Brasil,

FecomercioSP e entidades se manifestam contrárias à 2ª fase da Reforma Tributária, que prejudica a economia criativa

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Lilian Michelan
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

Em documento ao Congresso, setores destacam prejuízos da proposta e necessidade de um amplo debate sobre os seus impactos

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), em conjunto com as 26 entidades representativas do segmento da economia criativa, enviam ao Congresso Nacional um manifesto contrário à aprovação do Projeto de Lei (PL) 2.337/2021, conhecido como “segunda fase da Reforma Tributária”. No documento, as entidades destacam os prejuízos da proposta para o mercado de economia criativa – duramente atingido pela pandemia de covid-19 – e a necessidade de um amplo debate sobre o texto e seus impactos para as atividades do segmento, que movimentaram, no Brasil, em 2019, cerca de R$ 171,5 bilhões, representando por volta de 2,61% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional.

A Entidade, assim como as demais signatárias do manifesto, reforçam que o texto substitutivo aprovado pela Câmara dos Deputados não apresenta o mesmo problema já apontado na proposta anterior – de que vale mais a pena investir em capital especulativo no mercado financeiro do que manter uma empresa no País. Entretanto, é importante destacar que a proposta de redução na alíquota do Imposto sobre a Renda das Pessoas Jurídicas (IRPJ), prevista no art. 3.º da Lei 9.249, de 1995, não funciona como uma compensação, já que, com a instituição da tributação sobre lucros e dividendos distribuídos na alíquota de 15%, os prejuízos serão ainda maiores. Pelos cálculos das instituições, consideradas ambas as incidências, estima-se que o lucro poderá ser tributado em aproximadamente 40%.

As entidades lembram que a economia criativa se desenvolve a partir de uma cadeia baseada na propriedade intelectual, gerando milhares de empregos e recolhendo bilhões em tributos. De acordo com um estudo da Deloitte, representa cerca de 7% do total de empregos gerados em cerca de nove países estudados – e a perspectiva é a que cresça 40% até 2030. O segmento considera importante a correta atualização da tabela progressiva do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física (IRPF). No entanto, a atualização da proposta, no patamar de 31,1% da faixa inicial, não contempla a real necessidade dos contribuintes. É preciso, ainda, reforçam as instituições, uma Reforma Administrativa “ampla” que reduza a máquina estatal e, consequentemente, a carga tributária.

Sobre a FecomercioSP

Reúne líderes empresariais, especialistas e consultores para fomentar o desenvolvimento do empreendedorismo. Em conjunto com o governo, mobiliza-se pela desburocratização e pela modernização, desenvolve soluções, elabora pesquisas e disponibiliza conteúdo prático sobre as questões que impactam a vida do empreendedor. Representa 1,8 milhão de empresários, que respondem por quase 10% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro e geram em torno de 10 milhões de empregos.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar