SEGS Portal Nacional

Economia

Renda fixa: taxas de prefixados batem recordes

  • Segunda, 25 Outubro 2021 10:13
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Adriane Galdino
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

Nesta semana, os títulos públicos de renda fixa voltaram a operar com alta expressiva. O mercado reage desconfiado em relação ao Auxílio Brasil, programa de transferência de renda do governo. A preocupação é se o governo conseguirá cumprir o teto de gastos. Nesta quarta (20), o ministro da Cidadania João Roma afirmou que o pagamento do benefício começará em novembro e que as famílias não deverão receber menos do que R$ 400.

Às 17h de quarta, o juro pago no prefixado com vencimento em 2024 pagava 10,84%, um dos valores mais altos desde que o título começou a ser negociado em fevereiro de 2021. Para Jansen Costa, sócio-fundador da Fatorial Investimentos, "o mercado está com medo de o teto de gastos não ser cumprido e, por consequência, o país aumentar o déficit público". Segundo ele, "o medo político tem influenciado com peso na curva de juros".

Para João Beck, economista e sócio da BRA Investimentos, o comentário realizado por Arthur Lira (PP-AL) no início da semana preocupou ainda mais. Em sua fala, Lira disse que, diante dos impactos sociais provocados no Brasil pela pandemia, não se pode priorizar a responsabilidade fiscal e o respeito ao teto de gastos em detrimento das necessidade da população.

"Governo sinalizou uma nova tentativa de rompimento do teto de gastos. O principal destaque foi em relação aos contratos de juros futuros negociados na B3 que subiram. Com o rompimento do teto, maior será o juro necessário para segurar o investimento dentro do país. A nossa moeda é a que mais se desvalorizou entre todos países emergentes", diz Beck.

Segundo Beck, o mercado em geral estava com uma expectativa de acomodação da trajetória altista da taxa de juros. "Outros problemas entraram na esteira de serem resolvidos como o caso dos precatórios. As chuvas recentes diminuíram o nosso risco hidrológico. Novas altas de expectativas se ocorressem teriam de vir do campo político que é bem mais imprevisível. E foi o que aconteceu", afirma.

Para Jansen, a curva de juros indica que as taxas devem sim continuar subindo, o que beneficia investidores de renda fixa: "Os títulos IPCA+ e prefixados, além de debêntures, os CRIS e CRAS são ótimas opções para ficar de olho".

De acordo com Beck, os títulos atrelados à inflação são boas opções desde que o investidor tenha a pretensão de carregar o título até o vencimento. "Basta que o investidor escolha o título que entenda que não será preciso se desfazer no meio do caminho para alguma necessidade de curto prazo", comenta.

Beck também recomenda cuidados para os investidores de renda variável: "Situações de aceleração em taxas de juros são prejudiciais para ações de forma geral, principalmente as empresas muito ligadas a atividade da economia real. Alguns exemplos são o setor de consumo, varejo, imobiliário e de veículos que são os setores mais impactados por taxa de juros"


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+ECONOMIA ::

Fev 09, 2026 Economia

Carnaval exige atenção redobrada contra fraudes e furtos

Fev 06, 2026 Economia

O erro que faz muitos brasileiros perderem dinheiro com…

Fev 05, 2026 Economia

Entender a renda fixa ajuda a construir segurança…

Fev 04, 2026 Economia

FGTS pode facilitar acesso ao primeiro imóvel em um…

Fev 03, 2026 Economia

Disparada da Bolsa: como funciona o teto, como…

Jan 30, 2026 Economia

Criptomoedas terão novas regras no Brasil a partir de…

Jan 29, 2026 Economia

Reforma Tributária: 6 erros que já estão custando caro…

Jan 28, 2026 Economia

Porque 2026 promete ser um dos melhores anos para…

Jan 27, 2026 Economia

Receita Federal amplia monitoramento de gastos com…

Jan 26, 2026 Economia

Simples Nacional sobrevive à Reforma Tributária? O que…

Jan 26, 2026 Economia

Solana (SOL): o que é e como entender seu preço e seu…

Jan 23, 2026 Economia

Contas de início de ano: como organizar o orçamento e…

Jan 22, 2026 Economia

Início de 2026 marca novo ciclo com planejamentos…

Jan 21, 2026 Economia

Tributação de dividendos exige revisão do planejamento…

Jan 20, 2026 Economia

Mercado cripto inicia 2026 cauteloso e de olho na…

Jan 19, 2026 Economia

Investir em 2026 exige menos coragem e mais método para…

Mais ECONOMIA>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version