SEGS Portal Nacional

Economia

Banco Original :: Diário Econômico - Comentários do time econômico - 04-10-21

  • Segunda, 04 Outubro 2021 10:36
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Klaus Gambarini
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

Marco Caruso

Lisandra Barbero

Mercados. Na esteira do desempenho das bolsas americanas, o Ibovespa fechou o pregão de ontem em queda de 0,11%, a 110.979 pontos. O dólar apresentou alta de 0,29%, a R$ 5,45, encerrando o mês de setembro com valorização de 5,3% ante o real. Em meio à alta das Treasuries americanas, das preocupações com o cenário fiscal local e após as falas do presidente do BC ontem, reforçando a mensagem de Selic terminal mais elevada, as taxas futuras de juros fecharam o dia em alta.

Embora os mercados americanos continuem refletindo as preocupações com a inflação, com o setor imobiliário na China e em países Europeus, foi bem recebida a notícia ontem de que o Congresso americano aprovou o projeto de lei que impede o shutdown. O presidente do Fed, Jerome Powell, disse em depoimento ao Comitê de Serviços Bancários da Câmara dos Deputados que espera que uma redução na inflação comece a ser vista no fim desse ano com uma melhora perceptível a partir de 2022, complementando que a situação atual está muito longe do projetado para o pleno emprego (o que foi confirmado pela divulgação do número de pedidos de seguro desemprego piores do que o esperado ontem). Powell também afirmou que o fracasso de um acordo pelo Congresso para aumentar o teto da dívida traria consequências severas para o país.

Na Ásia, em meio ao noticiário negativo da Evergrande e com os dados ainda fracos da atividade econômica chinesa, os mercados fecharam no pior desempenho trimestral desde o início da pandemia.

Hoje, com o adiamento da votação do pacote de infraestrutura nos Estados Unidos, os mercados globais amanhecem negativos. Na Zona do Euro, a inflação de setembro apresentou alta de 3,4% em agosto (consequência do aumento do preço da energia), enquanto, na China, o mercado permanecerá fechado entre os dias 1 e 7 de outubro devido ao feriado local. Enquanto os investidores aguardam a próxima reunião da OPEC+, o petróleo amanhece em queda de 0,6%.

BC. No Brasil, em semana de divulgação da ata do BC e do relatório trimestral de inflação, as atenções continuam voltadas para a condução da política monetária. Depois de reforçar a mensagem de Selic terminal mais alta no RTI, o presidente do BC afirmou que de fato o nível final da taxa de juros ao fim do ciclo atual de aperto monetário é mais importante para cumprir as metas de inflação do que o ritmo de alta em cada reunião do Copom. Também reforçou que a taxa de juros real neutra está em 3% ao ano.

Reforma administrativa. No escopo político, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, afirmou a aliados que priorizará nas próximas semanas a discussão em torno dos precatórios e dos combustíveis e que a reforma administrativa deve ficar para depois do feriado de 12 de outubro. Entre os líderes, o entendimento é de que a aprovação do texto é muito difícil devido às resistências ao tema e à proximidade das eleições.

Auxílio Emergencial. Setores do governo discutem ainda usar a PEC dos precatórios para estender o auxílio emergencial por mais alguns meses, embora a ideia ainda não esteja consolidada e nem tenha o apoio total da equipe econômica. Na prática, a ideia é que a prorrogação do benefício seja incluída no texto da PEC para que o Executivo possa viabilizar o pagamento mais rapidamente. Em reuniões com o mercado ontem, o secretário especial do Tesouro e Orçamento, Bruno Funchal, fez alertas em relação às pressões que a equipe econômica vem sofrendo para estender o auxílio para potenciais valores acima de R$ 300.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+ECONOMIA ::

Dez 19, 2025 Economia

O que as bandeiras tarifárias de 2025 ensinam sobre o…

Dez 18, 2025 Economia

Como usar o 13º salário de maneira inteligente?

Dez 17, 2025 Economia

Stablecoins ganham força nas compras internacionais…

Dez 16, 2025 Economia

5 previsões que podem movimentar o mercado cripto em…

Dez 15, 2025 Economia

4 medidas que empresas precisam adotar já para evitar…

Dez 12, 2025 Economia

5 dicas para investir bem com a Selic mantida em 15%

Dez 11, 2025 Economia

Monitoramento independente avança em meio ao salto de…

Dez 10, 2025 Economia

Natal e gestão inteligente: como manter presença, lucro…

Dez 09, 2025 Economia

Isenção do IR acompanhada de tributação de alta renda…

Dez 08, 2025 Economia

As redes sociais estão levando o público ao consumo…

Dez 05, 2025 Economia

O que Nova York pode ensinar sobre o futuro do mercado…

Dez 04, 2025 Economia

Novo sistema tributário expõe fragilidade de sucessões…

Dez 03, 2025 Economia

Pix anuncia recorde histórico de transações na Black…

Dez 02, 2025 Economia

13º salário evidencia a importância de tomar decisões…

Dez 01, 2025 Economia

Varejo acelera neste fim de ano e shoppings projetam…

Nov 28, 2025 Economia

Reforma Tributária: diferenças regionais na…

Mais ECONOMIA>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version