SEGS Portal Nacional

Economia

Pandemia impulsiona digitalização dos negócios em MPEs, mas metade ainda depende de plataformas terceirizadas e rede sociais

  • Sexta, 03 Setembro 2021 08:13
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Liliana Liberato
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

Pesquisa da Boa Vista mostra que o uso de canais digitais tem sido a solução para a manutenção e sobrevivência destes negócios; 57% tem garantido parte de seu faturamento com vendas online e divulgação em redes sociais

Com o início da pandemia em 2020, um terço das micro e pequenas empresas passou a fazer negócios pela internet, segundo pesquisa realizada pela Boa Vista, empresa de inteligência analítica. Praticamente um quarto dessas MPEs começou a digitalização de seus canais após a escalada da pandemia.

A pesquisa também revelou que as operações digitais têm sido cada vez mais importantes na receita dessas empresas. Das MPEs entrevistadas, 57% têm garantido parte de seu faturamento por conta da atuação em canais de vendas como e-commerce e por meio da divulgação de produtos e serviços em suas redes sociais. Destas, 22% declararam que mais de 50% de suas receitas dependem dos canais digitais.

Entre as MPEs que aderiram ao digital no último ano, 25% já realizam negócios e vendas por site próprio. Por outro lado, quase metade das entrevistadas ainda dependem de plataformas de terceiros, como marketplaces e também das redes sociais para divulgarem seus produtos e serviços, e criarem novas oportunidades de vendas. “O movimento de digitalização dos negócios nas MPEs se consolida cada vez mais, expandindo e aumentando e oportunidades para as áreas de TI e Inovação. O uso dos canais digitais tem sido a solução para a manutenção e sobrevivência destes negócios”, explica Lola de Oliveira, diretora de Marketing e Relacionamento com o Cliente da Boa Vista.

Entre as redes sociais mais utilizadas por essas empresas se destaca o WhatsApp, apontado por 32% dos entrevistados. Na sequência, figuram Facebook e Instagram, com 26% e 25%, respectivamente. Outro levantamento da Boa Vista com empresários do mesmo segmento apontou aumento de 30% no uso das redes sociais se comparado a 2020.

A tentativa de alavancar vendas por meio da divulgação de produtos e serviços e a busca por estreitar relacionamento com clientes foram apontadas por 27% e 25% das empresas, respectivamente, como finalidade do uso das redes sociais. Outros motivos passam pela busca de inspiração por novos produtos (15%), incentivo de novos negócios (15%), acompanhamento de tendências (15%) e divulgação de oportunidades de trabalho (3%).

Apoio em todos os momentos do negócio

Como uma empresa que aplica inteligência analítica de ponta na transformação de informações para a tomada de decisões em concessão de crédito e negócios em geral, a Boa Vista possui soluções que apoiam seus clientes em todo o ciclo de negócio. São empresas de diferentes segmentos e portes que recorrem à identificação de público, para as melhores ofertas de crédito, à concessão, para a automatização e ampliação das operações de venda. Ou então buscam o gerenciamento, para a padronização e o monitoramento da carteira de clientes, ou a recuperação do crédito, para o aprimoramento do processo de cobrança e recuperação de ativos. Todas as soluções da Boa Vista contemplam informações do Cadastro Positivo, banco de dados que contém o histórico de consumo e capacidade de pagamento de consumidores e empresas. Para saber mais acesse: www.boavistaservicos.com.br

Metodologia

A pesquisa realizada pela Boa Vista foi feita por meio de entrevistas on-line. Contou com a participação de aproximadamente 300 respondentes, micro e pequenos empresários representantes dos setores de comércio e serviços de todas as regiões do país. A margem de erro é de 5 pontos percentuais, para mais ou para menos, e o grau de confiança é de 90%.

SOBRE A BOA VISTA

A Boa Vista é uma empresa brasileira que alia inteligência analítica à alta tecnologia para transformar os dados dos seus clientes em soluções para os desafios de empresas e consumidores.

Criada há mais de 60 anos como SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), tem contribuído significativamente para o desenvolvimento da atividade de crédito no Brasil, ajudando o País a estabelecer uma relação de consumo mais equilibrada entre empresas e consumidores.

A Boa Vista é precursora do Cadastro Positivo, banco de dados com informações sobre o histórico de pagamentos, que deixa a análise de crédito mais justa e acessível. Por isso, Cadastro Positivo é na Boa Vista.

Pioneira também em serviços ao consumidor, a Boa Vista responde por iniciativas que cooperam com a sustentabilidade econômica dos brasileiros, como a consulta do CPF com score, dicas de educação financeira e parcerias para negociação de dívidas. Tudo disponível de forma simples, rápida e segura no site www.consumidorpositivo.com.br

Atualmente a Boa Vista é referência no apoio à tomada de decisão em todas as fases do ciclo de negócios: prospecção, aquisição, gestão de carteiras e recuperação.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+ECONOMIA ::

Dez 19, 2025 Economia

O que as bandeiras tarifárias de 2025 ensinam sobre o…

Dez 18, 2025 Economia

Como usar o 13º salário de maneira inteligente?

Dez 17, 2025 Economia

Stablecoins ganham força nas compras internacionais…

Dez 16, 2025 Economia

5 previsões que podem movimentar o mercado cripto em…

Dez 15, 2025 Economia

4 medidas que empresas precisam adotar já para evitar…

Dez 12, 2025 Economia

5 dicas para investir bem com a Selic mantida em 15%

Dez 11, 2025 Economia

Monitoramento independente avança em meio ao salto de…

Dez 10, 2025 Economia

Natal e gestão inteligente: como manter presença, lucro…

Dez 09, 2025 Economia

Isenção do IR acompanhada de tributação de alta renda…

Dez 08, 2025 Economia

As redes sociais estão levando o público ao consumo…

Dez 05, 2025 Economia

O que Nova York pode ensinar sobre o futuro do mercado…

Dez 04, 2025 Economia

Novo sistema tributário expõe fragilidade de sucessões…

Dez 03, 2025 Economia

Pix anuncia recorde histórico de transações na Black…

Dez 02, 2025 Economia

13º salário evidencia a importância de tomar decisões…

Dez 01, 2025 Economia

Varejo acelera neste fim de ano e shoppings projetam…

Nov 28, 2025 Economia

Reforma Tributária: diferenças regionais na…

Mais ECONOMIA>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version