SEGS Portal Nacional

Economia

Maiores de 65 anos começam a comprar online e se tornam os principais consumidores do mercado de luxo

  • Terça, 21 Dezembro 2021 10:44
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Bárbara Nogueira
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

84% dos Baby Boomers preferiam comprar em lojas físicas pré-pandemia; agora, são os que mais compram online

O mercado de luxo, que contava com a maior parte das vendas em lojas físicas de grandes marcas, entrou expressivamente no meio digital, acompanhando as tendências globais. O distanciamento social fez com que os canais de compras online aumentassem nesse segmento e transformou as preferências desses consumidores, que sempre prezaram por atendimento exclusivo e personalizado, conforme aponta estudo da Infobip, plataforma global de comunicação omnichannel.

No Brasil, o varejo de luxo teve crescimento de 51,74% em setembro de 2021, em relação ao mesmo período do ano passado, e estima-se que este mercado cresça 3% até 2025, segundo os dados da Associação Brasileira das Empresas de Luxo (Abrael). Ao mesmo tempo em que o mercado está aquecido no país, há grupos geracionais que estão dominando as compras no setor e precisam das adaptações digitais das marcas.

O principal grupo de consumidores, conforme aponta o estudo, são aqueles com 65 anos ou mais (Baby Boomers). Por mais que não estivessem convencidos da utilização das plataformas e-commerce antes da pandemia de COVID-19, esse grupo gastou 49% a mais nesse tipo de compras digitais em 2020, em comparação a 2019.

Craig Charles Webster, Head de Marketing LATAM da Infobip, comenta que “a tendência é que a prática continue mesmo após a pandemia, pois os Baby Boomers entenderam a facilidade do digital. Considerando que eles não são nativos digitais, as marcas precisam mudar a maneira como se comunicam com esses públicos e implementar estratégias de soluções digitais que contemplem a todos e estejam disponíveis em diversos canais, como WhatsApp, aplicativos, redes sociais, telefone e e-mail”.

Enquanto as gerações mais velhas entraram em um contexto totalmente novo de compras e experiências online, as gerações mais jovens também mudaram seus hábitos e expectativas na esteira da pandemia. De acordo com os dados da Infobip, 70% dos Millennials ficam felizes em permitir que os varejistas rastreiem seu histórico de navegação se receberem uma experiência personalizada da marca. Nesse sentido, esse público recorre ao luxo da experiência ao invés do produto em si.

Webster ainda afirma que “com o uso e ascensão do digital, a indústria precisará proporcionar experiências phygital a esses consumidores, ou seja, a excelência no atendimento ao cliente precisa estar presente tanto fisicamente quanto virtualmente. O que acontece no virtual é que, muitas vezes, as empresas não se preocupam com a personalização e exclusividade, um dos pontos mais importantes para conquistar a clientela de luxo”.

O mercado varejista de luxo, que antes gerava de 20 a 30% de toda sua receita em viagens dos consumidores, teve grandes transformações após os novos comportamentos que foram motivados pelo distanciamento social. Nesse contexto, novas oportunidades para o varejo de moda surgiram, uma vez que esse consumidor aumentou as compras de roupas de lazer de luxo.

Com o aumento das vendas de final do ano, espera-se um crescimento de 7% a 9% em relação ao ano passado, segundo projeções da Deloitte. Nesse sentido, o mercado de luxo pode continuar se destacando nos nichos de moda e bens pessoais, acompanhado das tendências digitais, que estão ajudando a personalizar as vendas e o atendimento a esse consumidor exigente.

Sobre a Infobip

A lnfobip é uma plataforma de comunicação global que conecta negócios a experiências de consumo inovadoras em escala em todas as etapas da jornada do consumidor, fazendo uso dos canais favoritos de cada cliente. A empresa tem soluções próprias de atendimento ao cliente e chatbots, com tecnologias escaláveis na nuvem, além de trabalhar com os principais aplicativos de mensageria do mercado, tais como WhatsApp, RCS, SMS e Facebook Messenger. Possui escritórios em seis continentes e tem parcerias estratégicas com os maiores grupos de telecomunicações que garantem integração e entregas perfeitas. Sempre buscando inovar, a Infobip promove uma filosofia que coloca o negócio do cliente em primeiro lugar. Somos um provedor de confiança para milhares de clientes em todos os cantos do mundo. Trabalhamos localmente em 190 países, com mais de 600 operadoras parceiras, para obter ainda mais conhecimento sobre os mercados de mensageria.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+ECONOMIA ::

Dez 19, 2025 Economia

O que as bandeiras tarifárias de 2025 ensinam sobre o…

Dez 18, 2025 Economia

Como usar o 13º salário de maneira inteligente?

Dez 17, 2025 Economia

Stablecoins ganham força nas compras internacionais…

Dez 16, 2025 Economia

5 previsões que podem movimentar o mercado cripto em…

Dez 15, 2025 Economia

4 medidas que empresas precisam adotar já para evitar…

Dez 12, 2025 Economia

5 dicas para investir bem com a Selic mantida em 15%

Dez 11, 2025 Economia

Monitoramento independente avança em meio ao salto de…

Dez 10, 2025 Economia

Natal e gestão inteligente: como manter presença, lucro…

Dez 09, 2025 Economia

Isenção do IR acompanhada de tributação de alta renda…

Dez 08, 2025 Economia

As redes sociais estão levando o público ao consumo…

Dez 05, 2025 Economia

O que Nova York pode ensinar sobre o futuro do mercado…

Dez 04, 2025 Economia

Novo sistema tributário expõe fragilidade de sucessões…

Dez 03, 2025 Economia

Pix anuncia recorde histórico de transações na Black…

Dez 02, 2025 Economia

13º salário evidencia a importância de tomar decisões…

Dez 01, 2025 Economia

Varejo acelera neste fim de ano e shoppings projetam…

Nov 28, 2025 Economia

Reforma Tributária: diferenças regionais na…

Mais ECONOMIA>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version