SEGS Portal Nacional

Economia

Controle financeiro é a principal razão de 86% dos brasileiros preferirem serviço de telefonia pré-pago

  • Quarta, 06 Outubro 2021 10:40
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Paulo Ariel
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

Os produtos pré-pagos continuam sendo a opção preferida dos brasileiros, pois ajudam a administrar melhor as finanças

O Brasil está entre os maiores usuários de serviços de telefonia pré-pagos em todo o mundo, quando comparados às outras grandes economias em desenvolvimento, de acordo com a segunda edição do Global Pre-Paid Index (GPI) da Ding. A pesquisa apontou que 86% dos brasileiros utilizam o serviço pré-pago, atrás apenas da Arábia Saudita (89%), entre os países pesquisados. Isso é maior que os 82% que usam serviços pré-pagos no México, país relevante no mercado latino-americano.

“O Brasil mostra uma preferência massiva por opções de celular pré-pago”, afirma o fundador e presidente-executivo da Ding, Mark Roden. “A flexibilidade oferecida pelos serviços pré-pagos é muito mais atraente para a maioria do mercado brasileiro do que as caras opções de contratos de longo prazo”.

Fatores econômicos

As principais razões que os brasileiros citaram ao optar pelo pré-pago foi que isso os ajudava a fazer um orçamento melhor (37%) e que eles queriam pagar apenas pelo que usavam ou precisavam (35%).

Isso pode estar ligado a uma crise de confiança quando se trata de estabilidade econômica, como apontou a pesquisa. Apenas 28% dos brasileiros se sentem positivos em relação à economia brasileira. Os entrevistados estão também menos otimistas sobre o futuro de sua economia nos próximos 6 meses comparados a outras nações.

“O formato pré-pago permite que as pessoas tenham maior controle sobre suas finanças”, diz Roden. Por outro lado, isso também reflete como as pessoas se organizam em relação à vida financeira, em um momento em que o número de inadimplentes no Brasil aumentou devido à crise econômica.

Segundo o Mapa da Inadimplência, divulgado pela Serasa, mais de 62,25 milhões de brasileiros estavam endividados em agosto, ou seja, esta é a quantidade de pessoas com acesso restrito ao crédito e com contas vencidas. Houve um aumento de 3 milhões de inadimplentes em relação ao mês de julho.

Uso de redes sociais

O Brasil é uma nação amiga dos aplicativos. De acordo com a pesquisa, há um alto nível de confiança nas plataformas de mídia social no Brasil (80%), com o país ocupando a 4.ª posição em todos os mercados apurados.

Em relação aos aplicativos mais populares, o WhatsApp se destaca como o aplicativo mais usado no Brasil (85%). É seguido por Instagram (76%) e Facebook Messenger (65%).

Celulares no Brasil

Independentemente da situação econômica, os celulares foram citados como a primeira coisa que os brasileiros não podiam passar um dia sem utilizar: a afirmação foi feita por sete em cada dez entrevistados (68%). Isso é maior que falar com a família (54%), navegar nas redes sociais (42%) ou falar com amigos (26%).

O estudo também descobriu que os brasileiros continuam a ser uma das principais nacionalidades no mundo a enviar e receber recarga de amigos e familiares. Seis em cada dez (59%) brasileiros enviaram ou receberam recargas pré-pagas nos últimos seis meses, com 29% enviando e 36% recebendo diariamente ou semanalmente.

“É evidente, a partir de nosso estudo, que enviar e receber recarga é uma tendência importante, pois as pessoas permanecem conectadas. Esperamos que o uso dessas ferramentas continue crescendo à medida que o mundo se movimenta digitalmente, onde precisamos de nossos telefones não apenas para falar uns com os outros, mas para administrar nossas vidas”, analisou Roden.

A pesquisa global, conduzida em setembro, foi encomendada pela Ding, líder mundial em serviço de recarga de celular, e examinou as opiniões de 6.250 entrevistados em oito mercados principais: Brasil, México, Índia, Indonésia, Filipinas, Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita, Alemanha e Nigéria.

Sobre o Ding Global Prepaid Index (GPI)

O Ding Global Prepaid Index (GPI) é uma importante pesquisa que analisa o mercado pré-pago. O segundo GPI destaca as opiniões de mais de 6.250 entrevistados em nove países sobre o uso de ofertas pré-pagas, examinando as atitudes, atividades e perspectivas dos usuários do mercado pré-pago, em particular durante a pandemia Covid-19. Os entrevistados estavam uniformemente distribuídos por gênero e tinham mais de 18 anos. Cerca de 30% da amostra também se identificou como expatriados.

Sobre a Ding

A Ding foi fundada para melhorar a vida das pessoas, ajudando aqueles com menos a ter acesso a mais. Líder em serviço de recarga móvel internacional, a Ding mantém as pessoas conectadas desde 2006. Desde a fundação, os usuários da Ding enviaram quase meio bilhão de recargas globalmente.

A empresa fornece uma recarga a cada segundo, através de mais de 550 operadoras, em mais de 140 países - ajudando famílias e amigos em todo o mundo a se manterem conectados.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+ECONOMIA ::

Dez 19, 2025 Economia

O que as bandeiras tarifárias de 2025 ensinam sobre o…

Dez 18, 2025 Economia

Como usar o 13º salário de maneira inteligente?

Dez 17, 2025 Economia

Stablecoins ganham força nas compras internacionais…

Dez 16, 2025 Economia

5 previsões que podem movimentar o mercado cripto em…

Dez 15, 2025 Economia

4 medidas que empresas precisam adotar já para evitar…

Dez 12, 2025 Economia

5 dicas para investir bem com a Selic mantida em 15%

Dez 11, 2025 Economia

Monitoramento independente avança em meio ao salto de…

Dez 10, 2025 Economia

Natal e gestão inteligente: como manter presença, lucro…

Dez 09, 2025 Economia

Isenção do IR acompanhada de tributação de alta renda…

Dez 08, 2025 Economia

As redes sociais estão levando o público ao consumo…

Dez 05, 2025 Economia

O que Nova York pode ensinar sobre o futuro do mercado…

Dez 04, 2025 Economia

Novo sistema tributário expõe fragilidade de sucessões…

Dez 03, 2025 Economia

Pix anuncia recorde histórico de transações na Black…

Dez 02, 2025 Economia

13º salário evidencia a importância de tomar decisões…

Dez 01, 2025 Economia

Varejo acelera neste fim de ano e shoppings projetam…

Nov 28, 2025 Economia

Reforma Tributária: diferenças regionais na…

Mais ECONOMIA>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version