SEGS Portal Nacional

Economia

Banco Original :: Diário Econômico - Comentários do time econômico 05/10

  • Quarta, 06 Outubro 2021 10:40
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Klaus Gambarini
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

Marco Caruso

Lisandra Barbero

Mercados. Dia de forte piora nos ativos locais, ontem, especialmente bolsa (-2,2%) e moeda (+1,7%). Enquanto o Ibovespa teve desempenho consistente com a piora dos índices lá de fora (S&P500 -1%, Nasdaq -2%), o real foi claramente o patinho feio da sessão (Peso mexicano +0,2%, Rand sul-africano +1,1%). Interessante destacar que a queda forte do Ibov aconteceu mesmo com a valorização de quase 3,0% da Petrobrás, na esteira da crise energética global e a subida contínua das commodities correspondentes. O WTI, por exemplo, está nas máximas desde 2014. No fim do dia, de qualquer forma, estamos passando por um choque negativo de oferta que se traduz em menos crescimento e mais inflação pelo mundo.

Nessa manhã, vemos uma tentativa de recuperação da renda variável (Europa +0,8%, EUA +0,5%, mas com Ásia -0,3%), dólar forte persistente com a alta dos juros das Treasuries, mas sem muita notícia macro nova. Os principais tópicos e narrativas de ontem seguem pendentes: pressão de alta dos juros EUA, inação da OPEP e petróleo para cima e os democratas nos EUA tentando encontrar uma solução para o orçamento e o teto da dívida. Sobre esse último ponto, vale destacar o texto do ex-S&P David Beers (agência de rating) sobre a possibilidade de um novo downgrade da nota dos EUA. David liderou a equipe que reduziu o crédito em 2011.

Juros. No âmbito de política monetária, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, afirmou ontem que o BC não vai trabalhar com uma meta ajustada pensando em fazer uma convergência mais gradual da inflação, mas sim que a taxa Selic será elevada o quanto for necessário para conduzir a inflação para a meta em 2022. Roberto campos disse ainda que, com o ritmo atual de ajuste monetário, será possível conduzir a inflação para a meta e que, no acumulado de 12 meses, o ápice deve se dar em setembro.

Impostos. Na política, depois de um acordo entre Senado e Câmara, o senador Roberto Rocha apresenta hoje seu parecer para a PEC que simplifica impostos sobre o consumo (uma das quatro partes da reforma tributária). De acordo com o Estadão, o senador afirmou que foi acertado um conjunto de medidas que devem ser votadas de forma sincronizada ainda nesse ano, incluindo a PEC mencionada, as mudanças no IR, um novo Refis e o projeto que cria a Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS).

Combustíveis. O presidente da Câmara, Arthur Lira, se reuniu ontem com líderes partidários para buscar uma solução para a alta dos preços dos combustíveis. Lira adiantou na semana passada que entre as alternativas estariam uma alteração na cobrança do ICMS de combustíveis, prevendo a uniformização das alíquotas do imposto em todos os Estados, e a criação de um fundo de estabilização dos preços. As conversas estariam em fase preliminar, mas já se antecipa que nenhuma das alternativas mencionadas seria de fácil tramitação.

Terceira via. Vale mencionar ainda que o governador de São Paulo, João Doria, admitiu ontem que aceitaria desistir da candidatura para a Presidência, mesmo que venha a ser escolhido nas prévias do PSDB.

Dados. Por fim, ainda transparecendo os problemas com a falta de insumos e os desdobramentos negativos da crise energética, a indústria brasileira recuou 0,7% entre julho e agosto (na série livre de efeitos sazonais), surpreendendo negativamente as expectativas de mercado (-0,3% m/m), mas em linha com a nossa projeção (-0,8% m/m).


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+ECONOMIA ::

Dez 19, 2025 Economia

O que as bandeiras tarifárias de 2025 ensinam sobre o…

Dez 18, 2025 Economia

Como usar o 13º salário de maneira inteligente?

Dez 17, 2025 Economia

Stablecoins ganham força nas compras internacionais…

Dez 16, 2025 Economia

5 previsões que podem movimentar o mercado cripto em…

Dez 15, 2025 Economia

4 medidas que empresas precisam adotar já para evitar…

Dez 12, 2025 Economia

5 dicas para investir bem com a Selic mantida em 15%

Dez 11, 2025 Economia

Monitoramento independente avança em meio ao salto de…

Dez 10, 2025 Economia

Natal e gestão inteligente: como manter presença, lucro…

Dez 09, 2025 Economia

Isenção do IR acompanhada de tributação de alta renda…

Dez 08, 2025 Economia

As redes sociais estão levando o público ao consumo…

Dez 05, 2025 Economia

O que Nova York pode ensinar sobre o futuro do mercado…

Dez 04, 2025 Economia

Novo sistema tributário expõe fragilidade de sucessões…

Dez 03, 2025 Economia

Pix anuncia recorde histórico de transações na Black…

Dez 02, 2025 Economia

13º salário evidencia a importância de tomar decisões…

Dez 01, 2025 Economia

Varejo acelera neste fim de ano e shoppings projetam…

Nov 28, 2025 Economia

Reforma Tributária: diferenças regionais na…

Mais ECONOMIA>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version