SEGS Portal Nacional

Economia

Economia gentil: mercado se adapta à crescente demanda por afeto e leveza após início da pandemia

  • Sexta, 15 Outubro 2021 09:52
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Élida Ramirez
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

Pesquisa inglesa revela que existe um anseio generalizado por uma sociedade mais amável e apenas uma em cada oito pessoas quer “exatamente como era antes”. Em Belo Horizonte, sociedade e empresas criam movimentos que promovem bem-estar coletivo.

No portão da casa da aposentada Beatriz Aguiar, uma caixa de feira pintada à mão virou espaço para doações entre os vizinhos. O nome, caixa da partilha, dispensa explicações e tem fluxo permanente de alimentos, roupas e outros objetos que passam a doados em uma corrente anônima do bem entre os moradores do bairro Santa Rosa, em Belo Horizonte.

“Eu sempre estive ligada às causas sociais e, com o isolamento, o jeito de seguir colaborando foi colocar a caixa no portão. Pintei com meus netos para ela ficar bonita, colocamos o nome e ela passou a funcionar como um movimento de gentileza. Os motoristas do ônibus que passam aqui na porta contribuem. É muito emocionante ver essa energia positiva ampliar” explica Beatriz.

O biólogo Fabrício Ker, 39 anos, ficou surpreso ao receber um livro e uma carta de uma desconhecida. Era a vizinha do prédio ao lado de sua casa, Luíza Ribeiro, que acompanhava a rotina de brincadeiras dele com sua filha Liz Ramirez Ker, 4 anos, durante o isolamento. “Ela se apresentava na carta e emprestava o livro de um jeito tão carinhoso que tocou toda a família” comenta.

Para Luíza, a janela era e ainda é uma possibilidade de sonho e mandar um recado amoroso foi reflexo desse mix de sensações de pandemia: “Sou educadora e ver as crianças me enche de alegria e leveza. As cenas de brincadeira dos dois me alegravam e eu queria retribuir. Por isso, mandei a cartinha.”

Leveza e gentileza têm sido ainda mais valorizadas pelas pessoas depois do isolamento social. De acordo com um artigo recente do jornal “The Guardian”, uma pesquisa realizada para a consultoria de estratégia BritainThinks revelou que apenas uma em cada oito pessoas quer que a vida seja “exatamente como era antes” quando a pandemia de Coronavírus terminar.

O artigo afirma que existe uma demanda generalizada por uma sociedade mais amável, que “permita às pessoas mais tempo com a família e os amigos e que se preocupe com os relacionamentos e com meio ambiente”.

E o mercado está atento à essa mudança. A consultoria global EY Parthenon encontrou, no ano passado, uma aceleração do comportamento social entre os brasileiros. Dos entrevistados, 70% disseram que agora prestam mais atenção aos impactos sociais dos produtos que compram. E o modo como são tratadas durante o consumo de bens e serviços é ainda mais importante. De olho na crescente demanda pela gentileza e leveza, algumas marcas têm fomentado iniciativas para propagar experiências positivas.

Como é o caso da Papel Craft, uma rede de lojas de design do eixo Rio-SP que chega à BH propondo a experiência “Leve Leveza, Leve Boa Notícia”. A ideia é convidar pessoas a experimentarem mais momentos positivos em suas vidas e compartilharem essas vivências em suas redes de relacionamento, presenciais ou virtuais. Para Juliana Mussel, gerente de marketing da rede, a proposta é dialogar com o consumidor mineiro de forma mais afetiva, criando um relacionamento com a marca ainda mais próximo e cheio de significado. “Minas Gerais é considerado um mercado teste para diversos segmentos porque o consumidor é mais exigente em relação não só à qualidade, mas à confiança construída no relacionamento com as marcas. Por isso quisemos fundamentar o nosso diálogo a partir da leveza, que é um de nossos valores que mais têm feito à diferença desde o início da pandemia”, explica.

A gerente da loja de BH, Lia Duarte, está animada com a ideia de criar uma onda de vibrações positivas entre seus clientes: “Entendemos que a gentileza e a leveza são necessidades importantes no mundo e por isso planejamentos cada detalhe da nossa loja para que a experiência de compra seja única, cheia de afeito e significado. Com a experiência Leve Leveza, Leve Boa Notícia, poderemos expandir essa sensação para fora dos limites da loja, criando uma verdadeira rede de alegria e bom humor, tão necessárias neste momento em que todos estamos cansados e necessitados de atenção”, complementa.

A carioca conta ainda que a proposta de atendimento da empresa segue a lógica do afeto e da leveza nos relacionamentos de forma natural. “Abrimos a loja na pandemia e depois de 10 dias, estávamos fechados. Eu não conhecia ninguém na cidade e precisava fazer o negócio andar. Com total apoio da empresa, mantive toda a equipe em isolamento social e fui trabalhando importância de um relacionamento atencioso com os clientes, mostrando que estar disponível à demanda do outro deve ser um processo natural e não apenas uma estratégia de negócio. Hoje temos clientes que vem aqui na loja nos visitar, partilham momentos especiais conosco e até nos presenteiam. Ficamos amigos de muitos deles, de verdade. Trabalhar assim é produtivo e prazeroso. E gera satisfação e lucro, claro!” comenta.

Um caderninho de presente permitiu uma experiência inusitada à advogada Raquel Dias. “Conheci a Lia, a gerente da Papel Craft de BH, durante uma troca de produtos. Estávamos no começo da pandemia. Insegurança. Medo. Caos. Dúvidas. Era este o cenário. Dentro deste cenário, ela trouxe leveza e delicadeza nas relações. Uma escolha constrói pontes entre as pessoas, fideliza o cliente, pode dissolver conflitos, toca a alma e vai ao encontro da colaboração, postura que nos salva do egoísmo e que abre caminhos. Agora não apenas sou cliente como me sinto respeitada como indivíduo”.

A Papel Craft foi criada em 1994, com a ideia de desenvolver produtos diferenciados agregando design e qualidade. Hoje tornou-se referência no segmento de papelaria criando o conceito de ser uma “butique de papel” com objetos de design. Atualmente são 12 lojas – seis no Rio de Janeiro, quatro em São Paulo, uma em Brasília e uma em Belo Horizonte. Na capital mineira, a filial está sediada no Diamond Mall desde março de 2020.

Para a psicanalista Juliana Lara, 43 anos, a base da relação do consumo é a afeição. Para ela, a experiência em um mercado gentil e honesto é fundamental “Minha ‘história na Papel começou há anos, em São Paulo. Vi a loja na rua, entrei e apaixonei. Na psicanálise a gente chama isso de identificação. Tentando entender por que sou cliente há tantos anos, vi que a história da empresa remete ao sonho, à gentileza e à leveza. Isso faz com o propósito seja mais denso, ultrapasse o valor de negócio e isso permite a partilha. Eu não me sinto cliente, sou parceira da loja, da gerente Lia. E confio a ela a missão de traduzir afeto aos que eu mais amo quando vou presentear. Isso não se faz com discurso ou estratégia. Eu vivo isso. E, agora, em BH”

Sobre a Papel Craft

Papel Craft procura estar sempre na vanguarda ao escolher o mix de seus produtos. Qualidade, humor, modelos e padronagens exclusivas são o ponto forte da marca. Clássicos como: agendas, blocos, porta-retratos, álbuns de fotografia, lápis, caixas e papéis de presente ganham novos formatos e se tornam mais modernos, com uma equipe própria de criação e com diversas parcerias feitas com artistas plásticos, estilistas e designers nacionais e internacionais.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+ECONOMIA ::

Dez 19, 2025 Economia

O que as bandeiras tarifárias de 2025 ensinam sobre o…

Dez 18, 2025 Economia

Como usar o 13º salário de maneira inteligente?

Dez 17, 2025 Economia

Stablecoins ganham força nas compras internacionais…

Dez 16, 2025 Economia

5 previsões que podem movimentar o mercado cripto em…

Dez 15, 2025 Economia

4 medidas que empresas precisam adotar já para evitar…

Dez 12, 2025 Economia

5 dicas para investir bem com a Selic mantida em 15%

Dez 11, 2025 Economia

Monitoramento independente avança em meio ao salto de…

Dez 10, 2025 Economia

Natal e gestão inteligente: como manter presença, lucro…

Dez 09, 2025 Economia

Isenção do IR acompanhada de tributação de alta renda…

Dez 08, 2025 Economia

As redes sociais estão levando o público ao consumo…

Dez 05, 2025 Economia

O que Nova York pode ensinar sobre o futuro do mercado…

Dez 04, 2025 Economia

Novo sistema tributário expõe fragilidade de sucessões…

Dez 03, 2025 Economia

Pix anuncia recorde histórico de transações na Black…

Dez 02, 2025 Economia

13º salário evidencia a importância de tomar decisões…

Dez 01, 2025 Economia

Varejo acelera neste fim de ano e shoppings projetam…

Nov 28, 2025 Economia

Reforma Tributária: diferenças regionais na…

Mais ECONOMIA>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version