SEGS Portal Nacional

Economia

5 meios de pagamentos digitais para o varejo ficar de olho em 2022, segundo a Certsys

  • Sexta, 17 Dezembro 2021 18:20
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Raphael Mathias
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

Anete Lusina / Pexels

De superapps a pagamentos por voz, companhia de TI, especialista em inovação e transformação digital, aponta as tendências mais quente para aprimorar a experiência do cliente na hora de pagar a conta

Melhorar a jornada de consumo do cliente, superapps, open banking, mobile wallets e pagamento por voz. Estas serão as tendências mais quentes para o varejo brasileiro ficar de olho no próximo ano quando o assunto for propiciar novas vias de pagamento ao consumidor, segundo a Certsys, companhia de TI, especialista em inovação e transformação digital.

“Todos sairão ganhando! Para as empresas trará a possibilidade de realizar transações com agilidade, além de alavancar a competitividade no mercado. Já para o consumidor, fora o quesito facilidade, essas novas frentes promoverão a inclusão e o poder de compra, já que mais gente estará pronta para o consumo”, explica Wander Cunha, Chief Revenue Office (CRO) da Certsys.

Um estudo realizado em conjunto pelas consultorias PwC e Strategy&, aponta que o número de transações sem dinheiro em espécie na América Latina deve aumentar em 52% até 2025 e, depois, em 48% até 2030. Acrescido a este cenário, tem o fato da pandemia do coronavírus alterar a forma com que os brasileiros pagam as suas compras.

“A digitalização reduz a passos largos o uso de cheques e dinheiro em espécie, que são ineficientes, tem maiores riscos de fraudes e furtos, e demandam estruturas onerosas de segurança física e transporte de dinheiro. Em 2022, o varejo terá essa consciência de maneira prática, excluindo estes e outros gargalos que tracionam o onboarding do stakeholder”, completa Cunha.

De acordo com a Certsys, os cinco principais meios de pagamento serão:

1-) Unificação da jornada do cliente

Um único gateway de pagamentos inteligente e uma experiência do cliente integrando o online com o offline de forma fluida e eficiente. Esta proposta é uma evolução que traz diversos ganhos de eficiência e produtividade ao mesmo tempo que fideliza os clientes. Porém, ainda não vê este nível de integração com frequência no varejo. Lembrando que 75% dos millenials estão dispostos a pagar mais por melhores experiências, segundo dados da PwC. Ou seja, quanto mais ágil a experiência maior será o encanto do consumidor pela marca/empresa.

2-) A popularização do pagamento por super aplicativos como o WhatsApp

Atrelado a uma interação por inteligência artificial eficiente, isto pode transformar a experiência de pagamento do cliente antes, durante e depois. Desenvolver aplicações focadas nesses super aplicativos pode ser de suma importância para atração de consumidores no futuro.

3-) Open banking

Permitirá a criação de fintechs ainda mais poderosas, que poderão analisar o cliente, resolver o crédito, realizar créditos de fidelidade e processar o pagamento em uma mesma operação. É muito importante entender e prever como será o ecossistema de empresas que será criado com a disseminação do open banking. Parcerias corretas também podem gerar um impacto direto em resultados.

4-) Mobile wallets

Já presentes no mercado, em 2022, este modelo expandirá em funcionalidades. Private Labels de wallets podem trazer novas oportunidades para fidelização e exploração de serviços financeiros. Neste caso poderá integrar a mobile wallet com os sistemas de loja e do e-commerce para transações imersivas, envolvendo pagamentos, cash-backs e formas de crédito inovadoras.

5-) Pagamento por voz

Outro tipo de biometria que ficará cada vez mais viável nos próximos anos, melhorando a experiência e reduzindo o volume de fraudes.

Sobre a Certsys

A transformação digital deve ser contínua e baseada em pessoas para gerar resultados efetivos aos negócios. Essa é a premissa da Certsys, que há 14 anos atua como consultora e parceira de estratégia de negócios digitais de grandes empresas dos setores financeiro, governamental, securitário, varejista, industrial, entre outros. Para apoiar na evolução dos negócios das companhias, oferece um portfólio com soluções de parceiros internacionais, além de criações customizadas desenvolvidas por seu laboratório de inovação nas áreas de Cloud, DevOps & Plataform, Data & Analytics, Hyperautomation & CX, Data Protection & Compliance. A Certsys atualmente emprega mais de 550 profissionais.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+ECONOMIA ::

Dez 19, 2025 Economia

O que as bandeiras tarifárias de 2025 ensinam sobre o…

Dez 18, 2025 Economia

Como usar o 13º salário de maneira inteligente?

Dez 17, 2025 Economia

Stablecoins ganham força nas compras internacionais…

Dez 16, 2025 Economia

5 previsões que podem movimentar o mercado cripto em…

Dez 15, 2025 Economia

4 medidas que empresas precisam adotar já para evitar…

Dez 12, 2025 Economia

5 dicas para investir bem com a Selic mantida em 15%

Dez 11, 2025 Economia

Monitoramento independente avança em meio ao salto de…

Dez 10, 2025 Economia

Natal e gestão inteligente: como manter presença, lucro…

Dez 09, 2025 Economia

Isenção do IR acompanhada de tributação de alta renda…

Dez 08, 2025 Economia

As redes sociais estão levando o público ao consumo…

Dez 05, 2025 Economia

O que Nova York pode ensinar sobre o futuro do mercado…

Dez 04, 2025 Economia

Novo sistema tributário expõe fragilidade de sucessões…

Dez 03, 2025 Economia

Pix anuncia recorde histórico de transações na Black…

Dez 02, 2025 Economia

13º salário evidencia a importância de tomar decisões…

Dez 01, 2025 Economia

Varejo acelera neste fim de ano e shoppings projetam…

Nov 28, 2025 Economia

Reforma Tributária: diferenças regionais na…

Mais ECONOMIA>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version