SEGS Portal Nacional

Economia

Da fábrica direto para a prateleira: novo varejo encontra em embalagens Cryovac “case-ready” alternativa para reduzir perdas e elevar competitividade

  • Sexta, 27 Agosto 2021 11:43
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Natália Pereira
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

Para varejistas como a rede Hirota Food, novas tecnologias de embalagens são uma boa forma de atender as novas demandas de consumo e reduzir o desperdício de alimentos

Reduzir as perdas está entre os maiores desafios do varejo brasileiro. Cerca de 95% dos executivos e gerentes de supermercados afirmam que o desperdício de alimentos é fator de grande atenção em suas operações, segundo pesquisa da Planet Retail em parceria com a Sealed Air, líder global em embalagens e dona da marca Cryovac.

Um grande fator que leva a essas perdas nos supermercados ainda é a questão operacional. Uma pesquisa recente da Associação Brasileira de Prevenção de Perdas (ABRAPPE) mostrou que as principais razões das quebras estão relacionadas a danificações feitas pelos próprios clientes (23%), ao vencimento dos produtos (22%), a deterioração e perecibilidade (7%), a embalagens violadas (5%), dentre outros itens. Na categoria de produtos perecíveis, o vencimento é responsável por 41% do desperdício.

Uma alternativa eficiente para minimizar problemas como estes no setor de proteínas, por exemplo, está no uso de soluções de embalagens mais eficientes, como sistemas a vácuo que já saem dos frigoríficos direto para as prateleiras do varejo. Essas embalagens, chamadas “case ready”, aumentam o tempo de vida útil da carne embalada para até 90 dias, sem comprometer a qualidade do produto. Isto porque os sistemas a vácuo limitam o crescimento de agentes microbiológicos e permitem a maturação natural da carne.

Leonardo Hirschmann, Coordenador de Soluções para o Varejo da Sealed Air para América Latina, explica que, neste caso, o produto já vem porcionado e padronizado, com validade estendida, garantia de origem e otimiza a operação do varejo. “A carne que já chega embalada e pronta para a exposição não necessita de manipulação adicional nas lojas, o que reforça ainda mais a nossa preocupação pela segurança alimentar, redução de perdas e otimização de custos com mão de obra e material de embalagem (isopor e filme), aumentando a competitividade, principalmente no caso das lojas menores, como as de conveniência”, afirma o executivo.

A rede Hirota Food Supermercados é a prova disso. Com 86 lojas na cidade de São Paulo, sendo metade instaladas em condomínios, em espaços de 18m², a empresa tem buscado trazer para seu mix de produtos opções que atendam a demanda por conveniência e segurança alimentar, ao mesmo tempo em que ofereçam qualidade com maior shelf life, apoiando, assim a redução de perdas e favorecendo a sustentabilidade da operação.

“Hoje em dia, com a expansão das lojas menores, principalmente aquelas que estão dentro dos condomínios, as embalagens case ready são fundamentais para possibilitar a oferta de proteínas de qualidade. Sem elas não seria possível comercializar carnes nestas lojas, o desperdício seria altíssimo. São lojas que contam com número reduzido de profissionais para reabastecimento. Por esta razão, buscamos produtos que otimizam mão de obra e espaço, e ainda reduzem os índices de perdas, fator que faz parte da nossa estratégia em busca de operações mais sustentáveis”, explica Hélio Freddi, Diretor de Operações da Rede Hirota Food.

O executivo destaca, também, que o varejo de conveniência tem encontrado um novo perfil de consumidores cada vez mais exigentes. “Percebemos que as novas gerações estão muito bem preparadas para o consumo. A decisão de compra vai além da análise do preço, eles estão atentos à aparência, querem saber procedência, como o produto foi preparado e seu impacto no meio ambiente. Por esta razão, entendemos a necessidade de embalagens eficientes, que tragam transparência e garantam atratividade para atender este novo perfil de consumo e gerar uma ótima experiência, principalmente quando se trata de produtos mais nobres, que exigem uma apresentação diferenciada”, explica Hélio.

Outra categoria que também depende de embalagens seguras e convenientes é o E-commerce. Na rede Hirota, cerca de 15% das vendas hoje são referentes ao varejo eletrônico e há expectativa de crescimento. “Para avançar nesta operação, estruturas favoráveis de proteção para produtos frescos, como carnes, são extremamente necessárias”, afirma Hélio. O executivo da Sealed Air complementa e explica que os benefícios das embalagens “case ready” favorecem a operação de delivery para supermercados, principalmente se estiver em conjunto com soluções eficientes de embalagens secundárias. “O e-commerce de alimentos depende totalmente de correta proteção para garantir uma boa experiência ao consumidor — tanto das embalagens primárias, que auxiliam na redução de desperdício de alimentos; como nos sistemas de proteção secundários para controlar temperatura e proteger os itens contra avarias durante o trajeto”, finaliza.

Sobre a Sealed Air

A Sealed Air existe para proteger, resolver desafios críticos de embalagem e deixar nosso mundo melhor do que o encontramos. Nosso portfólio de soluções inclui embalagens para alimentos da marca CRYOVAC®, embalagem protetora da marca SEALED AIR®, sistemas automatizados da marca AUTOBAG® e embalagem da marca BUBBLE WRAP®. Essas marcas possibilitam coletivamente uma cadeia de suprimento global de alimentos mais eficiente, segura e com menos desperdício. Nossas marcas impulsionam o comércio por meio de soluções de embalagem e automação que levam proteção para o transporte mundial de mercadorias. A experiência da Sealed Air em ciência, engenharia e inovação transforma empresas, indústrias e a vida dos consumidores. A empresa continua a expandir seu portfólio de soluções sustentáveis de próxima geração, incluindo materiais de embalagem, sistemas automatizados e serviços inteligentes para gerar economia e criar valor mensurável de longo prazo. A Sealed Air gerou US $ 4,9 bilhões em vendas em 2020 e tem aproximadamente 16.500 funcionários que atendem clientes em 115 países.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+ECONOMIA ::

Dez 12, 2025 Economia

5 dicas para investir bem com a Selic mantida em 15%

Dez 11, 2025 Economia

Monitoramento independente avança em meio ao salto de…

Dez 10, 2025 Economia

Natal e gestão inteligente: como manter presença, lucro…

Dez 09, 2025 Economia

Isenção do IR acompanhada de tributação de alta renda…

Dez 08, 2025 Economia

As redes sociais estão levando o público ao consumo…

Dez 05, 2025 Economia

O que Nova York pode ensinar sobre o futuro do mercado…

Dez 04, 2025 Economia

Novo sistema tributário expõe fragilidade de sucessões…

Dez 03, 2025 Economia

Pix anuncia recorde histórico de transações na Black…

Dez 02, 2025 Economia

13º salário evidencia a importância de tomar decisões…

Dez 01, 2025 Economia

Varejo acelera neste fim de ano e shoppings projetam…

Nov 28, 2025 Economia

Reforma Tributária: diferenças regionais na…

Nov 27, 2025 Economia

Pix, aproximação, QR Code, biometria e carteiras…

Nov 26, 2025 Economia

Reforma Tributária: diferenças regionais na…

Nov 25, 2025 Economia

Pix, aproximação, QR Code, biometria e carteiras…

Nov 25, 2025 Economia

Investimento dos pecuaristas em genética cresce 11,7%…

Nov 24, 2025 Economia

Um em cada três negócios recorre a crédito para…

Mais ECONOMIA>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version