SEGS Portal Nacional

Economia

Sete dicas de crédito consciente

  • Quarta, 22 Setembro 2021 10:38
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Ana Marta Gonçalves
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

Fintech Jeitto, especializada em crédito para as classes C e D, explica o que as pessoas devem levar em consideração na hora de tomar crédito e como evitar erros ao utilizar

A pandemia pegou todo mundo de surpresa, impactando fortemente a economia e a renda da população. E mesmo com a retomada gradual que vivemos após um ano e meio de isolamento social, os impactos ainda são bem visíveis e atingem diretamente o bolso do brasileiro. Exemplo disso, são os aumentos das contas de consumo, dos alimentos e da gasolina.

Por isso, para conseguir manter as contas em dia, tem sido necessário fazer mudanças na rotina para economizar ao máximo, mas em alguns casos, recorrer ao crédito é a solução. Entretanto, antes de fazer essa opção é necessário se informar a respeito do momento adequado e levar em consideração tudo o que diz respeito às taxas de juros, encargos e prazo de quitação. Caso contrário, ao invés de ser uma solução, a tomada de crédito pode se tornar um problema.

Para esclarecer algumas dúvidas, sobre a utilização de crédito consciente e o que deve-se levar a contar na hora de solcitar, o Jeitto - aplicativo que concede limite de crédito para pagamento de contas, serviços e compras online – preparou seis dicas.

Confira:

1 – Faça um levantamento dos seus gastos mensais

Antes de pedir dinheiro para uma instituição financeira, faça o seu planejamento financeiro.

Use uma planilha ou até o próprio bloco de notas para registrar todas as entradas e saídas. Assim você terá uma visão mais clara das suas contas fixas e dos gastos que podem ser eliminados ou diminuídos.

2. Verifique a sua real necessidade

Em momentos de sufoco, muita gente solicita crédito para uma determinada finalidade, mas quando está com o dinheiro em mãos o desinteira, gasta com coisas desnecessárias e no fim, continua afundada em dívidas. Então, após tomar conhecimento de toda a sua movimentação financeira é preciso equilibrar as contas e identificar o valor que você realmente precisa solicitar. Também é extremamente importante manter a mente focada e utilizar o crédito adquirido para o propósito, para qual, ele foi solicitado.

3- Se informe

Para evitar pegar o valor inadequado se informe bem a respeito das linhas de crédito disponíveis para a sua necessidade. Quanto mais conhecimento você tiver, mais fácil será na hora de negociar as condições, custos e prazos limites. Lembrando que isso varia de uma instituição para outra.

4- Não comprometa mais do que 30% da sua renda

Na hora de solicitar crédito, leve em consideração o seu salário/receita mensal, assim como os seus gastos e as parcelas que você irá pagar para quitar o valor do crédito solicitado. Visando a sua saúde financeira, o valor total do crédito não deve ultrapassar 30% da sua renda mensal

5- Calcule as taxas

Além de calcular o valor a ser solicitado é imprescindível calcular também as taxas a serem pagas, fazer uma simulação junto a instituição bancária e se informar sobre o período de quitação. Quanto mais longo for esse período, maior será o juro pago ao final do contrato. Antes de assumir um compromisso, é preciso levar em consideração suas entradas e saídas e ter o valor de prestação em mente. Depois disso, ainda vale se certificar de que ela se encaixa no seu orçamento.

6- Administre bem o seu crédito

Após a obtenção do crédito, reforce o controle dos seus gastos para que não perca as rédeas da situação e não volte ao estágio anterior, tendo que pedir um novo empréstimo para pagar o que você tomou primeiro. Confira, registre e guarde todos os seus comprovantes de compras e o seu extrato bancário para evitar despesas desnecessárias e garantir que todas as parcelas do crédito que você adquiriu sejam pagas em dia.

SOBRE O JEITTO

Fundado em 2014, o Jeitto é um aplicativo de crédito digital, que tem como propósito conceder limite de crédito de maneira descomplicada, rápida e segura e, que pode ser usado para pagamentos de contas e serviços ou compras online. A fintech aposta na inteligência artificial como principal tecnologia por trás de sua análise de risco.

O aplicativo conta com mais de 1 milhão de clientes e recentemente lançou o Empréstimo Jeitto, que também é 100% digital, sem burocracia e feito especialmente para quem já possui uma jornada financeira dentro do aplicativo. Os algoritmos desenvolvidos pela fintech analisam e preveem o comportamento de pagamento dos seus clientes, utilizando dados alternativos para aprovar limites de crédito e empréstimos saudáveis de acordo com cada perfil de cliente.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+ECONOMIA ::

Dez 19, 2025 Economia

O que as bandeiras tarifárias de 2025 ensinam sobre o…

Dez 18, 2025 Economia

Como usar o 13º salário de maneira inteligente?

Dez 17, 2025 Economia

Stablecoins ganham força nas compras internacionais…

Dez 16, 2025 Economia

5 previsões que podem movimentar o mercado cripto em…

Dez 15, 2025 Economia

4 medidas que empresas precisam adotar já para evitar…

Dez 12, 2025 Economia

5 dicas para investir bem com a Selic mantida em 15%

Dez 11, 2025 Economia

Monitoramento independente avança em meio ao salto de…

Dez 10, 2025 Economia

Natal e gestão inteligente: como manter presença, lucro…

Dez 09, 2025 Economia

Isenção do IR acompanhada de tributação de alta renda…

Dez 08, 2025 Economia

As redes sociais estão levando o público ao consumo…

Dez 05, 2025 Economia

O que Nova York pode ensinar sobre o futuro do mercado…

Dez 04, 2025 Economia

Novo sistema tributário expõe fragilidade de sucessões…

Dez 03, 2025 Economia

Pix anuncia recorde histórico de transações na Black…

Dez 02, 2025 Economia

13º salário evidencia a importância de tomar decisões…

Dez 01, 2025 Economia

Varejo acelera neste fim de ano e shoppings projetam…

Nov 28, 2025 Economia

Reforma Tributária: diferenças regionais na…

Mais ECONOMIA>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version