certo – especialista em recuperação de crédito – e a Konduto, autoridade em antifraude para e-commerce e pagamentos digitais. Em 2021, também de forma pioneira, lançou o CEA (Centro de Excelência em Analytics), levando a empresa para a fronteira do conhecimento no desenvolvimento de algoritmos de alta performance.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+ECONOMIA ::

Abr 24, 2026 Economia

O conforto da renda fixa custa caro ao investidor de…

Abr 23, 2026 Economia

Geração Z lidera intenção de compra de imóveis no Brasil

Abr 22, 2026 Economia

Investimentos no exterior exigem atenção redobrada na…

Abr 17, 2026 Economia

Erro na declaração de imóveis no Imposto de Renda pode…

Abr 15, 2026 Economia

Importação antecipada redefine estratégia do varejo…

Abr 15, 2026 Economia

Stablecoins e empresas: uma love story

Abr 14, 2026 Economia

Dívida das famílias atinge 49,7% da renda e limita…

Abr 13, 2026 Economia

Novas regras devem simplificar a regularização de…

Abr 10, 2026 Economia

CVM acolhe pedido da OnilX para definir que efeitos de…

Abr 09, 2026 Economia

IR 2026 já está em andamento: por que empresários no…

Abr 08, 2026 Economia

O que explica a alta da Bolsa mesmo com a guerra?

Abr 07, 2026 Economia

Faturamento alto e lucro baixo expõe falhas na gestão…

Abr 06, 2026 Economia

Homens devem 30% a mais que as mulheres , mostra índice

Abr 02, 2026 Economia

Compra do primeiro imóvel deve movimentar R$ 375…

Abr 01, 2026 Economia

Valorização de 6,52% em 2025, preço dos imóveis no…

Mar 31, 2026 Economia

Crédito com garantia de imóvel avança e atrai novos…

Mais ECONOMIA>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version