Mercado de venda de livros volta a crescer
Marketplace e vacinas impulsionam aumento de 46,5%
De acordo com o Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL) houve um crescimento de 46,5% em volume de vendas de livros neste primeiro semestre de 2021. Se comparado com o mesmo período do ano anterior, esse aumento reflete 37% a mais no faturamento no setor, com uma receita acima dos R$ 270 milhões, o que segundo o editor e publicitário, Pedro Pazelli, ocorreu em função de um aquecimento no mercado vendas on-line, ao passo que as vendas no mercado formal em lojas físicas, despencou, em função do agravamento da pandemia.
Ainda no mesmo período, os números do SNEL apontam para a venda de 7,4 milhões de exemplares a mais, o que de acordo com Pazelli é um reflexo do fato de as pessoas confinadas em suas casas terem optado pela compra de livros para passar o tempo, estudar, dar aulas remotas, dentre outros fins.
- As lojas virtuais ganharam vulto durante a pandemia e o sistema de e-commerce, onde várias empresas oferecem seus produtos na mesma plataforma, despontaram como uma opção em lojas virtuais -, ressalta o editor.
Para ele, os projetos editoriais, tais como design, diagramação, copidesque, revisão, criação artística das capas dos livros, ilustrações internas, e outros fatores, foram também uma maneira de otimizar o tempo durante a pandemia, onde os escritores que possuíam projetos engavetados e os novos autores encontraram tempo para levar adianta seus projetos e publicações, contribuindo para o aumento de lançamentos de títulos e vendas virtuais.
- Estamos sentindo uma recuperação ainda lenta na procura pelas editoras de forma presencial, mas com a aceleração da vacinação já é possível perceber a diferença dos semestres anteriores -, comemora Pedro Pazelli, para quem o Marketplace veio para ficar no mercado editorial de lançamentos.
Fonte: https://snel.org.br/vendas-seguem-em-alta-no-6o-periodo-de-2021-e-mercado-livreiro-ensaia-retomada
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>