SEGS Portal Nacional

Economia

Organizando a Carteira: cinco dicas para começar a planejar suas finanças

  • Quinta, 07 Outubro 2021 18:08
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Sebastiao Rinaldi
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

Maria Paula Vieira Cicogna – pós-doutora em economia pela USP e professora de Finanças da Faculdade de Campinas (Facamp)

O cotidiano, ainda mais em momentos movimentados como os que vivemos, pode gerar certa desorganização e fazer com que percamos o controle das nossas finanças pessoais. Quando percebemos, não somos mais capazes de visualizar a entrada e saída de dinheiro de maneira objetiva, o que tende a gerar novos problemas. O planejamento e o entendimento das possibilidades de investimento são fatores essenciais para a construção de uma vida financeira saudável e tranquila e, para ajudar nos primeiros passos desse percurso, seguem cinco dicas:

1. Gaste menos do que ganha: faça seu orçamento do mês.

O orçamento pessoal é fundamental para você ter um controle efetivo dos seus ganhos e gastos, além de ser uma forma eficiente para você saber para onde vai seu dinheiro. Por isso, ao longo do mês, anote tudo o que recebe e todas as despesas de forma separada. Não é necessário ser muito detalhista, foque em registrar a data da movimentação da quantia e o valor

Após isso, separe seus gastos por grupos, por exemplo: supermercado (alimentos, bebidas, produtos de limpeza e de higiene pessoal), casa (aluguel, IPTU, internet, celular, gás, energia), saúde (remédios, médico, hospital), educação (escola, cursos, materiais escolares), transporte (combustível, transporte público, manutenção do carro), cuidados pessoais (roupas, salão de beleza, tratamentos estéticos, cosméticos, academia) e lazer (cinema, viagens, restaurantes e bares, móveis para casa).

Ao final, compare seu total de recebimentos com o total de gastos. O ideal é que sobre dinheiro para que você invista para o futuro. Por menor que seja o valor, tente poupar um pouco do que ganha. Observe para qual grupo está indo a maior parte de seu dinheiro. Caso você esteja gastando mais do que ganha, pode começar a cortar os gastos em coisas menos essenciais.

2. Olhe para seus sonhos de vida: planeje a longo prazo.

Analise seu orçamento e veja se é condizente com o que deseja para sua vida. Se você deseja fazer uma viagem ao exterior e não consegue economizar o suficiente por mês, reduza seus gastos em alguns grupos para economizar e realizar seu sonho. Não se esqueça de preservar sua poupança ou uma porção dela para qualquer emergência.

3. Espere o improvável: faça uma reserva de emergência

Conseguir guardar um pouco de dinheiro por mês é muito importante para que você possa viver com maior tranquilidade. Dentro disso, comece direcionando um valor para a reserva de emergência (leiam-se situações inesperadas da vida como uma batida de carro, uma emergência médica ou veterinária, a troca de eletrodomésticos ou uma viagem inesperada).

De preferência, esse “extra” deve ser igual a três vezes o valor de seus recebimentos mensais e não se esqueça de manter tudo uma conta separada de sua conta corrente, para não cair na tentação de gastar. Essa reserva também deve ser mantida em um tipo de investimento que você tenha acesso quando precisar de forma rápida, para isso, a conta poupança é uma ótima alternativa.

4. Entenda os riscos: saiba onde vai investir seu dinheiro e quanto risco você suporta

Quando se fala em investimentos, há muitas alternativas no sistema financeiro. Temos os investimentos em renda fixa, que possuem data de vencimento e são atrelados a uma taxa de juros, e temos aqueles em renda variável, para os quais não conhecemos a rentabilidade do investimento.

Quando investe em renda fixa, você está emprestando seu dinheiro para o governo, um banco ou uma empresa. Por isso, conheça muito bem a capacidade de pagamento de quem está tomando seu dinheiro emprestado. O governo é o tomador com maior capacidade de pagamento da economia e você pode investir nos títulos do governo federal por meio do Tesouro Direto. Outro investimento muito comum, sempre ofertado pelos gerentes de contas, é o CDB (Certificado de Depósito Bancário).

Tanto investimentos em Tesouro SELIC, quanto em CDBs que pagam 100% do CDI com resgate diário, são boas alternativas para sua reserva de emergência e possuem, atualmente, rentabilidade maior que a poupança.

Já caso você escolha investir em renda variável, o investimento mais conhecido são as ações. Se você investir nesse formato, estará se tornando sócio da empresa, então escolha uma empresa em que você tenha confiança e que você goste do negócio da empresa, dentre outras características.

5. Não deva: cuidado com dívidas no cartão de crédito ou no cheque especial

Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, pagar o mínimo da fatura do cartão de crédito é umas das piores atitudes para suas finanças. Caso não consiga pagar toda sua fatura do cartão, tome emprestado por uma outra linha de crédito e pague toda a fatura do mês.

E atenção: dívidas recorrentes são muito ruins para seu bolso e para sua vida. Se este é seu caso, faça seu orçamento e veja o que pode cortar de despesas ou como pode aumentar sua renda.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+ECONOMIA ::

Dez 19, 2025 Economia

O que as bandeiras tarifárias de 2025 ensinam sobre o…

Dez 18, 2025 Economia

Como usar o 13º salário de maneira inteligente?

Dez 17, 2025 Economia

Stablecoins ganham força nas compras internacionais…

Dez 16, 2025 Economia

5 previsões que podem movimentar o mercado cripto em…

Dez 15, 2025 Economia

4 medidas que empresas precisam adotar já para evitar…

Dez 12, 2025 Economia

5 dicas para investir bem com a Selic mantida em 15%

Dez 11, 2025 Economia

Monitoramento independente avança em meio ao salto de…

Dez 10, 2025 Economia

Natal e gestão inteligente: como manter presença, lucro…

Dez 09, 2025 Economia

Isenção do IR acompanhada de tributação de alta renda…

Dez 08, 2025 Economia

As redes sociais estão levando o público ao consumo…

Dez 05, 2025 Economia

O que Nova York pode ensinar sobre o futuro do mercado…

Dez 04, 2025 Economia

Novo sistema tributário expõe fragilidade de sucessões…

Dez 03, 2025 Economia

Pix anuncia recorde histórico de transações na Black…

Dez 02, 2025 Economia

13º salário evidencia a importância de tomar decisões…

Dez 01, 2025 Economia

Varejo acelera neste fim de ano e shoppings projetam…

Nov 28, 2025 Economia

Reforma Tributária: diferenças regionais na…

Mais ECONOMIA>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version