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Natal pode movimentar as vendas em até 5%

  • Quinta, 16 Dezembro 2021 07:47
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  LARISSA COSTA
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
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A tradição do brasileiro de “deixar tudo para a última hora” será mantida

A principal data do calendário comercial promete movimentar as vendas neste fim de ano. Para a alegria do comércio de Sorocaba e Votorantim, o Natal deve estimular o setor em até 5%.

Segundo pesquisa da Associação Comercial de Sorocaba, em parceria com a Athon – Ensino Superior, mesmo neste momento de indefinições e incertezas, provocados pelo surgimento da variante Ômicron, aliado com a elevação da inflação, que provocou um “esfriamento” na recuperação econômica, foi possível identificar que a maioria dos consumidores (65%) já se decidiram pelas compras de presentes. 20,4% ainda estão indecisos, percentuais praticamente iguais aos verificados em 2020.

Quanto ao local escolhido, 59,2% optará pelas compras online ou nas lojas dos shoppings e 36,7% no comércio do centro/bairros, um dado bem maior que os 15,2% verificados no ano passado, demonstrando que os consumidores estão retornando às lojas físicas.

A tradição do brasileiro de “deixar tudo para a última hora” será mantida. 76,6% dos entrevistados vão sair às compras somente na semana do Natal. “Este comportamento também é consequência do recebimento da segunda parcela de 13º salário, já que a maioria utilizou a 1ª parcela para o pagamento de dívidas”, avalia o economista Roque Camargo.

O estudo também apontou que 73,3% dos consumidores vão comprar três ou mais presentes, com valor médio de R$ 160 (em cada um). No total, estimam que as compras fiquem em torno de R$ 430, valor 77,4% maior do que o gasto no ano passado. A maioria dos ouvidos vão utilizar os cartões de crédito (59,2%) e de débito (26,7%) para o pagamento.

Em relação aos presentes, 75,8% vai presentear com itens de vestuário e/ou acessórios, seguido por lembrancinhas diversas (44,2%) e 36,7% brinquedos. Já 23,3% optará por alimentos e/ou bebidas.

Outra informação interessante que a pesquisa obteve é a intenção dos consumidores de pesquisarem os preços antes das compras, tendência já identificada em estudos realizados anteriormente.

Sobre a Associação

A ACSO, entidade de classe sem fins lucrativos, foi fundada em 20 de janeiro de 1922 e tem o objetivo de defender os interesses do setor do comércio e serviços de Sorocaba e Votorantim, além de representar seus associados em prol do desenvolvimento das cidades. O quadro associativo da entidade reúne empresários de todos os setores da economia.


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