O olhar do mercado financeiro para a prática de ESG
Pesquisadores da FDC, com o apoio da Ambipar, Banco BV, CESCON Barrieu e Julius Baer Family Office Brasil, desenvolvem trabalho que traz publicações, webinars e cursos on-line sobre o tema
A Fundação Dom Cabral (FDC) realizou o segundo encontro virtual da série "Inovação, o motor do ESG", dia 25 de agosto, para analisar o impacto do ESG no mercado financeiro. O segundo episódio da série contou com a moderação de Carlos Braga, co-editor do projeto, vice-chairman do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) e professor da FDC, e com a participação de Maria Eugênia Buosi, CEO da Resultante ESG, Jan Karsten, CEO da Julius Baer Family Office Brasil, e Carlos Takahashi, vice-presidente da Anbima e chairman da BlackRock Brasil.
"ESG: um olhar do mercado financeiro para a sustentabilidade" é o tema do segundo capítulo do e-book inédito "Inovação o motor ESG", que será disponibilizado gratuitamente pela FDC. Na publicação, especialistas do mercado financeiro compartilham suas experiências e reflexões para este caminho que está diretamente relacionado à capacidade de inovação das instituições financeiras e das empresas e quais os critérios ambientais, sociais e de governança servem de guia em suas jornadas. Com o patrocínio da Ambipar, Banco BV, CESCON Barrieu e Julius Baer Family Office Brasil, a pesquisa resulta ainda em uma série de webinars e um e-book sobre ESG e inovação.
"As instituições financeiras que investem ou financiam atividades que podem não ser viáveis no longo prazo por serem menos resilientes à transição para uma economia de baixo carbono, provavelmente terão retornos mais baixos e riscos mais altos", contextualiza Carlos Braga. "Acreditamos que o mercado financeiro saberá recompensar as empresas que tornarem a gestão de riscos e oportunidades ESG como parte da sua proposta de valor e planejamento de longo prazo com benefícios claros para os seus stakeholders e a sociedade em geral", afirma.
Questões como "Qual a relação do ESG e as Finanças Corporativas?", por Odivan Cargnin, CFO da Irani Papel; "Como ESG está mudando o mercado financeiro?", por Carlos Braga; "Como funciona a gestão do risco ESG no mercado bancário e corporativo?", por Vinicio Stort, também do BDMG; "ESG: E há necessidade de um marco regulatório?", por Leonardo Pereira; "Qual o papel dos family offices na agenda ESG?", por Rogerio Zanin, da Julius Baer Family Office Brasil; "ESG na Estrutura de Capital das Empresas" por Maria Eugênia Buosi, da Resultante ESG, "Títulos Temáticos ESG: mitos e desculpas que atrapalham o crescimento no Brasil" por Marcelo Sarkis do Banco BV; "O setor financeiro precisa ser o motor da transformação para uma economia mais sustentável", por Albano Correa do Banco BV; e o estudo de caso do BDMG sobre "Práticas de ESG com foco nos aspectos financeiros no setor público" são exemplos de reflexões desta etapa do trabalho.
O e-book
O trabalho "Inovação o motor ESG" é coordenado pelo professor da FDC Carlos Arruda e conta com a participação das pesquisadoras Erika Barcellos, Stephania Guimarães, do professor convidado e especialista em ESG da FDC, Carlos Braga, do professor e especialista em governança, Dalton Sardenberg e do professor e diretor do Núcleo de Sustentabilidade, Heiko Spitzeck. Segundo o professor e diretor do Núcleo de Inovação e Empreendedorismo da FDC, Carlos Arruda, "o debate em torno dos temas que incorporam ESG são os motivadores da inovação nas organizações".
Serão seis capítulos que abordarão conceitos técnicos que vão desde como diferenciar o conceito de ESG da sustentabilidade, até à indicação sobre o que o futuro reserva para a prática. O primeiro capítulo foi editado pelo professor da FDC e diretor do Núcleo de sustentabilidade Heiko Spitzeck e aborda "O que é ESG e como se diferencia da sustentabilidade?".
Os próximos lançamentos trarão discussões como "Práticas de inovação ambientais", com edição de Carlos Arruda; "Práticas de inovação em aspectos sociais", por Stephania Guimarães; "Práticas de inovação em aspectos da governança", editado por Dalton Sardenberg; e a reflexão de encerramento sobre como será "O futuro do ESG", onde todos os professores e pesquisadores envolvidos trazem suas análises sobre o tema.
Sobre a Fundação Dom Cabral
A Fundação Dom Cabral é uma escola de negócios brasileira que há 45 anos tem a missão de contribuir para o desenvolvimento sustentável da sociedade por meio da educação, capacitação e desenvolvimento de executivos, empresários e gestores públicos. Em 2020, a instituição ficou em 9º lugar no ranking de educação executiva do jornal britânico Financial Times. Desta forma, consolidou sua posição como a melhor escola de negócios da América Latina e a mais bem colocada do Brasil. Somente em 2020 passaram pela FDC mais de 20 mil profissionais entre executivos, empresários e gestores públicos. No campo social, a FDC conta com iniciativas de desenvolvimento, capacitação e consolidação de projetos, líderes e organizações sociais, contribuindo para o fortalecimento e o alcance dos resultados pretendidos por essas entidades. Dessa forma, em 2020 a escola executiva lançou o FDC - Centro Social Cardeal Dom Serafim, concebido para apoiar jovens em situação de vulnerabilidade social, empreendedores populares, organizações sociais e seus gestores, por meio do desenvolvimento e capacitação.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário