SEGS Portal Nacional

Economia

Investimentos dos setores público e privado impulsionam o turismo de Ouro Fino

  • Segunda, 04 Outubro 2021 10:36
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Iara Filardi
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

Localizada no sul de Minas de Gerais, a cidade que fica a 3 horas da capital paulista, apostará no ecoturismo rural e de aventura.

Minas Gerais conta com diversas opções de turismo que atraem visitantes de todo o país, seja pela sua história, costumes, gastronomia ou simplesmente pela natureza exuberante que proporciona momentos de aventura e contemplação. Localizada na região sul, entre montanhas e vales, Ouro Fino, uma das cidades mais antigas do Estado, receberá investimentos público e privado que totalizam R$ 16 milhões. O aporte, que visa fortalecer e transformar os destinos turísticos da região, irá melhorar serviços e apostar no ecoturismo rural e de aventura. De olho nas viagens de curta distância, tendência em todo o país devido o cenário da COVID-19, a cidade se desponta com seu roteiro exuberante, que favorece tanto Minas Gerais como São Paulo – ela fica a 3 horas da capital paulista.

Tranquila e com apenas 30 mil habitantes, Ouro Fino ficou famosa como a cidade do Menino da Porteira. Repleta de montanhas e matas preservadas, possui diversos atrativos ligados ao turismo ecológico e de esportes de aventura como canoagem, cavalgada, motocros, off-road, paraglider, pesca, trekking e trilhas de bike, aliás, a cidade realiza um dos mais importantes torneios de mountain bike do país, o Ouro Biker.

Com cerca de 50 bares e mais de 20 restaurantes, uma das principais novidades da cidade para as próximas semanas é a inauguração do sofisticado gastrobar Observatório. Apostando na alta gastronomia mineira e num ambiente acolhedor, a casa deve abrir as portas na segunda quinzena de outubro e marca o momento de otimismo que a cidade vive. “Nasci e cresci em Ouro Fino, quando me mudei para São Paulo, há 11 anos, para estudar e trabalhar, descobri um universo gastronômico que eu nunca tinha conhecido antes” – Conta Neuber Ficher, proprietário do novo empreendimento – “Sempre atuei em comunicação, mas em 2020 surgiu a oportunidade de locar o espaço do antigo Bar do Paulo, que fica no térreo do prédio onde funciona a sede da minha empresa em Ouro Fino. Nesse momento me veio a ideia de colocar em prática o que eu sempre sonhei para minha cidade, ter um ambiente gastronômico que valorize a tradicional culinária mineira e que traga para Ouro Fino a qualidade do serviço dos grandes restaurantes das capitais. Uma experiência única e inédita para a cidade e que desperte em outros empreendedores a vontade de investir em Ouro Fino e fazer dela uma cidade que tenha o melhor para seus habitantes e para os turistas”.

Segundo Cícero Braga, chefe do Departamento de Patrimônio, os investimentos estão por toda a parte – “Destaco a construção de um hotel fazenda no bairro Caneleiras, a construção de um condomínio de alto padrão, e um complexo turístico com lagos e restaurantes no distrito de São José do Mato Dentro. Nossa expectativa é que até dezembro de 2023 Ouro Fino possa receber anualmente mais 40 mil visitantes”. Ainda segundo Braga, a cidade investirá na instalação de novas placas de sinalização e outdoors para a orientação dos pontos turísticos, em eventos culturais como shows e exposições, atividades esportivas e de aventura como futebol, rafting e canoagem, na criação de 20 km de trilha destinada ao turismo religioso, além da construção de um portal e quiosques que serão instalados na Cachoeira do Taboão. Está também nos planos da prefeitura, a construção de um dec elevado entre o terceiro e quarto lago, que contará com quiosques, stand up padle, tirolesa, pedalinho, arborismo e trilhas, além de uma mini cervejaria. Boa parte dessas novidades estará disponível para os visitantes até fevereiro de 2022.

Ouro Fino possui na sua entrada uma estátua com mais de 8 metros de altura do Menino da Porteira, além de outros monumentos que fazem alusão a canção de Teddy Vieira, que ficou eternizada na voz de Sérgio Reis. Vale lembrar que a cidade é parte integrante do Caminho da Fé, um roteiro que liga a cidade de Águas da Prata, em SP, a Aparecida do Norte, uma versão brasileira do Caminho de Santiago de Compostela.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+ECONOMIA ::

Dez 19, 2025 Economia

O que as bandeiras tarifárias de 2025 ensinam sobre o…

Dez 18, 2025 Economia

Como usar o 13º salário de maneira inteligente?

Dez 17, 2025 Economia

Stablecoins ganham força nas compras internacionais…

Dez 16, 2025 Economia

5 previsões que podem movimentar o mercado cripto em…

Dez 15, 2025 Economia

4 medidas que empresas precisam adotar já para evitar…

Dez 12, 2025 Economia

5 dicas para investir bem com a Selic mantida em 15%

Dez 11, 2025 Economia

Monitoramento independente avança em meio ao salto de…

Dez 10, 2025 Economia

Natal e gestão inteligente: como manter presença, lucro…

Dez 09, 2025 Economia

Isenção do IR acompanhada de tributação de alta renda…

Dez 08, 2025 Economia

As redes sociais estão levando o público ao consumo…

Dez 05, 2025 Economia

O que Nova York pode ensinar sobre o futuro do mercado…

Dez 04, 2025 Economia

Novo sistema tributário expõe fragilidade de sucessões…

Dez 03, 2025 Economia

Pix anuncia recorde histórico de transações na Black…

Dez 02, 2025 Economia

13º salário evidencia a importância de tomar decisões…

Dez 01, 2025 Economia

Varejo acelera neste fim de ano e shoppings projetam…

Nov 28, 2025 Economia

Reforma Tributária: diferenças regionais na…

Mais ECONOMIA>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version