SEGS Portal Nacional

Economia

Fusões & Aquisições cross-border têm crescimento mundial de 98% e devem seguir em alta em 2022, segundo especialista

  • Sexta, 17 Dezembro 2021 10:12
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Karina Bernardi
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

Bom desempenho mundial também reflete no mercado latino-americano e no Brasil, principal operador de M&A da região.

As transações de Fusões & Aquisições de empresas entre países (cross-border) cresceram 98% em escala global, entre janeiro e outubro deste ano, em relação ao mesmo período do ano passado. Os dados são da Retivit, plataforma de pesquisa de mercado financeiro, e demonstram o maior volume da série histórica, desde 1980. E os bons resultados observados em nível mundial também se refletem na América Latina e, sobretudo no Brasil, responsável pela maioria das transações de M&A da região.

O economista britânico Adam Patterson, especialista em M&A cross-border e sócio da Redirection International, empresa especializada em assessoria de Fusões & Aquisições, destaca que as operações cross-border representam cerca de 30% de todas as transações registradas no Brasil e devem fechar 2021 com um crescimento de 20%, segundo levantamento do portal Fusões & Aquisições. Ainda de acordo com o portal, esse tipo de operação teve um valor médio de R$ 140 bilhões entre 2017 e 2020, no Brasil.

“Os deals mundiais de M&A chegaram a este patamar impulsionados principalmente pela recuperação econômica após o período mais crítico da pandemia de Covid-19, as baixas taxas de juros e os valores recordes de caixa disponíveis para as empresas e fundos de investimento gastarem em aquisições. A tendência é que em 2022 esse mercado siga aquecido. O câmbio atrativo facilita a procura por opções de investimentos, com isso o Brasil pode contribuir de forma significativa com o montante global de ofertas públicas iniciais (IPOs), transações e volumes de negócios no início do próximo ano”, analisa Patterson.

Principais setores que podem atrair investimentos estrangeiros

O especialista ainda destaca que o setor financeiro, de e-commerce, de tecnologia, da educação, do varejo de consumo e o setor imobiliário são os que mais podem se beneficiar das operações de Fusões & Aquisições cross-border na região.

Outro fator que beneficia as empresas brasileiras neste contexto, segundo Adam Patterson, é que ainda não se observa nenhuma influência das incertezas do cenário político de 2022, ano de eleições, nas operações cross-border.

“Nossa avaliação é que o atual momento do mercado é positivo e otimista para a continuidade dos negócios internacionais de M&A no Brasil. Desafios existem, mas também trazem oportunidades. O Brasil é um mercado muito grande para ser ignorado por empresas globalmente integradas que buscam novos fluxos de crescimento. As empresas brasileiras também estão bem capitalizadas e buscam cada vez mais oportunidades internacionais”, destaca.

Transações cross-border requerem planejamento e conhecimento técnico

Em um ambiente favorável como este, os empresários precisam estar atentos às oportunidades, porém é necessário pesar os riscos e as recompensas de se envolver nesses empreendimentos. “O mercado de M&A cross-border pode ser intimidador em um primeiro momento, porque está repleto de regulamentações estrangeiras, costumes desconhecidos e exposto a falhas de comunicação, porém, as Fusões & Aquisições internacionais se apresentam como uma forma de obter acesso rápido a novos mercados, clientes e tecnologia, por isso são tão atraentes”, explica Adam Patterson.

Neste sentido, contar com o auxílio de assessoria especializada é fundamental, com profissionais que conheçam bem o mercado e as normas de cada país. “Cerca de um terço das nossas transações envolvem empresas internacionais comprando empresas brasileiras ou empresas locais comprando ativos globais. Esse tipo de operação requer cautela e conhecimento técnico e depende de planejamento e análise criteriosa para cada caso”, destaca Adam Patterson.

De acordo com o especialista, no caso dos investimentos estrangeiros em empresas brasileiras, esta análise é ainda mais complexa, pois requer um profundo conhecimento do ambiente e da cultura local de negócios. “Isso inclui os custos diretos e indiretos relacionados à distribuição, procedimentos governamentais, benefícios trabalhistas, leis ambientais e estrutura tributária, por exemplo, o chamado Custo Brasil”, explica.

Sobre a Redirection

A Redirection é uma consultoria especializada em assessoria de Fusões & Aquisições para empresas locais e internacionais do middle market. Possui uma grande experiência em transações cross-border, com equipe atuante diretamente no Brasil, América Latina, Estados Unidos e Reino Unido. É membro da ACG e, também desenvolve uma rede de parceiros selecionados em todos os principais setores de negócios e regiões do mundo.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+ECONOMIA ::

Mar 10, 2026 Economia

Renda passiva com imóveis exige conta fechada e não…

Mar 09, 2026 Economia

Na hora de escolher o imóvel, a palavra final é delas

Mar 06, 2026 Economia

Contribuintes podem destinar parte do Imposto de Renda…

Mar 05, 2026 Economia

Ano eleitoral pede planejamento financeiro rigoroso e…

Mar 04, 2026 Economia

Custos invisíveis de produção desafiam rentabilidade da…

Mar 03, 2026 Economia

Recuperação judicial é alternativa estratégica para o…

Mar 02, 2026 Economia

A Reforma Tributária e as negociações sindicais: como…

Fev 27, 2026 Economia

Malha fina: veja os erros mais comuns no Imposto de…

Fev 27, 2026 Economia

Pagamento por Pix no ponto de venda: praticidade no…

Fev 26, 2026 Economia

Tarifaço global entra em 2026, pressiona o comércio…

Fev 25, 2026 Economia

Queda de 1 ponto no juro do financiamento imobiliário…

Fev 24, 2026 Economia

Planejamento tributário inadequado aumenta riscos e…

Fev 23, 2026 Economia

Você sabe como fica a rotina do empreendedor com a…

Fev 20, 2026 Economia

Da teoria à prática: como a Reforma Tributária deve…

Fev 19, 2026 Economia

Mercado de financiamento de litígios chega a US$ 20…

Fev 18, 2026 Economia

Reforma Tributária muda regras do aluguel e aumenta…

Mais ECONOMIA>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version