SEGS Portal Nacional

Economia

Pandemia modificou a forma como os brasileiros lidam com o dinheiro, indica estudo do Itaú Unibanco

  • Quinta, 11 Novembro 2021 07:58
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Itaú Unibanco
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

Pesquisa Dinheiro Tabu, feita pela consultoria Box1824 e o Itaú Unibanco, mostra que 76% dos brasileiros estão tentando evoluir sua relação com o dinheiro

Novembro de 2021 - Um dos dez Compromissos de Impacto Positivo do Itaú Unibanco é o de Cidadania Financeira, que visa fornecer subsídios para expandir o acesso aos serviços financeiros e oferecer ferramentas e conteúdo que apoiem decisões financeiras mais saudáveis. Com esse objetivo, o banco preparou a segunda edição da pesquisa Dinheiro Tabu, feita pela consultoria Box1824, que traz dados sobre a relação dos brasileiros com suas finanças.

A primeira edição, realizada em 2017, abordou a relação emocional dos brasileiros com o dinheiro. Já a edição de 2021 traz uma perspectiva dos principais impactos da pandemia sobre essa relação. O estudo foi feito com as respostas de 2 mil pessoas em todo o país, além de grupos focais com especialistas em finanças.

A pandemia aprofundou e evidenciou questões estruturais e urgentes do país. Com isso, muitos brasileiros tiveram de reavaliar a maneira como estavam lidando com o próprio dinheiro: 86% dos entrevistados afirmaram que a relação mudou durante a pandemia, ao perceberem a importância de se organizar e, principalmente, de guardar dinheiro.

A onda crescente de influenciadores digitais e conteúdos sobre educação financeira disponíveis na internet resultou em 52% dos entrevistados afirmando que buscam mais informações com temática financeira no dia a dia. A satisfação dos brasileiros quanto a sua maneira de lidar com o próprio dinheiro aumentou desde 2017: de 6,4 para 7,1, em uma escala de 0 a 10.

O que era motivo de preocupação se tornou motivo de conversa, e 7 em cada 10 pessoas se acostumaram a falar sobre dinheiro com pessoas próximas. Na pesquisa anterior, de 2017, 46% dos entrevistados afirmaram que preferiam nem olhar para o próprio dinheiro por acharem "estar fazendo algo errado".

A pesquisa ainda identificou quatro tipos de perfis, que sinalizam diferentes estágios da jornada de consciência do brasileiro com as finanças. São eles:

• Alienados (5%) - Ignoram e negam o dinheiro

• Incomodados (28%) - Lutam contra o dinheiro

• Motivados (48%) - Buscam lidar melhor com o dinheiro

• Plenos (19%) - Tem habilidade com o dinheiro

A importância do estudo Dinheiro Tabu está no direcionamento de como as pessoas estão buscando melhorar suas relações com o dinheiro e como as instituições financeiras podem ser parceiras nesse processo de conscientização, A diretora de Relações Institucionais, Sustentabilidade e Empreendedorismo do Itaú Unibanco, Luciana Nicola, explica: "Acreditamos que é primordial apoiar o cliente a tomar decisões financeiras equilibradas e conquistar seus objetivos pessoais, indo além de ofertar o produto correto. Exemplo disso foi o Programa Travessia, lançado em abril de 2020 para o enfrentamento do impacto da pandemia para os clientes, que alongou o prazo de pagamento para mais de R﹩ 40 bilhões em dívidas e concedeu R﹩ 10 bilhões em crédito novo desde o seu lançamento".

Para comentar destaques da pesquisa e também apresentar conceitos básicos de investimentos e previdência, o Itaú fará uma live em sua página do LinkedIn, com especialistas em finanças, no dia 11/11 às 19h.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+ECONOMIA ::

Dez 19, 2025 Economia

O que as bandeiras tarifárias de 2025 ensinam sobre o…

Dez 18, 2025 Economia

Como usar o 13º salário de maneira inteligente?

Dez 17, 2025 Economia

Stablecoins ganham força nas compras internacionais…

Dez 16, 2025 Economia

5 previsões que podem movimentar o mercado cripto em…

Dez 15, 2025 Economia

4 medidas que empresas precisam adotar já para evitar…

Dez 12, 2025 Economia

5 dicas para investir bem com a Selic mantida em 15%

Dez 11, 2025 Economia

Monitoramento independente avança em meio ao salto de…

Dez 10, 2025 Economia

Natal e gestão inteligente: como manter presença, lucro…

Dez 09, 2025 Economia

Isenção do IR acompanhada de tributação de alta renda…

Dez 08, 2025 Economia

As redes sociais estão levando o público ao consumo…

Dez 05, 2025 Economia

O que Nova York pode ensinar sobre o futuro do mercado…

Dez 04, 2025 Economia

Novo sistema tributário expõe fragilidade de sucessões…

Dez 03, 2025 Economia

Pix anuncia recorde histórico de transações na Black…

Dez 02, 2025 Economia

13º salário evidencia a importância de tomar decisões…

Dez 01, 2025 Economia

Varejo acelera neste fim de ano e shoppings projetam…

Nov 28, 2025 Economia

Reforma Tributária: diferenças regionais na…

Mais ECONOMIA>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version