Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Relatório propõe segurança jurídica para transações com criptoativos

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Up Comunicação Inteligente
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

O relatório já está à disposição na página da Comissão Especial e deverá ser votado na próxima semana

O deputado federal Expedito Netto (PSD-RO) apresentou, nesta semana, um relatório, em forma de substitutivo, ao Projeto de Lei (PL) nº 2.303 de 2015, que dispõe sobre a inclusão das moedas virtuais e programas de milhagem aéreas na definição de “arranjos de pagamento” sob a supervisão do Banco Central.

O projeto está sendo discutido por meio de Comissão Especial, instaurada em 2019 e composta por 34 membros titulares e suplentes de igual número.

Expedito Netto, que também é Secretário de Juventude da Câmara dos Deputados, demonstra, por meio do substitutivo, a sua preocupação com o assunto, deixando em evidência a liberdade econômica, a proteção aos pequenos empreendedores e aos processos de inovações, a permissão de negociação dos criptoativos, a regulação com liberdade econômica para os agentes e o prazo de um ano, após a aprovação da Lei, para que as atuais empresas se adaptem às novas regras, respeitando as leis em defesa do consumidor e demais regras fiscais.

“Essas medidas são necessárias para não abrir excedentes e prejudicar, no termo da lei, o Sistema Financeiro Nacional (SFN) em vigência. Tais mudanças ficam evidentes na definição dos criptoativos, conforme o capítulo II, art. 2º da referida lei. O texto traz no Capítulo III, art. 3º, incisos 1º e 2º, que os criptoativos são admitidos à negociação no país, observada a regulação e legislação em vigor”, informa o parlamentar.

Na regulação das atividades relacionadas aos criptoativos, os órgãos reguladores observarão o disposto na Lei nº 13.874, de 20 de setembro de 2019. Como forma de desenvolver o mercado, os órgãos reguladores se empenharão em facilitar o acesso à novos entrantes e a empresas inovadoras, dando ênfase, inclusive no emprego de ambiente regulatório experimental, previsto na Lei Complementar nº 182, de 1 de junho de 2021.

Após ampla discussão, com várias reuniões e audiências públicas, Expedito Netto declara que o texto do substitutivo dispõe sobre admissão de negociação de criptoativos no país e sua regulação; aumento de penalização para o crime de pirâmide; criminalização do uso de criptoativos para prática de crimes financeiros e aumento de pena para a prática de crimes de lavagem de dinheiro por organização terrorista ou com uso de criptoativos.

“Sabemos que o mundo hoje é virtual e precisamos caminhar em consonância com as mudanças mas, para isso, é necessário garantirmos segurança jurídica para todos os envolvidos. Infelizmente tudo que é novo tem riscos e pré-conceitos, e algumas pessoas utilizam da falta de informação para aplicar golpes em outras. Este relatório foi construído através de reuniões e audiências", ressaltou o Netto.

Ainda de acordo com o deputado, a previsão é que o relatório seja apresentado na próxima semana durante reunião da Comissão Especial - PL 2303/15 - Banco Central.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar