SEGS Portal Nacional

Economia

Oferta de cartões-presente facilita entrada de bancos e fintechs no varejo

  • Terça, 23 Novembro 2021 09:24
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Ingrid Felix
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

Solução pré-paga permite às instituições financeiras mais facilidade para diversificar as opções de produtos e serviços no marketplace e fidelizar clientes.

O movimento dos marketplace cresceu nos últimos anos, chegando a 51% do comércio eletrônico no país em 2020, segundo dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm). Bancos e fintechs têm mirado em oferecer mais vantagens e fidelizar clientes, indo além dos serviços financeiros e entregando mais facilidade na compra de produtos e serviços, em apenas um canal. Para isso, as soluções pré-pagas como os cartões-presente têm facilitado essa estratégia, por serem uma forma cômoda e segura para as transações.

Em um ambiente onde eram oferecidos apenas serviços financeiros como seguros e planos de previdência, agora é possível encontrar serviços de entretenimento, artigos esportivos, alimentação e jogos eletrônicos. A Blackhawk Network, líder global em soluções pré-pagas, está há dez anos no Brasil e atua no mercado de cartões-presente no formato físico e digital e está presente em mais de 6 mil lojas, 150 pontos de recarga nos principais e-commerces do país.

Para este ano, a Blackhawk Network Brasil prevê o faturamento em R$ 2 bilhões e cerca de R$ 4 bilhões no próximo, podendo chegar em R$ 6 bilhões em 2023. O Brasil representa cerca de 7% do faturamento global da empresa, que está estimado em U$ 26 bilhões para este ano. A empresa tem atuado para facilitar a integração de encontrar dentro de instituições financeiras, serviços de entretenimento, levando suas marcas parcerias para dentro dos aplicativos.

Hoje cerca de 60% das compras de cartão-presente no Brasil são realizadas via e-commerce ou marketplace de carteiras digitais, como a do PicPay, Inter e Banco do Brasil. "É mais fácil para os bancos e fintechs contratar nossa operação do que firmar parcerias individuais com cada uma dessas marcas", afirma Fernanda Carbonari, country manager da empresa no Brasil.

A Blackhawk firmou parcerias com Banco do Brasil, Inter e Banco Digio, além de importantes fintechs para soluções de pagamento como Mercado Pago e PicPay, para a disponibilização de cartões-presente digitais em seus aplicativos. Como resultado, o valor transacionado em cartões-presente nesses marketplaces, de janeiro a julho deste ano, comparando com o mesmo período do ano passado, cresceu de 227%.

Os marketplaces, que incluem livros, filmes, música e games, respondem por metade do faturamento da Blackhawk Network no Brasil. Games vêm em segundo lugar, com 35% e streaming em terceiro, com 7%. Outras modalidades como, cartões-presente de mobilidade (5%), delivery e restaurante (2%) e cartão próprio varejo (1%) também fazem parte do ranking de vendas da empresa.

No caso do Banco do Brasil, desde o início da parceria, as vendas no meio digital estão acima da meta. A implementação do iFood na plataforma contribuiu para um aumento de 33% das vendas no marketplace. Entre abril e março deste ano, o serviço de delivery representou quase 20% das vendas, passando a ser o segundo conteúdo mais vendido no aplicativo do banco.

Outro parceiro da Blackhawk Network Brasil, o Inter, teve crescimento de 30% em vendas no marketplace, entre maio e abril deste ano, sendo também o IFood o maior responsável pelo incremento, com 20% de participação.

"Essa é uma tendência já bem consolidada em outros países e por aqui deve se tornar cada vez mais comum. É uma relação que todos ganham, principalmente, os nossos clientes pela série de benefícios oferecidos. A parceria com a Blackhawk Network nos permitiu oferecer as opções de entretenimento digital mais desejadas pelos nossos clientes, graças a integração à nossa plataforma", destaca Rodrigo Gouveia, CEO do Inter Shopping.

"O segmento de pagamentos digitais é muito relevante para venda de produtos pré-pagos, pois eles têm muitos visitantes por dia, baixo nível de chargeback (compra cancelada) e não causa concorrência entre marcas de redes varejistas, especialmente para os bancos. Dessa forma, podemos entregar a melhor performance de nossas soluções escaláveis, integrando novos perfis de consumidores aos meios digitais", explica Carbonari.

Perfil do consumidor

Na Blackhawk Network os cartões-presente estão associados a tipos de aplicativos, como é o caso da App Store que é um dos mais vendidos da empresa e consumidos por pessoas de renda A e B. Já as classes C e D, o perfil de consumo dos cartões variam entre consumidores desbancarizados que encontram nesse tipo de compra uma forma de entrar para o meio digital para assinar produtos, além de ser usado como uma forma de consumir o que não é de forma recorrente. "Percebemos que esses consumidores estão comprando de uma forma consciente, uma vez que é um valor fixo, que pode ser pago na hora, sem a utilização do cartão de crédito que é utilizado para outras compras essenciais", completa Carbonari.

Sobre a Blackhawk Network

Criada em 2001, na Califórnia, Estados Unidos, com o propósito de diversificar e expandir as opções de compra de clientes e marcas, a Blackhawk Network se tornou líder global na distribuição de soluções de pagamentos pré-pagos. Hoje, a empresa possui mais de 360 varejos e mais de 1.000 marcas globais parceiras em um negócio que representa, em média, 3,5% do gross merchandise value (GMV) dos grandes varejos. No Brasil há 10 anos, a Blackhawk Network é líder de mercado e pioneira em todas as soluções de marcas. Está presente em mais de de 6 mil lojas, 150 mil pontos de recargas e nos principais e-commerces do Brasil. A empresa também atua no mercado de Incentivos, Fidelidade e Engajamento.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+ECONOMIA ::

Dez 12, 2025 Economia

5 dicas para investir bem com a Selic mantida em 15%

Dez 11, 2025 Economia

Monitoramento independente avança em meio ao salto de…

Dez 10, 2025 Economia

Natal e gestão inteligente: como manter presença, lucro…

Dez 09, 2025 Economia

Isenção do IR acompanhada de tributação de alta renda…

Dez 08, 2025 Economia

As redes sociais estão levando o público ao consumo…

Dez 05, 2025 Economia

O que Nova York pode ensinar sobre o futuro do mercado…

Dez 04, 2025 Economia

Novo sistema tributário expõe fragilidade de sucessões…

Dez 03, 2025 Economia

Pix anuncia recorde histórico de transações na Black…

Dez 02, 2025 Economia

13º salário evidencia a importância de tomar decisões…

Dez 01, 2025 Economia

Varejo acelera neste fim de ano e shoppings projetam…

Nov 28, 2025 Economia

Reforma Tributária: diferenças regionais na…

Nov 27, 2025 Economia

Pix, aproximação, QR Code, biometria e carteiras…

Nov 26, 2025 Economia

Reforma Tributária: diferenças regionais na…

Nov 25, 2025 Economia

Pix, aproximação, QR Code, biometria e carteiras…

Nov 25, 2025 Economia

Investimento dos pecuaristas em genética cresce 11,7%…

Nov 24, 2025 Economia

Um em cada três negócios recorre a crédito para…

Mais ECONOMIA>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version