SEGS Portal Nacional

Economia

Black Friday se aproxima e pede cuidado com cartões de crédito

  • Quinta, 25 Novembro 2021 08:18
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Daniel Neris
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

As maiores promoções do ano exigem atenção redobrada para evitar fraudes e roubos de dados bancários. Entenda como o CVC dinâmico pode proteger o consumidor.

Em fase de contagem regressiva para a Black Friday de 2021, que acontece dia 26 de novembro, os consumidores estão prestes a conferir as melhores ofertas do ano. Com a Cyber Monday programada para a segunda-feira logo após a Black Friday, temos um verdadeiro combo de ofertas que prometem encher os olhos sem esvaziar os bolsos. Porém, e as fraudes? Será que com os anos de experiência, já temos meios melhores de nos proteger de armadilhas?

Segundo o Procon-SP, órgão de defesa do consumidor do estado de São Paulo, ainda temos motivos para preocupação. Alguns golpes se repetem anualmente, como: maquiagem de preços e ofertas “milagrosas” e irreais; pedido cancelado pela empresa vendedora após a conclusão da compra; mudança de preço no carrinho ao finalizar a compra; produto ou serviço indisponível; frete abusivo; transações fraudulentas; e a falta da entrega ou atrasos. Em 2020, o Procon-SP registrou mais de 1.200 chamados sobre a Black Friday.

Observando as armadilhas mais frequentes, vemos que algumas podem ser mais graves do que as outras. Um pedido cancelado ou atrasado gera frustração no consumidor, e a insatisfação pode resultar em grandes consequências para o lojista. Entretanto, o que causa mais danos ao consumidor é, sem dúvida, o roubo de dados bancários.

Essa fraude, infelizmente, é uma das mais frequentes. Segundo uma pesquisa feita em conjunto pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e Sebrae, sabemos que o cartão de crédito é usado em 52% das compras online. Coincidentemente, a projeção do aumento do número de fraudes na Black Friday também é de um aumento de 52%, segundo a ClearSale.

Como proteger seus dados na Black Friday

Algumas dicas são básicas e devem ser praticadas sempre. Se certificar de que o site tem uma boa reputação, fugir de links suspeitos (principalmente enviados por mensagens) e usar uma conexão segura na hora das compras são exemplos de cuidados essenciais.

Quando falamos de pagamentos, uma das formas de garantir mais segurança é usar o cartão de crédito. Por mais que soe controverso diante do número de fraudes, o cartão ainda é a opção que permite mais facilidade na hora de recuperar os valores pagos em caso de necessidade.

Diferente do pagamento por boleto, transferência bancária ou PIX, o cartão de crédito pode ter transações canceladas com uma ligação para a operadora.

Outra vantagem em questão de segurança é a opção de usar o cartão virtual, que torna possível usar um número único com um limite pré-definido para cada operação. Nessa mesma linha, já existem cartões que oferecem um código de verificação que se altera automaticamente. Essa solução é chamada de CVC dinâmico.

CVC Dinâmico: a opção mais segura para aproveitar as ofertas

A principal informação para comprar online é o Código de Verificação de Cartão (CVC), que são os últimos três dígitos impressos na faixa de assinatura localizada no verso do cartão. Com esse dado, hackers são capazes de estourar o limite do cartão antes mesmo que o consumidor perceba.

O CVC dinâmico, utilizado pela DMCard em 100% dos cartões de crédito, é a solução que permite que o código seja gerado para uma compra e alterado a cada 99 segundos. Dessa forma, o consumidor tem total segurança utilizando um único cartão para compras físicas e online.

Para efetuar compras à distância com o CVC dinâmico, basta que o portador do DMCard Mastercard consulte esse código no aplicativo. Com isso, não há a necessidade de gerar um cartão virtual com número diferente em cada compra, o consumidor passa a contar com um único cartão totalmente seguro para pagamentos de compras físicas e online.

Pessoas mal-intencionadas não conseguem efetuar compras com um cartão de CVC dinâmico, mesmo que tenham o número do cartão. Essa tecnologia permite também que o cartão seja usado em compras recorrentes, como assinaturas mensais de jornais e streamings. É toda a praticidade de um cartão tradicional, porém com segurança absoluta para o consumidor, mesmo que a loja sofra um vazamento de dados.

O cartão físico DMCard Mastercard tem a segurança extra de não exibir o código CVC, gravado no plástico do cartão como os outros do setor. Isso faz parte de um dos métodos de segurança mais avançados.

“No Brasil, ele ainda é muito pouco utilizado e normalmente presente em categorias mais premium, acessíveis a uma parcela reduzida da população. No caso da DMCard, entregamos a mais avançada tecnologia em segurança a todos os usuários. Somos um dos únicos a ter esse modelo na categoria standard. Além de tudo isso, o cartão DMCard Mastercard já é liberado para uso internacional e os portadores contam com o atendimento ao cliente que é o melhor do país entre as instituições que oferecem produtos financeiros, de acordo com o ranking do portal ReclameAQUI”, explica Sandra Castello, Diretora de Marketing e Pessoas da DMCard.

Sobre o Grupo DMCard

A DMCard nasceu em 2002 como uma administradora de cartões de crédito private label (o cartão de loja), setor em que é líder de mercado e crescendo em média 35% ao ano, nos últimos nove anos, e ultrapassando a marca de 4,2 milhões de cartões emitidos e 1 milhão de cartões ativos. Atualmente, está presente em 3.620 pontos de venda espalhados por todo Brasil.

Desde 2019, começou a ampliar seu portfólio de produtos financeiros oferecendo cartão de crédito bandeirado, conta digital e linhas de empréstimo, passando por uma transição em seu modelo de negócio e, hoje, atua como um grupo de produtos financeiros voltados para a concessão de crédito.

Além disso, também tem se tornado especialista em inovações para o varejo por meio das mais avançadas tecnologias, a maioria delas por meio do desenvolvimento interno, e conta com um time de especialistas em ciência de dados para oferecer, cada vez mais, melhores produtos e serviços aos clientes.

Pessoas sempre foram prioridade na DMCard. A avaliação interna pelo E-NPS (Employee Net Promoter Score), indicador que mede o quanto os colaboradores classificam a empresa como um bom local para se trabalhar, alcançou um excelente resultado com índice 93 de satisfação. Além disso, na plataforma Glassdoor, a empresa está avaliada com a nota de 4,7 (em uma escala de zero a cinco), o que a posiciona em nota similar ou ainda mais alta do que as maiores e mais desejadas empregadoras do país.

Além do público interno, também conta com ótimos índices na satisfação dos clientes. A DMCard possui o selo RA1000 e com um índice de satisfação no atendimento pelo call center de 94 e NPS (Net Promoter Score) atual de 74, índices que mostram um compromisso em também oferecer o melhor serviço para nossos parceiros e clientes.

A DMCard se transformou em uma grande plataforma de serviços financeiros inclusivos. Para potencializar a capacidade de atendimento a seus clientes, sejam varejistas (B2B) ou consumidores finais (B2C), o grupo vem há alguns anos seguindo uma agenda de aquisições e investimentos.

Atualmente, entre as empresas do grupo estão a DMCard S.A, a DMCard SCD (produtos financeiros voltados para a concessão de crédito), DMCard Meios de Pagamento (credenciadora dos estabelecimentos), DMCard Securitizadora (voltada para a captação de recursos financeiros), DMCard Ltda e Infocards.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+ECONOMIA ::

Dez 19, 2025 Economia

O que as bandeiras tarifárias de 2025 ensinam sobre o…

Dez 18, 2025 Economia

Como usar o 13º salário de maneira inteligente?

Dez 17, 2025 Economia

Stablecoins ganham força nas compras internacionais…

Dez 16, 2025 Economia

5 previsões que podem movimentar o mercado cripto em…

Dez 15, 2025 Economia

4 medidas que empresas precisam adotar já para evitar…

Dez 12, 2025 Economia

5 dicas para investir bem com a Selic mantida em 15%

Dez 11, 2025 Economia

Monitoramento independente avança em meio ao salto de…

Dez 10, 2025 Economia

Natal e gestão inteligente: como manter presença, lucro…

Dez 09, 2025 Economia

Isenção do IR acompanhada de tributação de alta renda…

Dez 08, 2025 Economia

As redes sociais estão levando o público ao consumo…

Dez 05, 2025 Economia

O que Nova York pode ensinar sobre o futuro do mercado…

Dez 04, 2025 Economia

Novo sistema tributário expõe fragilidade de sucessões…

Dez 03, 2025 Economia

Pix anuncia recorde histórico de transações na Black…

Dez 02, 2025 Economia

13º salário evidencia a importância de tomar decisões…

Dez 01, 2025 Economia

Varejo acelera neste fim de ano e shoppings projetam…

Nov 28, 2025 Economia

Reforma Tributária: diferenças regionais na…

Mais ECONOMIA>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version