SEGS Portal Nacional

Economia

E-commerce: Black Friday 2021 deve manter nível de crescimento próximo ao do ano passado

  • Terça, 21 Setembro 2021 10:06
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Paulinha Deodato
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

Segundo análise da Enext, o varejo digital precisará realizar estratégias novas para garantir bons resultados na edição deste ano

Faltando poucos meses para a Black Friday, muitas empresas já estão trabalhando em estratégias de vendas para garantir bons resultados na edição deste ano. Em 2020, a data movimentou R$ 5,1 bilhões – valor 31% superior em comparação ao mesmo período do ano anterior, segundo levantamento da Neotrust/Compre&Confie. De acordo com análise da Enext, empresa focada em soluções para negócios digitais, embora a expectativa para 2021 seja de crescimento, o percentual de aumento não deve ultrapassar o ano anterior.

“Na Black Friday do ano passado o varejo digital aproveitou-se das restrições de circulação e o menor horário de abertura das lojas físicas. Portanto, o consumo online conseguiu surfar bem essa onda. Em 2021, o crescimento continuará bastante sólido, uma vez que muitas pessoas que não utilizavam esse canal até o início da pandemia, gostaram da experiência e devem aproveitar os maiores descontos oferecidos pelo comércio eletrônico, mesmo com a reabertura das lojas físicas”, explica.

A análise vai de encontro com o relatório Future Shopper Report 2021, produzido pela Wunderman Thompson em parceria com a Enext. Divulgado recentemente, o estudo aponta que 55% dos brasileiros pretendem seguir utilizando o varejo digital de forma frequente, mostrando que as compras online se tornaram uma tendência que veio para ficar.

Como se preparar para a Black Friday

Para Gabriel Lima, as lojas que apostam em estratégias e ações para o varejo online terão uma Black Friday bem-sucedida. “O primeiro passo é traçar e adotar um plano de comunicação de vendas com o público-alvo e dividi-lo em três canais: Mídia Online (para atrair novos consumidores), Mídias em Marketplaces (para se aproveitar do crescimento expressivo dessa vertical) e CRM (para fomentar as vendas entre seus melhores consumidores)”, explica o especialista.

Em relação à mídia online, o especialista alerta que o setor está cada vez mais competitivo e as estratégias de ativação e aquisição de consumidores estão cada vez mais sofisticadas. “É necessário ter cautela com o investimento e não atacar apenas um canal. Em vista ao cenário atual é essencial ter um orçamento mais flexível para acompanhar essas frentes de evolução do negócio”, comenta.

O segundo ponto de atenção para o mercado online está na estratégia de vendas por meio dos marketplaces. Nos últimos anos, o mercado de comércio eletrônico tem sido impulsionado por lojas virtuais que fazem a intermediação da compra entre o consumidor e o vendedor. Este modelo de vendas online tem ajudado o mercado de e-commerce a manter os altos índices de crescimento. Nesta Black Friday, o varejo digital necessita levar em consideração os benefícios existentes dentro deste espaço e investir em seus produtos.

Por fim, é importante implementar o sistema de CRM para fazer abordagens mais eficientes, uma vez que o processo armazena todo o histórico do cliente potencial e proporciona uma comunicação personalizada para o consumidor. “O segredo está no CRM que segmenta a base de vendas e que resulta em uma estratégia de valor para a marca e para quem consome. Uma dica valiosa é usar o histórico da Black Friday, entender quais os produtos mais buscados e comprados pelos clientes, oferecer condições especiais e avisar as ações promocionais antes e de maneira personalizada para assim conquistar bons resultados”, finaliza Lima.

Sobre a Enext

A Enext a Wunderman Thompson Company - é focada em soluções para negócios digitais. Os serviços abrangem desde planejamento estratégico e transformação digital, passando por implantação de plataformas, Mídia, Business Intelligence e CRM. Eleita a Agência de Publicidade do Ano pelo Mercado Ads Awards - prêmio realizado pelo Mercado Ads. A empresa é responsável por projetos digitais para grandes marcas, como: BASF, PUMA, C6 Bank, Mondelez, Colgate e Sephora.

Fundada em 2008, a empresa com sede em São Paulo conta com mais de 200 colaboradores e mais de 70 clientes ativos, e credita o seu sucesso à tríade: foco no cliente e nos seus desafios, na capacitação e engajamento de transformar pessoas para o futuro, e na excelência das entregas e dos resultados.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+ECONOMIA ::

Dez 19, 2025 Economia

O que as bandeiras tarifárias de 2025 ensinam sobre o…

Dez 18, 2025 Economia

Como usar o 13º salário de maneira inteligente?

Dez 17, 2025 Economia

Stablecoins ganham força nas compras internacionais…

Dez 16, 2025 Economia

5 previsões que podem movimentar o mercado cripto em…

Dez 15, 2025 Economia

4 medidas que empresas precisam adotar já para evitar…

Dez 12, 2025 Economia

5 dicas para investir bem com a Selic mantida em 15%

Dez 11, 2025 Economia

Monitoramento independente avança em meio ao salto de…

Dez 10, 2025 Economia

Natal e gestão inteligente: como manter presença, lucro…

Dez 09, 2025 Economia

Isenção do IR acompanhada de tributação de alta renda…

Dez 08, 2025 Economia

As redes sociais estão levando o público ao consumo…

Dez 05, 2025 Economia

O que Nova York pode ensinar sobre o futuro do mercado…

Dez 04, 2025 Economia

Novo sistema tributário expõe fragilidade de sucessões…

Dez 03, 2025 Economia

Pix anuncia recorde histórico de transações na Black…

Dez 02, 2025 Economia

13º salário evidencia a importância de tomar decisões…

Dez 01, 2025 Economia

Varejo acelera neste fim de ano e shoppings projetam…

Nov 28, 2025 Economia

Reforma Tributária: diferenças regionais na…

Mais ECONOMIA>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version