SEGS Portal Nacional

Economia

Construção resiste e quer outro rumo para sustentar a retomada

  • Terça, 31 Agosto 2021 18:42
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  SindusCon-SP
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

Prioridades devem ser debelar a pandemia, restabelecer a confiança e gerar os empregos de que o país necessita

O setor da construção tem apresentado resiliência no enfrentamento das dificuldades surgidas desde o início da pandemia. Entretanto, a retomada não está se verificando de forma igual entre os segmentos da cadeia produtiva.

Os indicadores de vendas e lançamentos da indústria imobiliária apontam crescimento no primeiro semestre, porém não expressivo, em função da baixa base de comparação, representada pelo mesmo período do ano passado, quando se iniciou a pandemia.

As concessões de crédito imobiliário batem recordes. Mas na rodada da Sondagem da Construção realizada pela FGV em julho, a maioria das empresas de Edificações já assinalava que a situação atual dos negócios estava fraca, com redução da atividade.

Esta percepção pode indicar que a melhora do mercado não está disseminada por todo o país, segundo Ana Maria Castelo, coordenadora de Projetos da Construção do Instituto Brasileiro de Economia da FGV.

Sinal disso é o que revela a pesquisa mensal do Índice Geral do Mercado Imobiliário Residencial (IGMI-R) da Abecip, que mede a evolução dos preços dos imóveis novos em dez capitais. No primeiro semestre, esses preços subiram em média de 6,04%. Mas enquanto na cidade de São Paulo o aumento foi de 10,23%, Fortaleza registrou 1,75% e Recife, 2,05%.

De um lado, há expectativa de melhora, como revela na Sondagem o indicador de Preparação de Terrenos. A elevação da atividade nesta fase do empreendimento denota que nos próximos meses haverá aumento futuro do volume de obras.

De outro lado, os preços dos insumos de construção aumentaram 34,52% no acumulado de 12 meses até julho, puxados por altas exorbitantes como as dos preços dos materiais metálicos, que subiram 84,09%. O impacto se refletiu principalmente na postergação de lançamentos de empreendimentos imobiliários.

Repassar todos estes aumentos aos preços dos imóveis tornou-se praticamente impossível. Foram afetados tanto os empreendimentos de médio e alto padrão, como os destinados às famílias de baixa renda no programa habitacional Casa Verde e Amarela. Neste caso específico, espera-se que o Conselho Curador do FGTS aprove a elevação dos preços máximos de contratação das unidades habitacionais e das curvas de subsídios.

Para além da inflação, as questões que se colocam são o impacto da crise institucional e do andamento das reformas. A reforma administrativa, mesmo não tão profunda como desejável, parece tramitar bem. Se aprovada, transmitirá uma sinalização positiva ao mercado.

A reforma tributária precisa ser redesenhada de forma a atingir seus objetivos originais. O açodamento em sua aprovação sem uma discussão mais profunda só fará aumentar a insegurança dos investidores.

Já a crise institucional precisa arrefecer. É preciso insistir: as prioridades nacionais são debelar a pandemia, restabelecer a confiança e voltar a gerar milhões de empregos, diminuindo a crise econômica, política e social.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+ECONOMIA ::

Dez 19, 2025 Economia

O que as bandeiras tarifárias de 2025 ensinam sobre o…

Dez 18, 2025 Economia

Como usar o 13º salário de maneira inteligente?

Dez 17, 2025 Economia

Stablecoins ganham força nas compras internacionais…

Dez 16, 2025 Economia

5 previsões que podem movimentar o mercado cripto em…

Dez 15, 2025 Economia

4 medidas que empresas precisam adotar já para evitar…

Dez 12, 2025 Economia

5 dicas para investir bem com a Selic mantida em 15%

Dez 11, 2025 Economia

Monitoramento independente avança em meio ao salto de…

Dez 10, 2025 Economia

Natal e gestão inteligente: como manter presença, lucro…

Dez 09, 2025 Economia

Isenção do IR acompanhada de tributação de alta renda…

Dez 08, 2025 Economia

As redes sociais estão levando o público ao consumo…

Dez 05, 2025 Economia

O que Nova York pode ensinar sobre o futuro do mercado…

Dez 04, 2025 Economia

Novo sistema tributário expõe fragilidade de sucessões…

Dez 03, 2025 Economia

Pix anuncia recorde histórico de transações na Black…

Dez 02, 2025 Economia

13º salário evidencia a importância de tomar decisões…

Dez 01, 2025 Economia

Varejo acelera neste fim de ano e shoppings projetam…

Nov 28, 2025 Economia

Reforma Tributária: diferenças regionais na…

Mais ECONOMIA>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version