SEGS Portal Nacional

Economia

Crise: Tecnologia auxilia empresas na recuperação de crédito

  • Segunda, 22 Novembro 2021 09:14
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  EAI Comunicação
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

Mercado já dispõe de ferramentas tecnológicas que facilitam a coleta de informação e de consultorias especializadas em investigação patrimonial.

A relação dos brasileiros com o dinheiro nunca esteve tão mal, principalmente em tempos de pandemia (da Covid-19), desemprego, inflação e juros nas alturas. Nas empresas, o reflexo desse conjunto que causa a inadimplência elevada se dá, principalmente, na falta de pagamento dos clientes, pois tende a impactar gravemente o fluxo de caixa. Neste sentido, é fundamental que o empreendedor adote medidas para evitar uma perda ainda maior do capital de giro. E um dos caminhos é a recuperação de crédito de quem não está com o pagamento em dia.

Como recuperar dinheiro não é uma tarefa nada fácil, a Leme Inteligência Forense – legaltech que presta serviços que vão desde análise de crédito a investigação, com sede no Paraná – bem sabe que, em casos de dívidas expressivas, não basta a empresa realizar a cobrança de seus créditos em aberto: “É preciso conhecer a realidade do devedor, dos target's envolvidos e ainda saber investigar o patrimônio do mesmo, para assim conduzir as ações de maneira assertiva. Por isso, costumamos dizer, sempre: a recuperação de crédito exige medidas cautelosas”, pontua o CEO da empresa, Valdo Silveira.

Valdo Silveira, CEO da Leme Forense

E a prudência começa, como explica Valdo, na recuperação do crédito de uma forma mais profissional, utilizando-se de novos instrumentos tecnológicos que facilitam a coleta da informação, ou de consultorias especializadas em investigação, ambos serviços disponibilizados pela Leme.

Movimento ascendente

A judicialização de dívidas é um movimento crescente há anos. Com o aperfeiçoamento de instrumentos judiciais, como a evolução do Sistema de comunicação eletrônica entre o Poder Judiciário e instituições financeiras e demais entidades autorizadas pelo Banco Central (Bacenjud, substituído pelo atual Sisbajud), a tendência é que a cobrança judicial se torne cada vez mais efetiva.

Existem também estratégias e “manobras” jurídicas que forçam a renegociação, como ações revisionais, ou mesmo a recuperação judicial, além da clássica ocultação patrimonial. “Diante disso, é natural que o judiciário se torne cada vez mais abarrotado de processos de cobrança”, enaltece Valdo Silveira, pontuando que o êxito na recuperação do dinheiro está sempre vinculado a duas questões: velocidade e informação. “Se a melhor alternativa for a judicialização, só se chega à conclusão de forma segura quem detém a melhor informação, e a melhor estratégia a se adotar, desde o princípio, é justamente a mais célere para produzir resultados, pois, considerando que o crédito advindo da concessão, na maior parte, é quirografário, isto é, não garantido por direito real de garantia ou direito obrigacional, em um cenário de recuperação judicial ou falência, o credor poderá ver-se extremamente mal posicionado na fila de recebimento da recuperanda ou do falido”.

Saiba mais sobre a Leme Inteligência Forense:

A Leme Inteligência Forense tem know-how de mais de dez anos de experiência. Contando com a marca de mais de 1.600 empresas atendidas, e no cenário que estamos vivendo, ela tem se destacado cada vez mais no setor tecnológico, sucesso que é resultado do uso de ferramentas corretas e do melhor direcionamento na tomada de decisões.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+ECONOMIA ::

Dez 19, 2025 Economia

O que as bandeiras tarifárias de 2025 ensinam sobre o…

Dez 18, 2025 Economia

Como usar o 13º salário de maneira inteligente?

Dez 17, 2025 Economia

Stablecoins ganham força nas compras internacionais…

Dez 16, 2025 Economia

5 previsões que podem movimentar o mercado cripto em…

Dez 15, 2025 Economia

4 medidas que empresas precisam adotar já para evitar…

Dez 12, 2025 Economia

5 dicas para investir bem com a Selic mantida em 15%

Dez 11, 2025 Economia

Monitoramento independente avança em meio ao salto de…

Dez 10, 2025 Economia

Natal e gestão inteligente: como manter presença, lucro…

Dez 09, 2025 Economia

Isenção do IR acompanhada de tributação de alta renda…

Dez 08, 2025 Economia

As redes sociais estão levando o público ao consumo…

Dez 05, 2025 Economia

O que Nova York pode ensinar sobre o futuro do mercado…

Dez 04, 2025 Economia

Novo sistema tributário expõe fragilidade de sucessões…

Dez 03, 2025 Economia

Pix anuncia recorde histórico de transações na Black…

Dez 02, 2025 Economia

13º salário evidencia a importância de tomar decisões…

Dez 01, 2025 Economia

Varejo acelera neste fim de ano e shoppings projetam…

Nov 28, 2025 Economia

Reforma Tributária: diferenças regionais na…

Mais ECONOMIA>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version