SEGS Portal Nacional

Economia

Trade Promotion Management - a tendência na retomada do varejo físico brasileiro

  • Sexta, 03 Setembro 2021 18:41
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Anna Delmar
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

Gigantes do mercado apostam no TPM, apontado como tendência na retomada do Varejo Físico no País, que já conta com uma startup de tecnologia 100% nacional e especializada em oferecer soluções tecnológicas que ajudam outras empresas a automatizarem a gestão de suas verbas comerciais

Um mercado em constante crescimento na América do Norte e na Europa, mas ainda desconhecido por grande parte dos profissionais da Indústria brasileira. Esse é o TPM, sigla em inglês para Trade Promotion Management, um segmento já apontado como tendência na retomada do Varejo Físico no País e que já tem uma empresa de tecnologia 100% nacional como uma das primeiras do setor.

Fundada em 2019 por cinco sócios, essa é a Arker, uma startup especializada nesse novo mercado, que tem como missão expandir cada vez mais esse modelo de negócio não só no Brasil, como no continente.

Com atuação em diversos países da América Latina, como Argentina, México, Guatemala, Colômbia e Peru, a empresa já conta em seu portfólio de clientes com algumas gigantes do setor, como Grupo Bimbo, Genomma Lab, M. Dias Branco, Ontex e Pepsico.

“Na prática, o TPM funciona como uma plataforma de gestão de verbas comerciais, utilizada pela Indústria e pelo Trade para desenvolver, acompanhar, simular e mensurar estratégias de promoção e/ou venda de determinado produto, em diferentes pontos de venda. No mercado de TPM, as empresas dispõem de ferramentas que abarcam desde o planejamento orçamentário até a execução e a comprovação de ações comerciais por meio de reconhecimento de imagem, além de metrificar a cadeia de verba comercial assim como a internet faz com a publicidade”, explica Thomaz Camanho, fundador e CEO da Arker.

Entre a Indústria e o Varejo

Utilizando recursos de Inteligência Artificial, Big Data e Analytics, o software desenvolvido pela Arker também dispõe de um módulo transversal de TPO (Trade Promotion Optimization), que funciona como uma ferramenta analítica e de planejamento preditivo, calculando a elasticidade de preço e potencial de venda por tipo de acordo, marca e cliente. Entre suas aplicações estão ROI (Retorno sobre Investimento) das ações e sugestão de alocação orçamentária por marca, SKU (sigla em inglês para Unidade de Manutenção de Estoque) ou por cliente.

“A implementação de uma plataforma de gestão de verbas possibilita automatizar a gestão e o controle das verbas comerciais das empresas, digitalizando a operação para que as equipes Comerciais e de Vendas ganhem tempo e efetividade em suas ações estratégicas. Após um ano de utilização da ferramenta, já é possível perceber um aumento médio de 10% de rentabilidade. O que representa um ganho de R$ 2 milhões para uma empresa com faturamento anual de R$ 200 milhões, por exemplo”, diz Thomaz.

De olho no futuro

Com planos de criar um Summit inédito no país para os profissionais da área de Revenue Management – já bastante conhecidos na área de Turismo, mas que agora também estão ganhando espaço à frente do mercado de TPM –, ainda neste segundo semestre a Arker também irá promover um webinar gratuito e aberto a todos os interessados sobre o assunto com cases práticos desenvolvidos em parceria com clientes.

“Com o avanço da vacinação no País, a flexibilização das medidas restritivas e a implantação do modelo híbrido de trabalho já adotado por várias empresas, o Varejo Físico deve, aos poucos, retomar o fôlego. Segundo dados do IBGE, de janeiro a junho deste ano o setor já acumula crescimento 6,7%. O que representa uma ótima oportunidade para as indústrias diversificarem sua estratégia de gestão de verbas comerciais, reduzindo custos de operação com foco no aumento rentabilidade e, claro, contando para isso com a ajuda da tecnologia”, conclui Thomaz.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+ECONOMIA ::

Dez 19, 2025 Economia

O que as bandeiras tarifárias de 2025 ensinam sobre o…

Dez 18, 2025 Economia

Como usar o 13º salário de maneira inteligente?

Dez 17, 2025 Economia

Stablecoins ganham força nas compras internacionais…

Dez 16, 2025 Economia

5 previsões que podem movimentar o mercado cripto em…

Dez 15, 2025 Economia

4 medidas que empresas precisam adotar já para evitar…

Dez 12, 2025 Economia

5 dicas para investir bem com a Selic mantida em 15%

Dez 11, 2025 Economia

Monitoramento independente avança em meio ao salto de…

Dez 10, 2025 Economia

Natal e gestão inteligente: como manter presença, lucro…

Dez 09, 2025 Economia

Isenção do IR acompanhada de tributação de alta renda…

Dez 08, 2025 Economia

As redes sociais estão levando o público ao consumo…

Dez 05, 2025 Economia

O que Nova York pode ensinar sobre o futuro do mercado…

Dez 04, 2025 Economia

Novo sistema tributário expõe fragilidade de sucessões…

Dez 03, 2025 Economia

Pix anuncia recorde histórico de transações na Black…

Dez 02, 2025 Economia

13º salário evidencia a importância de tomar decisões…

Dez 01, 2025 Economia

Varejo acelera neste fim de ano e shoppings projetam…

Nov 28, 2025 Economia

Reforma Tributária: diferenças regionais na…

Mais ECONOMIA>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version