SEGS Portal Nacional

Economia

FecomercioSP reúne setor privado e representantes do governo para elencar prioridades da Agenda Legislativa 2022

  • Segunda, 13 Dezembro 2021 10:35
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Adriana Gemignani
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

Entidade recebe a Frente Parlamentar do Livre Mercado para articular as mudanças estruturais prioritárias ao País nos próximos anos, com foco na desburocratização e na inovação do ambiente de negócios

Em evento, que reuniu representantes do varejo, da indústria e do turismo, a Frente Parlamentar do Livre Mercado (FPLM), o Instituto de Livre Mercado e autoridades públicas, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) apresentaram as propostas de mudanças estruturais que consideram prioritárias para o País nos próximos anos, a fim de viabilizar um verdadeiro projeto de desenvolvimento nacional. No encontro, promovido pela FecomercioSP, os setores público e privado discutiram a Agenda Legislativa de 2022, com foco nas ações de curto, médio e longo prazos a serem adotadas para a melhoria do ambiente de negócios.

Dentre as ações consideradas vitais para uma estruturação socioeconômica mais moderna, a Federação reafirmou ser imprescindível que o Brasil realize uma ampla Reforma Administrativa, antes mesmo da urgente e necessária simplificação das atuais regras tributárias. “Somente uma reforma que atinja todos os poderes e entes federativos trará impactos significativos e necessários para o dimensionamento da máquina pública”, afirmou Jaime Vasconcellos, assessor econômico da FecomercioSP. “É necessário que se desenhe o Estado que a Nação deseja e, depois, se construa o arcabouço para financiá-lo”, concluiu.

Durante o evento, Beatriz Nóbrega de Sá, secretária-executiva da FPLM, apresentou a Agenda 2022, plataforma criada pelo órgão para receber, dos setores produtivos, propostas e demandas com o objetivo de consolidar o Plano oficial da Frente para o Brasil 2022/2026, a ser lançado no próximo dia 15. “Nós temos de aproveitar o ano eleitoral para pensar o que queremos ver sendo perguntado nas eleições e, dentro disso, escolher cinco eixos propositivos que digam respeito à liberdade de mercado e tudo o que discutimos aqui”, comentou.

A respeito da Reforma Tributária, representantes do varejo destacaram, ainda, que as propostas atualmente debatidas nas casas legislativas acarretam aumento dos impostos para maioria dos contribuintes, bem como potencialização litigiosa e complexidade. “É o sentido completamento oposto ao que se propõe uma Reforma Tributária, que é redução de custo, simplificação, segurança jurídica e mais competitividade”, observou a gerente-executiva tributária da Via Varejo, Paula Bittencourt.

Outra preocupação manifestada pela FecomercioSP foi a falta de abertura comercial. Segundo o Banco Mundial, o fluxo de comércio brasileiro representa pouco mais de 25% do Produto Interno Bruto (PIB) do País, tornando-o uma das nações mais fechadas entre as economias no mundo. Na avaliação da Entidade, mais integração da economia nacional à mundial é o caminho para reduzir o Custo Brasil, além de aumentar a produtividade e a competitividade, beneficiando consumidores e setor produtivo.

A Federação também chamou a atenção para necessidade de o Brasil absorver conceitos e, principalmente, práticas que objetivem o amparo e o investimento para o desenvolvimento social, bem como o compromisso com a transparência e a gestão eficiente. Além disso, a adoção de ações para uma economia mais digital se torna cada vez mais necessária. “É latente um projeto nacional de absorção tecnológica e de capacitação à sociedade brasileira”, afirmou Vasconcellos.

Mariana Aldrigui, presidente do Conselho de Turismo (CT) FecomercioSP, destacou que o Brasil precisa se inspirar em boas e modernas práticas internacionais. De acordo com ela, a forte regulação do setor de turismo, especificamente, torna sua operacionalização extremamente cara. Atualmente, há o aumento das passagens aéreas, não apenas em razão da demanda reprimida pela pandemia, mas também da elevação do preço do combustível da aviação e da desvalorização do real. Se, por um lado, a desvalorização da moeda poderia ajudar a alavancar o turismo doméstico, por outro, são necessários investimentos em qualificação, infraestrutura e, principalmente, tecnologia.

“Nossa demanda é que as discussões sejam mais modernizadas, mais ágeis, porque tendo o País do tamanho que temos e um mercado igualmente grande, conseguimos distribuir geograficamente recursos e inovação por meio do turismo. E seria muito importante que nossas lideranças entendessem isso”, concluiu.

Sobre a FecomercioSP

Reúne líderes empresariais, especialistas e consultores para fomentar o desenvolvimento do empreendedorismo. Em conjunto com o governo, mobiliza-se pela desburocratização e pela modernização, desenvolve soluções, elabora pesquisas e disponibiliza conteúdo prático sobre as questões que impactam a vida do empreendedor. Representa 1,8 milhão de empresários, que respondem por quase 10% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro e geram em torno de 10 milhões de empregos.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+ECONOMIA ::

Dez 19, 2025 Economia

O que as bandeiras tarifárias de 2025 ensinam sobre o…

Dez 18, 2025 Economia

Como usar o 13º salário de maneira inteligente?

Dez 17, 2025 Economia

Stablecoins ganham força nas compras internacionais…

Dez 16, 2025 Economia

5 previsões que podem movimentar o mercado cripto em…

Dez 15, 2025 Economia

4 medidas que empresas precisam adotar já para evitar…

Dez 12, 2025 Economia

5 dicas para investir bem com a Selic mantida em 15%

Dez 11, 2025 Economia

Monitoramento independente avança em meio ao salto de…

Dez 10, 2025 Economia

Natal e gestão inteligente: como manter presença, lucro…

Dez 09, 2025 Economia

Isenção do IR acompanhada de tributação de alta renda…

Dez 08, 2025 Economia

As redes sociais estão levando o público ao consumo…

Dez 05, 2025 Economia

O que Nova York pode ensinar sobre o futuro do mercado…

Dez 04, 2025 Economia

Novo sistema tributário expõe fragilidade de sucessões…

Dez 03, 2025 Economia

Pix anuncia recorde histórico de transações na Black…

Dez 02, 2025 Economia

13º salário evidencia a importância de tomar decisões…

Dez 01, 2025 Economia

Varejo acelera neste fim de ano e shoppings projetam…

Nov 28, 2025 Economia

Reforma Tributária: diferenças regionais na…

Mais ECONOMIA>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version