Brasil,

Geração de emprego desacelera em setembro no setor de comércio e serviços paulista

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Lilian Michelan
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

Comércio obteve a menor evolução desde abril; Black Friday, Natal, Réveillon, e pagamento do 13º salário devem influenciar contratações nos próximos meses

Em setembro, o comércio paulista gerou quase 15 mil empregos com carteira assinada, após 116.441 admissões e 101.564 desligamentos – é a menor evolução mensal desde abril. Os dados são da Pesquisa do Emprego no Estado de São Paulo (PESP), realizada pela FecomercioSP. Podem ter contribuído para a desaceleração: a conjuntura de inflação, os juros e o endividamento familiar altos, porém, a acomodação do mercado de trabalho já era esperada. No entanto, eventos como a Black Friday, o Natal e o Réveillon, aliados ao pagamento do décimo terceiro salário, devem influenciar o comércio nos próximos meses, mantendo o ritmo de crescimento do mercado de trabalho.

Tradicionalmente nos fins de ano, o setor avança na empregabilidade para atender a uma demanda mais forte no principal período de vendas. Considerando os números mais recentes de indicadores de confiança e de intenção em contratação dos empresários do comércio, a FecomercioSP projeta que em torno de 34,5 mil empregos formais devem ser criados no varejo paulista no acumulado do bimestre outubro/novembro. É um patamar próximo do registrado em 2019, último período de normalidade, quando se observou a criação de 35,3 mil vagas.

Com o resultado de setembro, o estoque avançou 0,54%, atingindo 2.782 milhões de postos de trabalho formais. Dentre as três divisões que formam o comércio, o varejo foi o que mais se destacou, com a criação de 9.009 vagas, influenciado novamente pelo varejo de vestuário e acessórios (1.232 postos de trabalho). Já o atacado, gerou 4.454 empregos; e a divisão de comércio e reparação de veículos, outros 1.414.

No acumulado dos nove primeiros meses de 2021, há um avanço de 107.785 novos empregos. O varejo conta com saldo positivo de 63.530 postos de trabalho, enquanto o atacado avançou em 31.213 vagas, e o comércio de peças e veículos, outras 13.042. Nos últimos 12 meses foram criados 200 mil postos de trabalho.

No setor de serviços, o mercado laboral obteve a nona evolução seguida, ainda que o saldo seja menor que o registrado em agosto. Foram 52.697 vagas, após 306.451 admissões e 253.754 desligamentos. Isso significa um avanço de 0,79% ao estoque (6,690 milhões de vínculos ativos).

Em números absolutos, os maiores avanços foram observados nos serviços administrativos e complementares (12.830), influenciados pelas atividades de seleção, agenciamento e locação de mão de obra (4.369), e na divisão de alojamento e alimentação (10.394), impactados, por sua vez, pelos bares e restaurantes, com 7.011 vagas. No acumulado do ano, o setor gerou 355.904 empregos, e em 12 meses, 455,7 mil.

Comércio e serviços na capital

Na capital paulista, o comércio também apontou, em setembro, o menor crescimento dos últimos meses: 5.872 vagas. Destas, 3.725 pertencem ao varejo; 1.349 ao atacado; e 798 ao comércio e à reparação de veículos. Com mais de 876 mil vínculos formais ativos, o aumento significou avanço de 0,67% no estoque. De janeiro a setembro, houve a criação de 32.889 empregos, e no acumulado de 12 meses, 55.781.

Já o setor de serviços gerou 24.954 vagas. O desempenho geral foi influenciado pelos grupos de atividades administrativos e complementares (5.736 vagas) e de alojamento e alimentação (4.090). Com pouco mais de 3 milhões de contratações, o saldo significou avanço de 0,84% no mercado de trabalho. Em 12 meses, houve criação de 206.944 vagas com carteira assinada. Os serviços administrativos, técnico/profissionais e de saúde humana e sociais responderam por 62% do saldo total do setor.

Nota metodológica

A Pesquisa de Emprego no Estado de São Paulo (PESP) sofreu uma reformulação em sua metodologia e, agora, analisa o nível de emprego celetista do comércio e serviços do Estado de São Paulo a partir de dados do novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia, passando a se chamar, portanto, PESP Comércio e Serviços.

Sobre a FecomercioSP

Reúne líderes empresariais, especialistas e consultores para fomentar o desenvolvimento do empreendedorismo. Em conjunto com o governo, mobiliza-se pela desburocratização e pela modernização, desenvolve soluções, elabora pesquisas e disponibiliza conteúdo prático sobre as questões que impactam a vida do empreendedor. Representa 1,8 milhão de empresários, que respondem por quase 10% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro e geram em torno de 10 milhões de empregos.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar