SEGS Portal Nacional

Economia

63% dos bares e restaurantes ainda não retomaram as vendas da pré-pandemia; para 48%, recuperação pode levar até 3 anos

  • Sexta, 10 Dezembro 2021 12:40
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Nicole Barros
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

Nova pesquisa da série Covid-19 realizada pela Associação Nacional de Restaurantes (ANR), pela consultoria Galunion e pelo Instituto Foodservice Brasil (IFB) ouviu 560 empresas de todo o país, que representam mais de 15 mil estabelecimentos

Mesmo com a retomada do setor, bares, restaurantes, cafés e lanchonetes de todo o país ainda enfrentam muitas dificuldades para retomar o perfil de faturamento do período anterior à pandemia. Segundo a nova pesquisa da série Covid-19, realizada pela Associação Nacional de Restaurantes (ANR), pela consultoria Galunion, especializada no mercado food service, e pelo Instituto Foodservice Brasil (IFB), 63% das empresas ainda não recuperaram as vendas em relação à pré-pandemia, na comparação de outubro de 2021 com outubro de 2019. 37% afirmaram que superaram a receita no mesmo período.

A pesquisa foi realizada entre os dias 1º e 28 de novembro com 560 empresas de todo o país e de diversos perfis – de redes a independentes - que representam 15.512 lojas. 54% estão localizadas nas ruas e outras 21% em shoppings e centros comerciais. O nível de endividamento das empresas teve uma pequena melhora em relação a setembro. Na ocasião, 55% do setor se declarava endividado. Hoje, esse percentual caiu para 48%. A maior parte das dívidas, segundo 78% dos entrevistados, está nos bancos. 48% têm tributos em atraso. 48% afirmaram que levarão até 3 anos pagar seus débitos, mesmo índice da pesquisa anterior.

Para Fernando Blower, diretor executivo da ANR a pesquisa revela que a recuperação está apenas no início e o setor ainda tem um longo caminho a percorrer para um crescimento consistente. “A boa notícia é que temos uma pequena melhora de alguns indicadores, como o número de empresas endividadas. Mas o processo de recuperação será longo. E ainda vivemos momentos de muita apreensão com o aumento de casos de Covid-19 na Europa e a chegada dessa nova variante”, afirma Blower.

DESAFIOS E FATURAMENTO

A pesquisa quis saber também das empresas se os clientes voltaram a consumir como antes da pandemia. 47% disseram que não e 34% responderam afirmativamente. Outros 18% dos entrevistados representam lojas que foram abertas na pandemia. Um dos fatores que ajuda a explicar a situação atual do segmento é a quantidade de empresas que afirmaram operar com número de colaboradores abaixo do ideal: 69%.

Sobre trabalhos temporários de fim de ano, a maior parte das empresas – 53% - afirma que não irá contratar e outros 47% admitem que devem ampliar o quadro de colaboradores. Com o avanço da vacinação no segundo semestre e a abertura do setor sem restrições na maior parte do país, as empresas esperam faturar neste segundo semestre 39%, em média, acima do primeiro (período em houve novo lockdown em boa parte do país por causa da expansão da Covid-19, especialmente entre os meses de março e abril).

A respeito do faturamento total do ano, 53% das empresas afirmam que esperam terminar com aumento do lucro em relação a 2020. Outros 20% disseram que seguem em estabilidade e 17% com prejuízo. Em relação aos principais desafios para 2022 aparecem com destaque atrair novos cliente e crescer vendas (68%) e a inflação (64%). “O setor certamente terá que se equilibrar no ano que vem entre esses desafios de seguir a retomada, crescer e ainda ter que lidar com a inflação crescente. Seguiremos em um cenário de incertezas, tanto em relação à política como na macroeconomia. Mas há indicadores muito claros já sobre inflação e crescimento do país abaixo das expectativas em 2021 com o qual teremos que lidar”, afirma o diretor executivo da ANR, Fernando Blower.

Para Paulo Camargo, presidente do Instituto Foodservice Brasil (IFB), a pesquisa mostra uma retomada gradual do setor, porém, algumas áreas ainda precisam de atenção para retornarem ao estágio da pré-pandemia. “Um ponto relevante é a consolidação dos canais de vendas digitais no foodservice. A pandemia acelerou essa tendência e agora os operadores devem estar mais atentos a esse novo desafio nos próximos anos” complementa o executivo.

Segundo Simone Galante, CEO da Galunion e responsável pela pesquisa, 2022 começará como perspectivas mais positivas, embora haja ainda algumas incertezas. “Entre os eventos do final de 2021 e o carnaval, devemos sentir a retomada do turismo, a continuidade da vacinação e o retorno mais amplo ao trabalho presencial, incentivando não somente o consumo pelos encontros sociais, mas também do almoço de conveniência. Quem investe na comunicação digital e no atendimento cuidadoso seguirá com a preferência do consumidor. Mas ainda há a questão da inflação nos ingredientes chaves e as dívidas geradas pela pandemia, fatores que demandarão muito foco e gestão neste momento. O futuro pode reservar algumas soluções, cada vez mais baseadas em tecnologia, para as principais dores do setor. Como exemplo, vale pensar em questões como alterar o modelo que apresenta baixa capacitação, salários de entrada e tolerância de alto turnover, para um modelo operacional em que haja menos pessoas, porém com mais capacitação, melhor remuneração e mais tecnologia. Outro ponto crucial será a capacidade de inovar, trazendo sabores e experiências. E desta vez, a inovação certamente estará acompanhada por práticas de sustentabilidade, atenção à competitividade e valorização da saúde física e mental, para que as pessoas se sintam melhor e mais confiantes”, finaliza.

Sobre a ANR

A Associação Nacional de Restaurantes é uma entidade de âmbito nacional, que representa empresários e colaboradores do setor de food service em suas relações com os poderes públicos, entidades de classe e junto à sociedade em geral. Além disso, contribui para o desenvolvimento dos negócios do setor e auxilia na permanente capacitação de profissionais para o segmento. Os associados da ANR reúnem hoje mais de 9 mil pontos comerciais no Brasil, entre restaurantes independentes, franquias e grandes redes de alimentação.

Sobre a Galunion

Especializada no setor de alimentação, a empresa atua como uma catalisadora de conhecimento, networking e inovação. Os serviços são voltados para negócios e profissionais que atuam no mercado de Foodservice. Fundada e comandada pela CEO, Simone Galante, a Galunion atua em projetos de consultoria estratégica e de inovação, monitoramento de tendências, pesquisas, educação, roadshows, laboratório culinário e outros eventos para o mercado de alimentação preparada fora do lar. Realiza também estudos quantitativos e qualitativos em parcerias com renomadas entidades como a ABF (Associação Brasileira de Franchising) e a ANR (Associação Nacional de Restaurantes).

Sobre o Instituto Foodservice Brasil (IFB)

Criado por iniciativa de representantes das principais empresas do setor, o Instituto Foodservice Brasil representa a união da cadeia de valor: fabricantes, prestadores de serviços e operadores, que juntos buscam soluções para temas que impactam o mercado de alimentação fora do lar.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+ECONOMIA ::

Dez 19, 2025 Economia

O que as bandeiras tarifárias de 2025 ensinam sobre o…

Dez 18, 2025 Economia

Como usar o 13º salário de maneira inteligente?

Dez 17, 2025 Economia

Stablecoins ganham força nas compras internacionais…

Dez 16, 2025 Economia

5 previsões que podem movimentar o mercado cripto em…

Dez 15, 2025 Economia

4 medidas que empresas precisam adotar já para evitar…

Dez 12, 2025 Economia

5 dicas para investir bem com a Selic mantida em 15%

Dez 11, 2025 Economia

Monitoramento independente avança em meio ao salto de…

Dez 10, 2025 Economia

Natal e gestão inteligente: como manter presença, lucro…

Dez 09, 2025 Economia

Isenção do IR acompanhada de tributação de alta renda…

Dez 08, 2025 Economia

As redes sociais estão levando o público ao consumo…

Dez 05, 2025 Economia

O que Nova York pode ensinar sobre o futuro do mercado…

Dez 04, 2025 Economia

Novo sistema tributário expõe fragilidade de sucessões…

Dez 03, 2025 Economia

Pix anuncia recorde histórico de transações na Black…

Dez 02, 2025 Economia

13º salário evidencia a importância de tomar decisões…

Dez 01, 2025 Economia

Varejo acelera neste fim de ano e shoppings projetam…

Nov 28, 2025 Economia

Reforma Tributária: diferenças regionais na…

Mais ECONOMIA>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version