Faça você a sua linha de crédito: home equity é uma excelente opção para retomar crescimento do seu negócio
Por Roberta Souza*
Uma empresa que deseja crescer e se destacar em seu segmento sabe que não pode viver apenas de boas ideias e produtos. Na maioria dos casos, é essencial contar com um apoio extra para conseguir dar um passo além e ampliar a importância e participação do negócio. Em outras palavras: é necessário ter um investimento a mais para melhorar a operação e conseguir driblar o cenário de instabilidade econômica provocada pela pandemia de covid-19. Infelizmente, não é algo fácil. Encontrar a melhor oferta de crédito exige paciência e dedicação do empreendedor – e mesmo assim nem sempre vai encontrar. Diante disso, cresce a opção de fazer a sua própria linha de crédito. Como? Por meio de empréstimo com imóvel de garantia.
Trata-se de uma necessidade cada vez mais evidente no país. À medida que a pandemia do novo coronavírus continua dificultando a operação das empresas, mais elas buscam crédito para conseguirem driblar esse obstáculo. Segundo uma pesquisa feita pela Serasa Experian, no primeiro semestre de 2021, por exemplo, houve aumento de 17,3% na procura das empresas em relação ao mesmo período de 2020. A demanda é ainda maior se considerarmos apenas os micro e pequenos negócios: crescimento de 23,6%. Ou seja: independentemente do porte ou da área de atuação, todos precisam de um dinheiro a mais em meio ao cenário em que vivemos.
Para atender a essa demanda, o próprio governo federal criou um programa de concessão de crédito aos micro e pequenos empresários. O Pronampe (Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte) lançou a segunda rodada em julho de 2021 para os interessados. Em apenas duas semanas, praticamente a metade do volume total reservado para a iniciativa já havia sido comprometida. Evidentemente, a grande maioria das empresas não terá acesso a esse recurso novamente, o que estimula a busca por métodos mais tradicionais, como empréstimos bancários.
A questão é que na maioria dos casos essas opções não são tão vantajosas para a sobrevivência do negócio. Pelo contrário, os juros cobrados e as condições de pagamentos podem até comprometer toda a operação da companhia. A solução para esse problema, contudo, está na própria empresa. Ou melhor, no próprio imóvel. O home equity cresce em popularidade justamente pela oferta de um crédito com taxas vantajosas e boas condições de pagamento, além de permitir o uso irrestrito do valor – gasta-se como quiser. A ideia é simples: o empreendedor coloca um imóvel como garantia de pagamento, o que reduz o risco de inadimplência e faz com que a oferta seja bem mais em conta. Com as fintechs, esse procedimento ainda se dinamizou e ganhou mais eficiência.
O empréstimo com imóvel de garantia tem, assim, as características essenciais para auxiliar na retomada de crescimento das empresas que precisam de um apoio extra. Além das condições de pagamento serem melhores, com um período maior de parcelamento e carência de pagamento da primeira parcela – que pode chegar a até seis meses – ele tem um processo altamente ágil, feito on-line e com aprovação em questão de poucos dias (ideal para quem precisa de uma solução rápida). Também não compromete o caixa da empresa e ainda garante flexibilidade e autonomia para o empreendedor utilizar o dinheiro da forma como preferir – diferentemente de muitos programas que exigem usos específicos para o empréstimo concedido.
As perspectivas são totalmente positivas para o futuro, permitindo vislumbrar produtos mais inovadores e melhores com a aceitação desta proposta como fonte de crédito. Estimativa do Banco Central já mostra que, de R$ 11 bilhões em 2020, o home equity deve movimentar R$ 500 bilhões nos próximos anos. Como se vê, é um mercado totalmente promissor e que merece ser visto como alternativa viável para os pequenos empreendedores. É por meio dele que as empresas encontrarão os recursos necessários para crescerem e se consolidarem em seus segmentos, se tornando a engrenagem para movimentar os negócios daqui para frente.
*Roberta Souza é Head de Marketing da Pontte, Fintech especializada em home equity –
Sobre a Pontte
A Pontte é uma plataforma de crédito digital que nasceu para construir um crédito muito mais humano, justo e flexível. Operando no mercado desde 2019, foi criada para mudar a relação desigual entre quem pega o empréstimo e quem oferece os recursos, combinando eficiência, atendimento dedicado e tecnologia para oferecer taxas de juros mais baixas, prazos de pagamento mais longos e mais controle sobre o contrato. Em 2021 ganhou dois grandes destaques: foi selecionada para o Programa Scale-Up Endeavor Fintech 2021, que através de projetos de mentorias busca orientar e acelerar o crescimento de fintechs por meio de conexões com redes de especialistas de todo o Brasil; foi indicada ao “100 Startups do Watch 2021” na categoria Finanças, fruto de uma parceria realizada entre Pequenas Empresas & Grandes Negócios, Época Negócios, EloGroup e InnoVc. O mapeamento mostra as startups com potencial para se tornarem líderes e receberem aportes de empresas, governos e aceleradoras.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário