SEGS Portal Nacional

Economia

Análise Boa Vista - Vendas no varejo restrito caem pouco, 0,1%, entre os meses de outubro e setembro, mas registram fortequeda na comparação interanual, de 7,1%

  • Quinta, 09 Dezembro 2021 07:47
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Liliana Liberato
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

No ano, o resultado acumulado desacelerou de 3,8% para 2,6%.

08 de dezembro de 2021 - O volume de vendas no varejo restrito caiu 0,1% em outubro na comparação mensal dos dados dessazonalizados, de acordo com a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), do IBGE, divulgada nesta quarta-feira. O resultado contrariou as expectativas do mercado que apostavam numa alta de 0,7% no período. Dentre os destaques, as vendas foram puxadas para baixo pelos segmentos de “Super e hipermercados”, “Móveis e eletrodomésticos” e “Combustíveis e lubrificantes”, que operaram em queda de 0,6%, 0,5% e 0,3%, respectivamente. Já o segmento de “Tecidos, vestuário e calçados” amenizou o resultado após subir 0,6% no mesmo período. Na comparação interanual foi observada uma forte retração de 7,1% que contribuiu para a desaceleração dos resultados acumulados. No ano, o crescimento passou de 3,8% para 2,6%, mesma magnitude de crescimento observada em 12 meses acumulados.

Na avaliação dos economistas da Boa Vista, contudo, o resultado da pesquisa não foi surpresa, tanto que o seu indicador de Movimento do Comércio já havia antecipado o sentido dessas variações, com queda de 0,8% na comparação mensal e de 3,1% na comparação interanual.

Segundo os economistas da Boa Vista, mais do que essa queda no mês de outubro, é importante lembrar que para as pesquisas que estão por vir, referentes aos meses de novembro e dezembro, o cenário é quase o mesmo, mas com um agravante, o fim do Auxílio Emergencial, que foi um dos combustíveis do varejo ao longo dos últimos meses. Em contrapartida, há o Auxílio Brasil, que por mais importante que seja, chegará a um número muito menor de beneficiários, algo que certamente poderá impactar nas vendas de fim de ano. Soma-se a isso uma inflação, até aqui, resistente, juros em alta e renda em queda. Sem uma melhora significativa no mercado de trabalho, que também não deverá acontecer num espaço tão curto de tempo, dificilmente o varejo reverterá essa tendência de desaceleração e poderá encerrar o ano com crescimento próximo de 2%, não mais do que isso.

SOBRE A BOA VISTA

A Boa Vista, empresa brasileira de inteligência analítica, foi criada em 2010 a partir do SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), o primeiro banco de dados do país, consolidando-se como referência no apoio à tomada de decisão em todas as fases do ciclo de negócio.

É precursora do Cadastro Positivo e no propósito de incluir consumidores no mercado de crédito, apoiando-os na construção de um relacionamento sustentável com as empresas credoras, por meio da disponibilização de informações de educação financeira e serviços gratuitos em seus canais oficiais como o site www.consumidorpositivo.com.br e o app Boa Vista Consumidor Positivo.

A empresa tem por princípio a segurança e a privacidade dos dados e suas soluções estão 100% em conformidade com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), tendo sido reconhecida como a primeira do segmento financeiro e de gestão de bancos de dados a obter a certificação ISO 27701, norma internacional referente à segurança e privacidade da informação.

Em 2020, a Boa Vista tornou-se a primeira empresa de capital aberto em seu segmento, dando início à uma estratégia de crescimento por meio de aquisições de empresas com as mesmas características na aplicação de inteligência analítica às suas soluções, como a Acordo Certo – especialista em recuperação de crédito – e a Konduto, autoridade em antifraude para e-commerce e pagamentos digitais. Em 2021, também de forma pioneira, lançou o CEA (Centro de Excelência em Analytics), levando a empresa para a fronteira do conhecimento no desenvolvimento de algoritmos de alta performance.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+ECONOMIA ::

Dez 19, 2025 Economia

O que as bandeiras tarifárias de 2025 ensinam sobre o…

Dez 18, 2025 Economia

Como usar o 13º salário de maneira inteligente?

Dez 17, 2025 Economia

Stablecoins ganham força nas compras internacionais…

Dez 16, 2025 Economia

5 previsões que podem movimentar o mercado cripto em…

Dez 15, 2025 Economia

4 medidas que empresas precisam adotar já para evitar…

Dez 12, 2025 Economia

5 dicas para investir bem com a Selic mantida em 15%

Dez 11, 2025 Economia

Monitoramento independente avança em meio ao salto de…

Dez 10, 2025 Economia

Natal e gestão inteligente: como manter presença, lucro…

Dez 09, 2025 Economia

Isenção do IR acompanhada de tributação de alta renda…

Dez 08, 2025 Economia

As redes sociais estão levando o público ao consumo…

Dez 05, 2025 Economia

O que Nova York pode ensinar sobre o futuro do mercado…

Dez 04, 2025 Economia

Novo sistema tributário expõe fragilidade de sucessões…

Dez 03, 2025 Economia

Pix anuncia recorde histórico de transações na Black…

Dez 02, 2025 Economia

13º salário evidencia a importância de tomar decisões…

Dez 01, 2025 Economia

Varejo acelera neste fim de ano e shoppings projetam…

Nov 28, 2025 Economia

Reforma Tributária: diferenças regionais na…

Mais ECONOMIA>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version