SEGS Portal Nacional

Economia

Boa Vista: Indicador de Registros de Inadimplentes sobe 1,0% em setembro

  • Sexta, 15 Outubro 2021 09:53
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Liliana Liberato
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

No mesmo período, o indicador de Recuperação de Crédito caiu 4,0%

O número de registros de inadimplentes subiu 1,0% na comparação mensal dos dados dessazonalizados entre os meses de setembro e agosto, de acordo com dados da Boa Vista, que abrangem todo território nacional. Além disso, entre o 3º e 2º trimestres houve elevação de 7,7% na mesma série de dados dessazonalizados. Os registros foram menores na comparação interanual, mais precisamente com queda de 5,1%. Contudo, a desaceleração da queda nos resultados acumulados se manteve. No ano, a queda no indicador passou de -8,4% para -8,1% e, em 12 meses, de -15,3% para -15,0%. Essa tendência, por sinal, é condizente com o cenário atual, de comprometimento da renda e inflação elevados, sem novas postergações e com auxílios menos substantivos.

Já o Indicador de Recuperação de Crédito caiu 4,0% na comparação mensal e 2,1% em relação ao mesmo mês do ano passado. Na comparação do trimestre móvel o indicador caminhou na mesma direção e apontou queda de 3,9%. Apesar da curva de longo prazo, medida pela variação acumulada em 12 meses, ter apresentado estabilidade, marcando ainda alta de 1,5%, o resultado acumulado no ano desacelerou de 3,7% para 3,0%. Assim como para o indicador de Registros de Inadimplentes, o cenário atual pesa sobre o orçamento das famílias, ainda mais num momento em que os juros estão subindo e o endividamento é elevado.

De modo geral, a esperança de melhora nos fatores condicionantes da inadimplência reside sobre os dados do mercado de trabalho, já que os obstáculos citados anteriormente devem se fazer presentes no cotidiano dos consumidores por um pouco mais de tempo. Essa melhora até foi percebida nos números mais recentes divulgados pelo IBGE, mas ela ainda não é significativa. Entre os meses de abril e julho a taxa de desemprego caiu um ponto percentual, de 14,7% para 13,7%, no entanto, no mesmo período, a informalidade avançou na mesma magnitude, chegando a 40,8%. Mais que isso, o número de pessoas subocupadas bateu recorde: são mais de 7 milhões e 700 mil pessoas nessa situação. Diante do cenário, a tendência de alta na taxa de inadimplência, sugerida pelo indicador de Registros de Inadimplentes, pode ser confirmada nas próximas aferições do Banco Central.

Metodologia

O indicador de registro de inadimplência é elaborado a partir da quantidade de novos registros de dívidas vencidas e não pagas informados à Boa Vista pelas empresas credoras. As séries têm como ano base a média de 2011 = 100 e passam por ajuste sazonal para avaliação da variação mensal. A partir de janeiro de 2014, houve atualização dos fatores sazonais e reelaboração das séries dessazonalizadas, utilizando o filtro sazonal X-12 ARIMA, disponibilizado pelo US Census Bureau.

O indicador de recuperação de crédito é elaborado a partir da quantidade de exclusões dos registros de dívidas vencidas e não pagas informados anteriormente à Boa Vista pelas empresas credoras. As séries têm como ano base a média de 2011 = 100 e passam por ajuste sazonal para avaliação da variação mensal. Em janeiro de 2014 houve atualização dos fatores sazonais e reelaboração das séries dessazonalizadas, utilizando o filtro sazonal X-12 ARIMA, disponibilizado pelo US Census Bureau.

SOBRE A BOA VISTA

A Boa Vista é uma empresa brasileira que alia inteligência analítica à alta tecnologia para transformar os dados dos seus clientes em soluções para os desafios de empresas e consumidores.

Criada há mais de 60 anos como SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), tem contribuído significativamente para o desenvolvimento da atividade de crédito no Brasil, ajudando o País a estabelecer uma relação de consumo mais equilibrada entre empresas e consumidores.

A Boa Vista é precursora do Cadastro Positivo, banco de dados com informações sobre o histórico de pagamentos, que deixa a análise de crédito mais justa e acessível. Por isso, Cadastro Positivo é na Boa Vista.

Pioneira também em serviços ao consumidor, a Boa Vista responde por iniciativas que cooperam com a sustentabilidade econômica dos brasileiros, como a consulta do CPF com score, dicas de educação financeira e parcerias para negociação de dívidas. Tudo disponível de forma simples, rápida e segura no site www.consumidorpositivo.com.br

Atualmente a Boa Vista é referência no apoio à tomada de decisão em todas as fases do ciclo de negócios: prospecção, aquisição, gestão de carteiras e recuperação.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+ECONOMIA ::

Dez 19, 2025 Economia

O que as bandeiras tarifárias de 2025 ensinam sobre o…

Dez 18, 2025 Economia

Como usar o 13º salário de maneira inteligente?

Dez 17, 2025 Economia

Stablecoins ganham força nas compras internacionais…

Dez 16, 2025 Economia

5 previsões que podem movimentar o mercado cripto em…

Dez 15, 2025 Economia

4 medidas que empresas precisam adotar já para evitar…

Dez 12, 2025 Economia

5 dicas para investir bem com a Selic mantida em 15%

Dez 11, 2025 Economia

Monitoramento independente avança em meio ao salto de…

Dez 10, 2025 Economia

Natal e gestão inteligente: como manter presença, lucro…

Dez 09, 2025 Economia

Isenção do IR acompanhada de tributação de alta renda…

Dez 08, 2025 Economia

As redes sociais estão levando o público ao consumo…

Dez 05, 2025 Economia

O que Nova York pode ensinar sobre o futuro do mercado…

Dez 04, 2025 Economia

Novo sistema tributário expõe fragilidade de sucessões…

Dez 03, 2025 Economia

Pix anuncia recorde histórico de transações na Black…

Dez 02, 2025 Economia

13º salário evidencia a importância de tomar decisões…

Dez 01, 2025 Economia

Varejo acelera neste fim de ano e shoppings projetam…

Nov 28, 2025 Economia

Reforma Tributária: diferenças regionais na…

Mais ECONOMIA>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version