O Que Significa Ter Uma Transição Energética Justa Na Prática?
Alice Amorim, Jesse Scott, Saliem Fakir e Luz González são os participantes do próximo webinar Economia Política da Transição Energética: Resultados da COP26
A consolidação da transição energética justa como uma das prioridades na COP 26, em Glasgow, aponta para a urgência e a importância dessa agenda. O acordo entre França, Alemanha, Reino Unido, EUA e União Europeia, em uma Cooperação Internacional, para a transição do carvão a uma energia limpa na África do Sul, apoiará os que dependem de empregos e de energia oriunda deste combustível fóssil.
Este é um dos primeiros compromissos da COP em que os países do Norte Global concordam em ajudar um país do Sul Global a empreender em uma transição justa, com uma economia sem carvão.
No Brasil, o debate ainda é incipiente, sem uma narrativa que endereça os trade-offs econômicos, climáticos e sociais do país, necessitando incluir estes aspectos nas discussões nacionais.
O Instituto E+ Transição Energética, em sua segunda edição da série de webinars Economia Política da Transição Energética no Brasil, visa abordar esses e outros aspectos desta agenda desafiadora, trazendo as perspectivas da Alemanha, África do Sul e Brasil.
Participantes:
Alice Amorim - Presidente do E+ Conselho e Humboldt Chancellor Fellow na Alemanha
Saliem Fakir - Diretor Executivo The African Climate Foundation
Jesse Scott - Diretora de Programas Internacionais da Agora Energiewende
Luz González - Assessora da Secretaria de Meio Ambiente da CUT
Data: 03/12/2021 (sexta-feira)
Horário: 10h-11h15 (Horário de Brasília) / 14h-15h15 (CET - Central European Time)
O evento será transmitido pelo canal do Instituto E+ Transição Energética no Youtube, com tradução simultânea em português e inglês.
Link para assistir:
Sobre o Instituto E+ Transição Energética
O Instituto E+ é um think tank independente que promove o amplo diálogo com representantes de todos os setores para pautar a transição energética brasileira como vetor para o crescimento econômico de baixo carbono. O E+ faz parte da rede International Network of Energy Transition Think Tanks (INETTT).
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>